Nome do Projeto
Laboratório de Prótese Dentária: ferramenta importante para o atendimento, serviço e ensino de Prótese na FO
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/08/2025 - 01/06/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
A Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas possui no seu espaço físico um laboratório de prótese dentária, no entanto, esse não possui equipamentos nem infraestrutura adequados para a confecção de próteses dentárias aos pacientes atendidos nas clínicas de graduação, pós-graduação e projetos desenvolvidos na instituição. Essa condição estrutural faz com que hoje os pacientes atendidos na Faculdade precisem pagar para laboratórios externos à instituição pelas suas próteses, reduzindo o acesso e a capacidade de atendimentos.
A existência de um laboratório com condições adequadas teria um impacto significativo em várias áreas do saber na Faculdade. Para os pacientes cujos graus de complexidade dos trabalhos sejam condizentes com o conteúdo previsto no PPP da graduação seria possível permitir a gratuidade dos trabalhos protéticos, aumentando consideravelmente os atendimentos feitos pelos alunos e assim seu aprendizado, bem como atendendo integralmente o princípio do SUS da universalização. Já para os pacientes atendidos na pós-graduação, ou oriundos de projetos de pesquisa, cujas complexidades dos casos sejam extremas e assim fugam do conteúdo previso no PPP, seria possível cobrar um valor bem inferior ao privado por essas próteses, permitindo também maior acesso e maior pratica aos pós-graduandos.
Além das vantagens mencionadas ter contato direto com um laboratório de prótese dentária e consequentemente acompanhar as etapas da confecção das próteses auxiliaria diretamente o aprendizado da especialidade aos alunos da graduação e pós-graduação.
Ao trabalhar em conjunto com um laboratório, os alunos têm a oportunidade de:
1. Desenvolver habilidades práticas: Ao criar próteses dentárias, os alunos aprimoram suas habilidades manuais e técnicas.
2. Aplicar conhecimentos teóricos: A prática laboratorial permite que os alunos apliquem os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula.
3. Melhorar a comunicação: A interação com técnicos de laboratório e professores ajuda os alunos a desenvolver habilidades de comunicação eficazes.
4. Aumentar a confiança: A experiência prática aumenta a confiança dos alunos em suas habilidades clínicas.
5. Acompanhar o processo de execução das próteses permite conhecer e compreender todas etapas e desta forma, conhecer e descobrir a origem das possíveis falhas que ocorram durante construção da mesma.
Além disso, o contato com um laboratório de prótese dentária também oferece:
1. Acesso a tecnologia avançada: Os laboratórios geralmente possuem equipamentos modernos, permitindo que os alunos trabalhem com tecnologias de ponta, como por exemplo ferramentas digitais, fresadoras e impressoras 3D.
2. Orientação especializada: Os técnicos de laboratório e professores fornecem orientação especializada, ajudando os alunos a melhorar suas habilidades.
3. Desenvolvimento de habilidades clínicas: A prática laboratorial ajuda os alunos a desenvolver habilidades clínicas essenciais para a profissão.
Por fim, um maior atendimento clínico também possibilita maior interação dos alunos com as pessoas da nossa comunidade, permitindo a formação de um aluno que dialogue com os problemas sociais e desenvolva uma visão mais cidadã.
Assim, esse projeto tem por objetivo, através de várias ações, garantir a gratuidade dos atendimentos aos pacientes da graduação, aprimorar o aprendizado para os alunos da graduação e pós-graduação, permitir maior acesso da população a saúde oral, e prestar serviço de qualidade aos publico externo.
Objetivo Geral
(1) Possibilitar aos alunos, através da maior possibilidade de atendimentos clínicos, uma maior e melhor interação com os membros da sociedade, permitindo aproximação dos alunos aos problemas cotidianos das pessoas e desenvolvendo assim seu lado mais humano e cidadão; (2) possibilitar um maior aprendizado do conteúdo de prótese dentária através da possibilidade de um maior número de atendimentos clínicos bem como o contato com os procedimentos laboratoriais de confecção das próteses; (3) Propiciar maior acesso ao serviço de prótese dentária para a comunidade de Pelotas e região atendendo aos princípios da universalização; (4) prestar serviços técnicos de qualidade aos pacientes atendidos na Faculdade de Odontologia.
