Nome do Projeto
InovaCoR/MEC - Projeto de Pesquisa e Inovação em Conservação-Restauração - Ação Ministério da Educação
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
15/05/2025 - 14/05/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
Projeto de pesquisa aplicada abrangendo caracterizações químicas e físicas dos materiais constituintes, materiais e técnicas de produção artística, desenvolvimento de novos materiais de consolidação e adesivos, para a restauração da pintura mural intitulada “Educação”, de Gilda Reis, localizada no 9º andar do Ministério da Educação, em Brasília.
Objetivo Geral
Desenvolver pesquisa aplicada, abrangendo caracterizações químicas e físicas dos materiais constituintes, técnicas de produção artística da obra, documentação científica por imagem, bem como desenvolvimento de novos materiais e procedimentos de conservação-restauração, a fim de realizar conservação-restauração do painel “Educação”, de Gilda Reis, localizada no 9º andar do Ministério da Educação, em Brasília.
Justificativa
O projeto Laboratório de Pesquisas e Inovação em Conservação-Restauração - Ministério da Educação - LaPICoR-MEC representará uma iniciativa importante para a preservação do patrimônio cultural brasileiro, por meio do desenvolvimento de estudos de materiais e técnicas para a conservação-restauração do painel “Educação”, obra de Gilda Reis, localizado no 9º andar do edifício do Ministério da Educação em Brasília, Distrito Federal.
A parceria entre a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e o Ministério da Educação propiciará a valorização da arte e da cultura como elementos centrais da identidade nacional, ao mesmo tempo que reforçará o compromisso das instituições com a preservação de bens culturais móveis. Este projeto estará vinculado ao Programa Multiações para o Patrimônio Cultural, do Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFPel, cuja equipe reúne expertise técnica e científica na área, e ao Grupo de Pesquisa CNPQ Preservação do Patrimônio Cultural, linha de pesquisa Conservação-restauração de Bens Culturais Móveis.
O grupo de professores e técnicos do curso de Conservação e Restauração da UFPel possui um histórico de sucesso em projetos de grande envergadura, como é o caso do Projeto Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Pinturas - Lacorpi, coordenado pela Profa. Dra. Andréa Bachettini, docente que possui larga experiência em pintura mural, que realizou pesquisa e restauração de importantes acervos de Pelotas/RS, como por exemplo, as pinturas dos passos da via sacra da Catedral de Pelotas; obras e acervos sob a responsabilidade da Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul - SEDAC, como a tela “Fuga de Anita” e a pintura de grandes dimensões “Alegoria, sentido e espírito da Revolução Farroupilha”; o conjunto de pinturas de cavalete do Palácio Piratini/RS; e a recente recuperação das 20 obras do Palácio do Planalto vandalizadas em 8 de janeiro de 2023.
O Lacorpi e também o Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Papel - LaPel estão desenvolvendo a conservação-restauração de parte do acervo de pinturas e de obras em suporte papel do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli - MARGS, atingidos pelas graves inundações ocorridas em maio de 2024 no Rio Grande do Sul. Além disso, o LaPel desenvolve atualmente o Projeto de Conservação e Restauração do Acervo de Plantas Arquitetônicas do Palácio Piratini. Do mesmo modo, o Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Madeira já recuperou vários acervos do RS, como por exemplo o conjunto de esculturas missioneiras do Museu Antropológico Diretor Pestana/RS e o conjunto de obras sacras da Matriz de São José do Norte/RS. O histórico de projetos de pesquisa e recuperação de acervos como os citados acima, demonstram a capacidade da equipe do Curso de Conservação e Restauração da UFPel em lidar com diferentes tipos de materiais e desafios, atuando na extensão, na pesquisa e no ensino.
Todas as atividades desenvolvidas pelos membros da equipe são pautadas pelo método científico, consolidando a investigação e a pesquisa como pilares nos processos de restauração dos projetos mencionados. A expertise técnica e o compromisso com a excelência da equipe são evidenciados pela aprovação, em 2024, do projeto intitulado "The use of synchrotron light in the characterization of microsamples from Emiliano Di Cavalcanti's artwork 'As Mulatas', vandalized during the invasion of Brazil's National Congress, the Planalto Presidential Palace, and the Supreme Court on January 8, 2023". Projeto conduzido no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), instituição de referência internacional em caracterização de materiais.
Partindo dessa perspectiva, além do benefício direto de preservar uma obra de significativo valor histórico e artístico, o presente projeto também se configurará como um espaço de formação qualificada para os estudantes da UFPel. Por meio de sua participação direta ou indireta nos trabalhos de pesquisa e de extensão, os alunos terão a oportunidade de vivenciar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, desenvolvendo competências científicas, técnicas e éticas essenciais para sua futura atuação profissional.
De outra parte, destaca-se que a realização de pesquisas científicas sobre a obra a ser restaurada permitirá aprofundar o conhecimento sobre os materiais, técnicas e processos de deterioração, a busca de novos materiais consolidantes e adesivos de pinturas murais, além de gerar dados relevantes para a comunidade científica da área. Os resultados poderão ser utilizados para a elaboração de diretrizes de conservação-restauração mais eficientes e para a inovação em metodologias e materiais na restauração. Esses avanços serão cruciais para a preservação do patrimônio cultural brasileiro e para o fortalecimento da área de conservação-restauração no país, contribuindo para a formação de profissionais qualificados e preparados para os desafios do mercado.
