Nome do Projeto
Laboratório de Prótese Dentária: ferramenta importante para o atendimento, serviço e ensino de Prótese na FO
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/08/2025 - 01/06/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
A Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas possui no seu espaço físico um laboratório de prótese dentária, no entanto, esse não possui equipamentos nem infraestrutura adequados para a confecção de próteses dentárias aos pacientes atendidos nas clínicas de graduação, pós-graduação e projetos desenvolvidos na instituição. Essa condição estrutural faz com que hoje os pacientes atendidos na Faculdade precisem pagar para laboratórios externos à instituição pelas suas próteses, reduzindo o acesso e a capacidade de atendimentos. A existência de um laboratório com condições adequadas teria um impacto significativo em várias áreas do saber na Faculdade. Para os pacientes cujos graus de complexidade dos trabalhos sejam condizentes com o conteúdo previsto no PPP da graduação seria possível permitir a gratuidade dos trabalhos protéticos, aumentando consideravelmente os atendimentos feitos pelos alunos e assim seu aprendizado, bem como atendendo integralmente o princípio do SUS da universalização. Já para os pacientes atendidos na pós-graduação, ou oriundos de projetos de pesquisa, cujas complexidades dos casos sejam extremas e assim fugam do conteúdo previso no PPP, seria possível cobrar um valor bem inferior ao privado por essas próteses, permitindo também maior acesso e maior pratica aos pós-graduandos. Além das vantagens mencionadas ter contato direto com um laboratório de prótese dentária e consequentemente acompanhar as etapas da confecção das próteses auxiliaria diretamente o aprendizado da especialidade aos alunos da graduação e pós-graduação. Ao trabalhar em conjunto com um laboratório, os alunos têm a oportunidade de: 1. Desenvolver habilidades práticas: Ao criar próteses dentárias, os alunos aprimoram suas habilidades manuais e técnicas. 2. Aplicar conhecimentos teóricos: A prática laboratorial permite que os alunos apliquem os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula. 3. Melhorar a comunicação: A interação com técnicos de laboratório e professores ajuda os alunos a desenvolver habilidades de comunicação eficazes. 4. Aumentar a confiança: A experiência prática aumenta a confiança dos alunos em suas habilidades clínicas. 5. Acompanhar o processo de execução das próteses permite conhecer e compreender todas etapas e desta forma, conhecer e descobrir a origem das possíveis falhas que ocorram durante construção da mesma. Além disso, o contato com um laboratório de prótese dentária também oferece: 1. Acesso a tecnologia avançada: Os laboratórios geralmente possuem equipamentos modernos, permitindo que os alunos trabalhem com tecnologias de ponta, como por exemplo ferramentas digitais, fresadoras e impressoras 3D. 2. Orientação especializada: Os técnicos de laboratório e professores fornecem orientação especializada, ajudando os alunos a melhorar suas habilidades. 3. Desenvolvimento de habilidades clínicas: A prática laboratorial ajuda os alunos a desenvolver habilidades clínicas essenciais para a profissão. Por fim, um maior atendimento clínico também possibilita maior interação dos alunos com as pessoas da nossa comunidade, permitindo a formação de um aluno que dialogue com os problemas sociais e desenvolva uma visão mais cidadã. Assim, esse projeto tem por objetivo, através de várias ações, garantir a gratuidade dos atendimentos aos pacientes da graduação, aprimorar o aprendizado para os alunos da graduação e pós-graduação, permitir maior acesso da população a saúde oral, e prestar serviço de qualidade aos publico externo.

Objetivo Geral

(1) Possibilitar aos alunos, através da maior possibilidade de atendimentos clínicos, uma maior e melhor interação com os membros da sociedade, permitindo aproximação dos alunos aos problemas cotidianos das pessoas e desenvolvendo assim seu lado mais humano e cidadão; (2) possibilitar um maior aprendizado do conteúdo de prótese dentária através da possibilidade de um maior número de atendimentos clínicos bem como o contato com os procedimentos laboratoriais de confecção das próteses; (3) Propiciar maior acesso ao serviço de prótese dentária para a comunidade de Pelotas e região atendendo aos princípios da universalização; (4) prestar serviços técnicos de qualidade aos pacientes atendidos na Faculdade de Odontologia.

Justificativa

1. Universalização do acesso à saúde: A gratuidade aos pacientes, em relação as próteses dentárias, permitirá um acesso de todos a essa possibilidade restauradora.

2. Melhoria da qualidade da formação: A interação prática com laboratórios de prótese dentária pode melhorar significativamente a qualidade da formação dos alunos, preparando-os melhor para o mercado de trabalho.

3. Desenvolvimento de habilidades clínicas: O projeto pode ajudar os alunos a desenvolver habilidades clínicas essenciais, como a criação de próteses dentárias, e melhorar a confiança em suas habilidades.

4. Integração teoria-prática: A parceria com laboratórios de prótese dentária permite que os alunos apliquem conhecimentos teóricos em situações práticas, reforçando a compreensão e a retenção de informações.

5. Preparação para o mercado de trabalho: O projeto pode ajudar a preparar os alunos para as demandas do mercado de trabalho, onde a colaboração com laboratórios de prótese dentária é comum.