Justificativa
1. Universalização do acesso à saúde: A gratuidade aos pacientes, em relação as próteses dentárias, permitirá um acesso de todos a essa possibilidade restauradora.
2. Melhoria da qualidade da formação: A interação prática com laboratórios de prótese dentária pode melhorar significativamente a qualidade da formação dos alunos, preparando-os melhor para o mercado de trabalho.
3. Desenvolvimento de habilidades clínicas: O projeto pode ajudar os alunos a desenvolver habilidades clínicas essenciais, como a criação de próteses dentárias, e melhorar a confiança em suas habilidades.
4. Integração teoria-prática: A parceria com laboratórios de prótese dentária permite que os alunos apliquem conhecimentos teóricos em situações práticas, reforçando a compreensão e a retenção de informações.
5. Preparação para o mercado de trabalho: O projeto pode ajudar a preparar os alunos para as demandas do mercado de trabalho, onde a colaboração com laboratórios de prótese dentária é comum.
2. Melhoria da qualidade da formação: A interação prática com laboratórios de prótese dentária pode melhorar significativamente a qualidade da formação dos alunos, preparando-os melhor para o mercado de trabalho.
3. Desenvolvimento de habilidades clínicas: O projeto pode ajudar os alunos a desenvolver habilidades clínicas essenciais, como a criação de próteses dentárias, e melhorar a confiança em suas habilidades.
4. Integração teoria-prática: A parceria com laboratórios de prótese dentária permite que os alunos apliquem conhecimentos teóricos em situações práticas, reforçando a compreensão e a retenção de informações.
5. Preparação para o mercado de trabalho: O projeto pode ajudar a preparar os alunos para as demandas do mercado de trabalho, onde a colaboração com laboratórios de prótese dentária é comum.
Metodologia
Para atingirmos os resultados esperados pretendemos através desse projeto utilizar as seguintes metodologias:
1. Criação de espaço técnico qualificado, tanto do ponto de vista estrutural como profissional, para confecção de próteses dentárias à População atendida pela Faculdade de Odontologia.
2. Desenvolvimento de projetos práticos: Criar projetos práticos (montagem de dentes, acrilizações, enceramentos, etc...) em que os alunos possam desenvolver em conjunto com o laboratório, aplicando conhecimentos teóricos e desenvolvendo habilidades clínicas.
3. Aulas práticas: Oferecer aulas práticas no laboratório, onde os alunos possam trabalhar em projetos de prótese dentária sob a supervisão de técnicos de laboratório e professores.
4. Mentoria: Estabelecer um programa de mentoria, onde técnicos de laboratório e professores possam orientar os alunos em seus projetos e práticas.
5. Uso de tecnologias: Utilizar tecnologias como software de design de prótese dentária, impressoras 3D e outros equipamentos para desenvolver habilidades clínicas e melhorar a eficiência.
6. Desenvolvimento de protocolos: Desenvolver protocolos e guias para os alunos seguirem durante as práticas e projetos, garantindo a qualidade e segurança.
7. Treinamento de técnicos: Oferecer treinamento para técnicos de laboratório para que possam trabalhar efetivamente com os alunos e fornecer orientação especializada, além de terem ensino continuado.
1. Criação de espaço técnico qualificado, tanto do ponto de vista estrutural como profissional, para confecção de próteses dentárias à População atendida pela Faculdade de Odontologia.
2. Desenvolvimento de projetos práticos: Criar projetos práticos (montagem de dentes, acrilizações, enceramentos, etc...) em que os alunos possam desenvolver em conjunto com o laboratório, aplicando conhecimentos teóricos e desenvolvendo habilidades clínicas.
