Nome do Projeto
Criação de material didático para a disciplina de Patologia Geral
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
28/04/2025 - 19/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O ensino tradicional de Patologia é uma tarefa desafiadora. Por ser um tópico abrangentes os conteúdos, de modo geral, necessitam de uma bagagem prévia de biologia celular, molecular, fisiologia e microbiologia para uma boa compreensão dos temas abordados. E também porque o grande número de conceitos relacionados à área muitas vezes dificulta o entendimento por parte dos alunos, que acabam se preocupando em decorar termos ao invés de compreender, raciocinar e relacionar o estudo com a prática da nutrição. Somam-se aos fatores acima as dificuldades inerentes ao processo de ensino-aprendizagem, como criar estratégias para despertar o interesse do aluno, fazê-lo entender processos que envolvem conceitos abstratos e descobrir formas de ajudá-lo a perceber as relações existentes entre os conhecimentos científicos e o cotidiano, como por exemplo, criar pensamento baseado em evidências científicas para não ser levado por notícias falsas ou tendenciosas das mídias sociais.Sabendo-se que o ensinar e o aprender no cenário atual requerem que o fazer pedagógico seja repensado e que as maneiras de enfrentar estes novos desafios de forma corresponsável são paradigmas essenciais para a renovação do processo de ensino e aprendizagem, temos o surgimento de novas estratégias educacionais que precisam estar em constante discussão. Assim, o objetivo deste projeto é o desenvolvimento de material de apoio ao ensino de Patologia Geral.

Objetivo Geral

Objetivo geral:
Desenvolvimento de material de apoio ao ensino de Patologia Geral.

Especifico:
Desenvolvimento de fluxograma de estudo
Desenvolvimento de material visual
Atualiação de conteúdos didáticos para ser inserido no e-aula

Justificativa

O ensino tradicional de Patologia é uma tarefa desafiadora. Por ser um tópico abrangentes os conteúdos, de modo geral, necessitam de uma bagagem prévia de biologia celular, molecular, fisiologia e microbiologia para uma boa compreensão dos temas abordados. E também porque o grande número de conceitos relacionados à área muitas vezes dificulta o entendimento por parte dos alunos, que acabam se preocupando em decorar termos ao invés de compreender, raciocinar e relacionar o estudo com a prática da nutrição. Somam-se aos fatores acima as dificuldades inerentes ao processo de ensino-aprendizagem, como criar estratégias para despertar o interesse do aluno, fazê-lo entender processos que envolvem conceitos abstratos e descobrir formas de ajudá-lo a perceber as relações existentes entre os conhecimentos científicos e o cotidiano, como por exemplo, criar pensamento baseado em evidências científicas para não ser levado por notícias falsas
ou tendenciosas das mídias sociais.Sabendo-se que o ensinar e o aprender no cenário atual requerem que o fazer pedagógico seja repensado e que as maneiras de enfrentar estes novos desafios de forma
corresponsável são paradigmas essenciais para a renovação do processo de ensino e aprendizagem, temos o surgimento de novas estratégias educacionais que precisam estar em constante discussão.

Metodologia

Ao longo do projeto serão desenvolvimento fluxograma de conteúdo para os tópicos abordados na disciplina. Estes fluxogramas irão ajudar os discentes a navegar os conteúdos e suas inter-relações.
EM um segundo momento serão desenvolvidos materiais didáticos visuais, como esquema e figuras ilustrativas de processos de interesse para cada tópico. Estes serão associados aos fluxogramas para reforças os tópicos de importância. No terceiro momento estes conteúdos serão vinculados aos material já existentes no e-aula como slides, video aulas e questionários.
Serão abordados os seguintes tópicos:
Necrose
Apoptose
Adpatações celulares
Senescência
Reparo tecidual
Calcificação patológica
Neoplasias
Resposta inflamatória
Disturbios da circulação
Técnicas diagnósticas
Doenças infeciosas

Indicadores, Metas e Resultados

A meta é a geração de conteúdo didático para ser incorporado no sistema e-aula da disciplina de Patologia Geral.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDREA GOIA ALSINO NOGUEIRA
AUGUSTO SCHNEIDER2

Página gerada em 16/06/2025 00:26:36 (consulta levou 0.095645s)