Metodologia

Para atingirmos os resultados esperados pretendemos através desse projeto utilizar as seguintes metodologias:

1. Criação de espaço técnico qualificado, tanto do ponto de vista estrutural como profissional, para confecção de próteses dentárias à População atendida pela Faculdade de Odontologia.

2. Desenvolvimento de projetos práticos: Criar projetos práticos (montagem de dentes, acrilizações, enceramentos, etc...) em que os alunos possam desenvolver em conjunto com o laboratório, aplicando conhecimentos teóricos e desenvolvendo habilidades clínicas.

3. Aulas práticas: Oferecer aulas práticas no laboratório, onde os alunos possam trabalhar em projetos de prótese dentária sob a supervisão de técnicos de laboratório e professores.

4. Mentoria: Estabelecer um programa de mentoria, onde técnicos de laboratório e professores possam orientar os alunos em seus projetos e práticas.

5. Uso de tecnologias: Utilizar tecnologias como software de design de prótese dentária, impressoras 3D e outros equipamentos para desenvolver habilidades clínicas e melhorar a eficiência.

6. Desenvolvimento de protocolos: Desenvolver protocolos e guias para os alunos seguirem durante as práticas e projetos, garantindo a qualidade e segurança.

7. Treinamento de técnicos: Oferecer treinamento para técnicos de laboratório para que possam trabalhar efetivamente com os alunos e fornecer orientação especializada, além de terem ensino continuado.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores:
1. Número de pacientes reabilitados gratuitamente pela Faculdade de Odontologia.
2. Número de alunos envolvidos: Quantidade de alunos que participam do projeto.
3. Satisfação dos alunos e pacientes: Nível de satisfação dos alunos e pacientes com o projeto, medido por meio de questionários ou avaliações.
4. Desenvolvimento de habilidades: Avaliação do desenvolvimento de habilidades clínicas e práticas dos alunos.
5. Qualidade dos trabalhos: Avaliação da qualidade dos trabalhos e projetos desenvolvidos pelos alunos.
6. Inovação e criatividade: Avaliação da utilização das ferramentas de inovaçãousadas nos projetos desenvolvidos pelos alunos.

Metas:

1. Permitir a gratuidade do atendimentos de prótese dentária para 100% dos pacientes atendidos na Faculdade de Odontologia.
2. Aumentar a participação dos alunos: Aumentar o interesse dos alunos quanto aos procedimentos laboratoriais, até que 100% dos alunos participem da confecção laboratoriais das próteses confeccionadas por eles durante a graduação.
3. Melhorar a satisfação dos alunos: Atingir uma taxa de satisfação dos alunos de 90% ou mais em realizar procedimentos laboratoriais.
4. Desenvolver habilidades clínicas: Desenvolver habilidades clínicas em 80% dos alunos participantes.
5. Melhorar a qualidade dos trabalhos: Aumentar a qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos em.
6. Fomentar a inovação: Permitir que pelo menos 50% dos alunos consigam utilizar alguma ferramenta digital (fresadora, impressora 3D, Software de desenho, etc) durante sua formação acadêmica.

Metas de longo prazo:

1. Virar laboratório de referência regional quanto a qualidade dos trabalhos realizados;
2. Inserção no mercado de trabalho: Aumentar a taxa de empregabilidade dos alunos participantes do projeto.
3. Desenvolvimento de produtos, técnicas e serviços: Desenvolver produtos e serviços inovadores em parceria com o laboratórios de prótese dentária.
4. Reconhecimento acadêmico: Obter reconhecimento acadêmico e científico para o projeto.

Resultados:

1. Desenvolvimento de habilidades clínicas: Alunos desenvolvem habilidades clínicas e práticas em prótese dentária.
2. Aumento da confiança: Alunos aumentam sua confiança em realizar procedimentos de prótese dentária.
3. Melhoria da qualidade dos trabalhos: Alunos produzem trabalhos de maior qualidade e precisão.
4. Aumento da empregabilidade: Alunos participantes do projeto têm mais chances de serem contratados por laboratórios de prótese dentária.
5. Inovação e criatividade: Desenvolvimento de soluções inovadoras e criativas para problemas de prótese dentária.

Resultados a longo prazo:

1. Melhoria da qualidade da formação: A formação dos alunos é aprimorada, resultando em profissionais mais qualificados.
2. Reconhecimento acadêmico e científico: A Faculdade ser reconhecido como uma referência em formação em prótese dentária.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALICE EBERSOL AVILA
ANNA PAULA DA ROSA POSSEBON2
CESAR DALMOLIN BERGOLI5
GUILHERME BRIAO CAMACHO2
NOELI BOSCATO2
PEDRO PAULO DE ALMEIDA DANTAS
RENATO FABRICIO DE ANDRADE WALDEMARIN2
SILVANA PEREIRA DE SOUZA4

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
Emenda Parlamentar / Emenda ParlamentarR$ 600.000,00Fundação Delfim Mendes da Silveira

Plano de Aplicação de Despesas

DescriçãoValor
449052 - Equipamentos e Material PermanenteR$ 130.000,00
449051 - Obras e InstalaçõesR$ 70.000,00
339039 - Outros Serviços de Terceiro - Pessoa JurídicaR$ 400.000,00

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