3. Aulas práticas: Oferecer aulas práticas no laboratório, onde os alunos possam trabalhar em projetos de prótese dentária sob a supervisão de técnicos de laboratório e professores.
4. Mentoria: Estabelecer um programa de mentoria, onde técnicos de laboratório e professores possam orientar os alunos em seus projetos e práticas.
5. Uso de tecnologias: Utilizar tecnologias como software de design de prótese dentária, impressoras 3D e outros equipamentos para desenvolver habilidades clínicas e melhorar a eficiência.
6. Desenvolvimento de protocolos: Desenvolver protocolos e guias para os alunos seguirem durante as práticas e projetos, garantindo a qualidade e segurança.
7. Treinamento de técnicos: Oferecer treinamento para técnicos de laboratório para que possam trabalhar efetivamente com os alunos e fornecer orientação especializada, além de terem ensino continuado.
Indicadores, Metas e Resultados
Indicadores:
1. Número de pacientes reabilitados gratuitamente pela Faculdade de Odontologia.
2. Número de alunos envolvidos: Quantidade de alunos que participam do projeto.
3. Satisfação dos alunos e pacientes: Nível de satisfação dos alunos e pacientes com o projeto, medido por meio de questionários ou avaliações.
4. Desenvolvimento de habilidades: Avaliação do desenvolvimento de habilidades clínicas e práticas dos alunos.
5. Qualidade dos trabalhos: Avaliação da qualidade dos trabalhos e projetos desenvolvidos pelos alunos.
6. Inovação e criatividade: Avaliação da utilização das ferramentas de inovaçãousadas nos projetos desenvolvidos pelos alunos.
Metas:
1. Permitir a gratuidade do atendimentos de prótese dentária para 100% dos pacientes atendidos na Faculdade de Odontologia.
2. Aumentar a participação dos alunos: Aumentar o interesse dos alunos quanto aos procedimentos laboratoriais, até que 100% dos alunos participem da confecção laboratoriais das próteses confeccionadas por eles durante a graduação.
3. Melhorar a satisfação dos alunos: Atingir uma taxa de satisfação dos alunos de 90% ou mais em realizar procedimentos laboratoriais.
4. Desenvolver habilidades clínicas: Desenvolver habilidades clínicas em 80% dos alunos participantes.
5. Melhorar a qualidade dos trabalhos: Aumentar a qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos em.
6. Fomentar a inovação: Permitir que pelo menos 50% dos alunos consigam utilizar alguma ferramenta digital (fresadora, impressora 3D, Software de desenho, etc) durante sua formação acadêmica.
Metas de longo prazo:
1. Virar laboratório de referência regional quanto a qualidade dos trabalhos realizados;
2. Inserção no mercado de trabalho: Aumentar a taxa de empregabilidade dos alunos participantes do projeto.
3. Desenvolvimento de produtos, técnicas e serviços: Desenvolver produtos e serviços inovadores em parceria com o laboratórios de prótese dentária.
4. Reconhecimento acadêmico: Obter reconhecimento acadêmico e científico para o projeto.
Resultados:
1. Desenvolvimento de habilidades clínicas: Alunos desenvolvem habilidades clínicas e práticas em prótese dentária.
2. Aumento da confiança: Alunos aumentam sua confiança em realizar procedimentos de prótese dentária.
3. Melhoria da qualidade dos trabalhos: Alunos produzem trabalhos de maior qualidade e precisão.
4. Aumento da empregabilidade: Alunos participantes do projeto têm mais chances de serem contratados por laboratórios de prótese dentária.
5. Inovação e criatividade: Desenvolvimento de soluções inovadoras e criativas para problemas de prótese dentária.
Resultados a longo prazo:
1. Melhoria da qualidade da formação: A formação dos alunos é aprimorada, resultando em profissionais mais qualificados.
2. Reconhecimento acadêmico e científico: A Faculdade ser reconhecido como uma referência em formação em prótese dentária.
