Nome do Projeto
Avaliação do reposicionamento de fármacos anticoccídeos em Trichomonas gallinae
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/06/2025 - 01/06/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Resumo
Trichomonas gallinae, é um protozoário flagelado que afeta aves tem o pombo doméstico (Columba livia) como o hospedeiro primário e o principal disseminador desta doença. A problemática desta parasitose é por conta do surgimento de lesões orofaríngeas que comprometem a alimentação e a respiração, em casos mais graves, podendo levar à morte dos animais. O tratamento convencional utiliza fármacos do grupo dos 5-nitroimidazóis, como o metronidazol, que, apesar de eficazes, os medicamentos apresentam problemas como resistência parasitária e efeitos colaterais significativos, incluindo náuseas e perda de peso. Diante dessas limitações, o reposicionamento de fármacos se apresenta como uma alternativa promissora para o combate à tricomonose aviária. Essa prática visa acelerar o desenvolvimento de medicamentos ao reutilizar fármacos já existentes para tratar outras doenças. Com isso, as vantagens incluem a redução significativa do tempo e dos custos envolvidos na pesquisa e desenvolvimento de novos fármacos. Os fármacos anticoccídeos surgem como uma alternativa promissora para o reposicionamento, por dois motivos, são normalmente utilizados em aves o que demonstra certa segurança no tratamento destes animais e são obrigatoriamente antiprotozoários, podendos atuar de forma similar em Trichomonas gallinae. Dito isto, o projeto irá avaliar diversos medicamentos obtidos comercialmente, posteriormente iremos realizar o chamado screening, ou seja, iremos analisar quais medicamentos apresentam atividade tricomonicida (neutralizando os parasitos). Consequentemente, iremos avaliar a atividade desde medicamentos segundo a metodologia de (Sena-Lopes et al., 2017) no qual o parasito irá ser acondicionados com diversas concentrações dos medicamentos além dos controles positivo e negativo por até 96h para avaliar a potencial atividade tricomonicida. Posterior ao teste in vitro, faremos as análises estatísticas adequadas para entender em qual concentração teremos a melhor atividade.

Objetivo Geral

Avaliar a eficácia do reposicionamento de compostos anticoccidiános em isolados de Trichomonas gallinae.

Justificativa

Tendo em vista as falhas medicamentosas durante o tratamento (Baccega et al., 2019), além dos casos de resistência ao tratamento convencional (Cai et al.,2024), o reposicionamento de fármacos torna-se uma alternativa relevante para o combate da tricomonose aviária.

Metodologia

Para avaliação da atividade tricomonicida os medicamentos serão adquiridos de forma comercial. Posteriormente, foi realizado o screening no qual, os medicamentos foram diluídos com o auxílio de DMSO (Dimetilsulfóxido) a partir da dose terapêutica indicada na embalagem.
A metodologia será realizada de acordo com Sena-Lopes e colaboradores, parar realização do teste, em cada poço foi adicionado 150μl de cultura com densidade 2x106 trofozoítos/mL em meio TYM e 50μl de solução contendo o tratamento com meio TYM. Essas placas foram incubadas a 37ºC em 5% CO2, por 24 horas.
Após este período, as placas foram removidas da estufa e foi pego uma pequena alíquota e homogeneizada ao corante azul de tripano 0,4%, tendo uma concentração de (1:1, v/v). Posteriormente será realizada uma análise em câmara de Neubauer e microscópio óptico tendo como parâmetros a morfologia, motilidade e viabilidade dos trofozoítos.
Os controles que utilizados para cada ensaio serão, o controle nefativo (contendo apenas os trofozoítos e meio TYM, o controle de diluente, utilizando o DMSO a 0,6% e por fim, o controle positivo, no qual será utilizado o MTZ na concentração padrão de 25 μg/ml.
Após as leituras serão estipuladas as CIM (concentração inibitória mínima), já o IC50 será estabelecido por meio de análises estatísticas.
Posterior aos testes já citados, será realizado a curva de crescimento cinético, na qual terá a CIM como concentração norteadora, neste teste será utilizado 03 concentrações (uma abaixo, a CIM e uma acima), tendo como objetivo, uma maior precisão no ensaio in vitro, nesta etapa, as leituras serão realizadas nos seguintes períodos: 1h, 6h, 12h, 24h, 36h, 48h, 72h e 96h.
Os parâmetros para a metodologia serão todos padronizados para ter a menor taxa de erro possível, no qual o meio TYM terá o pH em 7.2, já as placas serão incubadas a 37º C, com 5% de CO2, de acordo com o protocolo estabelecido por Sena-lopes et al., 2017).

Indicadores, Metas e Resultados

A meta é selecionar pelo menos cinco fármacos com potencial mecanismo de ação contra protozoários e obter eficácia maior que 90% dos fármacos testados em pelo menos três concentrações diferentes. Também obter resultados consistentes para gerar pelo menos 1 manuscrito ou resumo ao final da avaliação in vitro e a divulgação científica dos achados preliminares com possibilidade de expansão para modelos in vivo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AIRAN DE QUEVEDO FERNANDES
CAMILA BELMONTE OLIVEIRA3
Filipe Obelar Martins
JULIA VICTORIA SANTOS DE SOUZA
RONYSSA DOS SANTOS RIBEIRO
YAN WAHAST ISLABÃO

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
PROAP/CAPES / Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível SuperiorR$ 3.000,00Coordenador

Plano de Aplicação de Despesas

DescriçãoValor
339030 - Material de ConsumoR$ 3.000,00

Página gerada em 12/05/2025 02:18:44 (consulta levou 0.114247s)