Nome do Projeto
FILOSOFIA E DIÁLOGOS
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
31/07/2025 - 31/07/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
O projeto de extensão "FILOSOFIA E DIÁLOGOS" objetiva estabelecer uma interação significativa entre os alunos do curso de licenciatura em Filosofia EaD e a comunidade geral, especialmente a comunidade escolar local. Com o auxílio e mediação de professores, tutores e o apoio do polo presencial, o projeto promove espaços dialógicos por meio de encontros, palestras e oficinas que discutem temas filosóficos relevantes ao contexto atual, incentivando a reflexão crítica e o pensamento autônomo. Por meio dessas atividades, busca-se a difusão do conhecimento filosófico além dos muros acadêmicos, valorizando o diálogo aberto e plural com a sociedade. Além disso, a interação direta com escolas contribui para a formação cidadã e para a ampliação da consciência crítica dos jovens estudantes, destacando o papel social da filosofia e da universidade. Este projeto também busca cumprir e curricularizar a extensão no curso de licenciatura em Filosofia, conforme estabelecido pela Resolução do COCEPE 29/2018, que dispõe sobre o Regulamento de Ensino de Graduação, e pela Resolução do COCEPE 42/2018, que dispõe sobre a Integralização da Extensão.

Objetivo Geral

Promover a aproximação entre estudantes do curso de licenciatura em Filosofia EaD da UFPel e a comunidade, especialmente a comunidade escolar, visando estimular a reflexão filosófica crítica e o desenvolvimento da autonomia intelectual por meio de atividades dialógicas e educativas.

Justificativa

A necessidade de promover espaços democráticos de diálogo e reflexão filosófica junto à comunidade escolar e à sociedade em geral é essencial para o desenvolvimento de uma consciência crítica e autônoma. O projeto busca atender essa demanda por meio de ações práticas e acessíveis, demonstrando o valor e relevância social da filosofia e ampliando a inserção da universidade em seu contexto social. Além disso, a interação entre futuros professores de filosofia e alunos da educação básica proporciona uma rica troca de experiências e aprendizagens, contribuindo significativamente para a formação docente.

Metodologia

As atividades serão desenvolvidas por meio de:
Oficinas temáticas de filosofia, conduzidas pelos alunos com o apoio de professores e tutores;
Cafés filosóficos que incentivem o debate aberto e plural entre estudantes e comunidade;
Seminários com palestras e mesas-redondas abordando temas filosóficos relevantes e atuais;
Rodas de conversa com enfoque na reflexão crítica e cidadã, especialmente voltadas para escolas e comunidades.
Organização será realizada pelos estudantes.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores:
Número de oficinas, seminários, cafés filosóficos e rodas de conversa realizadas;
Participação quantitativa e qualitativa da comunidade envolvida;
Avaliação positiva da comunidade participante.
Metas:
Realizar ao menos uma atividade mensal (oficina, seminário, café filosófico ou roda de conversa);
Alcançar a participação ativa e regular de alunos e comunidade;
Desenvolver competências filosóficas, pedagógicas e sociais entre os estudantes participantes.
Resultados Esperados:
Fortalecimento dos vínculos entre universidade e comunidade;
Ampliação da capacidade crítica e reflexiva dos participantes;
Formação cidadã e intelectual enriquecida pela filosofia;
Contribuição direta para a formação prática e teórica dos futuros professores de filosofia.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEX DE ABREU CARVALHO
KEBERSON BRESOLIN2
KELIN PALIOSA2

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