1. Número de pacientes reabilitados gratuitamente pela Faculdade de Odontologia.
2. Número de alunos envolvidos: Quantidade de alunos que participam do projeto.
3. Satisfação dos alunos e pacientes: Nível de satisfação dos alunos e pacientes com o projeto, medido por meio de questionários ou avaliações.
4. Desenvolvimento de habilidades: Avaliação do desenvolvimento de habilidades clínicas e práticas dos alunos.
5. Qualidade dos trabalhos: Avaliação da qualidade dos trabalhos e projetos desenvolvidos pelos alunos.
6. Inovação e criatividade: Avaliação da utilização das ferramentas de inovaçãousadas nos projetos desenvolvidos pelos alunos.
Metas:
1. Permitir a gratuidade do atendimentos de prótese dentária para 100% dos pacientes atendidos na Faculdade de Odontologia.
2. Aumentar a participação dos alunos: Aumentar o interesse dos alunos quanto aos procedimentos laboratoriais, até que 100% dos alunos participem da confecção laboratoriais das próteses confeccionadas por eles durante a graduação.
3. Melhorar a satisfação dos alunos: Atingir uma taxa de satisfação dos alunos de 90% ou mais em realizar procedimentos laboratoriais.
4. Desenvolver habilidades clínicas: Desenvolver habilidades clínicas em 80% dos alunos participantes.
5. Melhorar a qualidade dos trabalhos: Aumentar a qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos em.
6. Fomentar a inovação: Permitir que pelo menos 50% dos alunos consigam utilizar alguma ferramenta digital (fresadora, impressora 3D, Software de desenho, etc) durante sua formação acadêmica.
Metas de longo prazo:
1. Virar laboratório de referência regional quanto a qualidade dos trabalhos realizados;
2. Inserção no mercado de trabalho: Aumentar a taxa de empregabilidade dos alunos participantes do projeto.
3. Desenvolvimento de produtos, técnicas e serviços: Desenvolver produtos e serviços inovadores em parceria com o laboratórios de prótese dentária.
4. Reconhecimento acadêmico: Obter reconhecimento acadêmico e científico para o projeto.
Resultados:
1. Desenvolvimento de habilidades clínicas: Alunos desenvolvem habilidades clínicas e práticas em prótese dentária.
2. Aumento da confiança: Alunos aumentam sua confiança em realizar procedimentos de prótese dentária.
3. Melhoria da qualidade dos trabalhos: Alunos produzem trabalhos de maior qualidade e precisão.
4. Aumento da empregabilidade: Alunos participantes do projeto têm mais chances de serem contratados por laboratórios de prótese dentária.
5. Inovação e criatividade: Desenvolvimento de soluções inovadoras e criativas para problemas de prótese dentária.
Resultados a longo prazo:
1. Melhoria da qualidade da formação: A formação dos alunos é aprimorada, resultando em profissionais mais qualificados.
2. Reconhecimento acadêmico e científico: A Faculdade ser reconhecido como uma referência em formação em prótese dentária.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALICE EBERSOL AVILA | |||
ANNA PAULA DA ROSA POSSEBON | 2 | ||
CESAR DALMOLIN BERGOLI | 5 | ||
GUILHERME BRIAO CAMACHO | 2 | ||
NOELI BOSCATO | 2 | ||
PEDRO PAULO DE ALMEIDA DANTAS | |||
RENATO FABRICIO DE ANDRADE WALDEMARIN | 2 | ||
SILVANA PEREIRA DE SOUZA | 4 |
Fontes Financiadoras
Sigla / Nome | Valor | Administrador |
---|---|---|
Emenda Parlamentar / Emenda Parlamentar | R$ 600.000,00 | Fundação Delfim Mendes da Silveira |
Plano de Aplicação de Despesas
Descrição | Valor |
---|---|
449052 - Equipamentos e Material Permanente | R$ 130.000,00 |
449051 - Obras e Instalações | R$ 70.000,00 |
339039 - Outros Serviços de Terceiro - Pessoa Jurídica | R$ 400.000,00 |