Nome do Projeto
GEPClin
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
29/05/2025 - 29/05/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
A patologia clínica veterinária é uma disciplina da grade curricular do curso de Medicina Veterinária que com frequência representa um desafio tanto para o docente como para a discente da disciplina, visto o grau de dificuldade apresentado no conteúdo. Nesse sentido vale destacar que os alunos são frequentemente estimulados para aguçar a sua capacidade interpretativa frente aos principais métodos de diagnóstico utilizados na rotina laboratorial na clínica de pequenos animais. Ainda destaca-se que o conteúdo abordado servirá para a melhor compreensão de disciplinas como clínica médica e cirúrgica de pequenos animais, áreas essas que inserem uma alta ´porcentagem de profissionais da área. Dessa forma o grupo de estudo proposto visa reunir discentes a docentes de interesse no aprendizado na área em reuniões presenciais no sentido da busca de conhecimentos relacionados a área e claro estabelecer uma troca de conhecimentos em que vai agregar na formação tanto para o aluno como para os professores envolvidos.

Objetivo Geral

O projeto tem como objetivo geral de reunir alunos e professores que tenham interesse no aprendizado na área de meios auxiliares de diagnóstico, focando nos exames laboratoriais utilizados na rotina da clínica veterinária de pequenos animais. Aguçando ainda mais o interesse aos docentes e discentes envolvidos assim como estimulando novos alunos para conhecer a área de Patologia Clínica.

Justificativa

O projeto é justificável de forma que a disciplina de Patologia Clínica é base para as demais disciplinas que inserem uma grande parcela de médicos veterinários, como a clínica médica e cirúrgica de pequenos animais. Ressaltando que com cada vez maior frequência área foco de estudo tem se tornado um mercado atraente para médicos veterinários especializados. Vale destacar que no período de graduação no término da disciplina se observa com uma expressiva parcela de alunos que buscam o maior conhecimento da área, gerando uma demanda intensa de solicitação de estágios na área. E ainda deve-se considerar que existe uma frequência considerável de alunos que tem um maior entendimento da importância da disciplina em semestres posteriores, demonstrando assim interesse em solidificar conhecimentos. Assim se justifica a formação de um grupo de estudos que com certeza vai contribuir com a formação não só dos discentes, mas com os professores envolvidos, visto o entendimento que a troca de saberes em um cenário de trocas dinâmicas favorece de forma positiva o aprendizado.

Metodologia

Para atender os objetivos e propostas do presente projeto, a metodologia proposta incluirá reuniões semanais com os alunos que tenham interesse no aprendizagem da área e docentes envolvidos no projeto. Para que o conhecimento seja disponibilizado de forma dinâmica, está previsto que os alunos e docentes serão incentivados a participar de forma ativa nas reuniões, a s quais terão temas de interesse para área previamente discutidos a fim de elencar os assuntos de interesse para semana. As reuniões serão presenciais no LPCVet, cenário esse propicio tanto para o trabalho de atividades de forma teórico-prática, como prática, como o estudo de lâminas citológicas e demais conteúdos previstos. No momento de preparação das atividades semanais também o aluno será estimulado a apresentar um tema de seu interesse, a fim de proporcionar o desenvolvimento não só na temática mas na sua postura e desenvoltura nas apresentações. Ainda está previsto como atividades, estimular o aluno a escrever e submeter trabalhos da área em eventos de interesse.

Indicadores, Metas e Resultados

Conforme a proposta e metodologia estabelecida, espera-se que todos os envolvidos no projeto adquiram conhecimentos adicionais daqueles obtidos na disciplina oferecida na graduação. Espera-se ainda que o aluno se sinta mais seguro nos conteúdos e estimulado a dar continuidade de estudos a área. Também espera-se que o aluno se sinta mais seguro em situações desafiadoras relacionadas ao curso, como apresentação de trabalhos e na escrita técnica.

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