Por fim, a relevância do painel “Educação” transcende seu valor artístico, pois representa um marco simbólico para o próprio Ministério da Educação, destacando a importância da educação na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Nesse sentido, o projeto não apenas fomentará a inovação e preservará um importante bem cultural, mas também fortalecerá o compromisso institucional com a memória e os valores culturais do Brasil.
A parceria entre a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e o Ministério da Educação propiciará a valorização da arte e da cultura como elementos centrais da identidade nacional, ao mesmo tempo que reforçará o compromisso das instituições com a preservação de bens culturais móveis. Este projeto estará vinculado ao Programa Multiações para o Patrimônio Cultural, do Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFPel, cuja equipe reúne expertise técnica e científica na área, e ao Grupo de Pesquisa CNPQ Preservação do Patrimônio Cultural, linha de pesquisa Conservação-restauração de Bens Culturais Móveis.
O grupo de professores e técnicos do curso de Conservação e Restauração da UFPel possui um histórico de sucesso em projetos de grande envergadura, como é o caso do Projeto Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Pinturas - Lacorpi, coordenado pela Profa. Dra. Andréa Bachettini, docente que possui larga experiência em pintura mural, que realizou pesquisa e restauração de importantes acervos de Pelotas/RS, como por exemplo, as pinturas dos passos da via sacra da Catedral de Pelotas; obras e acervos sob a responsabilidade da Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul - SEDAC, como a tela “Fuga de Anita” e a pintura de grandes dimensões “Alegoria, sentido e espírito da Revolução Farroupilha”; o conjunto de pinturas de cavalete do Palácio Piratini/RS; e a recente recuperação das 20 obras do Palácio do Planalto vandalizadas em 8 de janeiro de 2023.
O Lacorpi e também o Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Papel - LaPel estão desenvolvendo a conservação-restauração de parte do acervo de pinturas e de obras em suporte papel do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli - MARGS, atingidos pelas graves inundações ocorridas em maio de 2024 no Rio Grande do Sul. Além disso, o LaPel desenvolve atualmente o Projeto de Conservação e Restauração do Acervo de Plantas Arquitetônicas do Palácio Piratini. Do mesmo modo, o Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Madeira já recuperou vários acervos do RS, como por exemplo o conjunto de esculturas missioneiras do Museu Antropológico Diretor Pestana/RS e o conjunto de obras sacras da Matriz de São José do Norte/RS. O histórico de projetos de pesquisa e recuperação de acervos como os citados acima, demonstram a capacidade da equipe do Curso de Conservação e Restauração da UFPel em lidar com diferentes tipos de materiais e desafios, atuando na extensão, na pesquisa e no ensino.
Todas as atividades desenvolvidas pelos membros da equipe são pautadas pelo método científico, consolidando a investigação e a pesquisa como pilares nos processos de restauração dos projetos mencionados. A expertise técnica e o compromisso com a excelência da equipe são evidenciados pela aprovação, em 2024, do projeto intitulado "The use of synchrotron light in the characterization of microsamples from Emiliano Di Cavalcanti's artwork 'As Mulatas', vandalized during the invasion of Brazil's National Congress, the Planalto Presidential Palace, and the Supreme Court on January 8, 2023". Projeto conduzido no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), instituição de referência internacional em caracterização de materiais.
Partindo dessa perspectiva, além do benefício direto de preservar uma obra de significativo valor histórico e artístico, o presente projeto também se configurará como um espaço de formação qualificada para os estudantes da UFPel. Por meio de sua participação direta ou indireta nos trabalhos de pesquisa e de extensão, os alunos terão a oportunidade de vivenciar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, desenvolvendo competências científicas, técnicas e éticas essenciais para sua futura atuação profissional.
De outra parte, destaca-se que a realização de pesquisas científicas sobre a obra a ser restaurada permitirá aprofundar o conhecimento sobre os materiais, técnicas e processos de deterioração, a busca de novos materiais consolidantes e adesivos de pinturas murais, além de gerar dados relevantes para a comunidade científica da área. Os resultados poderão ser utilizados para a elaboração de diretrizes de conservação-restauração mais eficientes e para a inovação em metodologias e materiais na restauração. Esses avanços serão cruciais para a preservação do patrimônio cultural brasileiro e para o fortalecimento da área de conservação-restauração no país, contribuindo para a formação de profissionais qualificados e preparados para os desafios do mercado.
Por fim, a relevância do painel “Educação” transcende seu valor artístico, pois representa um marco simbólico para o próprio Ministério da Educação, destacando a importância da educação na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Nesse sentido, o projeto não apenas fomentará a inovação e preservará um importante bem cultural, mas também fortalecerá o compromisso institucional com a memória e os valores culturais do Brasil.
Metodologia
O projeto é interdisciplinar e compreende ações de pesquisa e de extensão. Conjuga diferentes materiais e métodos para atender os objetivos e as metas de desenvolvimento sustentável. Os métodos específicos estão descritos junto aos indicadores, metas e resultados esperados.
Indicadores, Metas e Resultados
PRODUTO 1 - ELABORAÇÃO DE DOSSIÊ TÉCNICO CIENTÍFICO DE CARACTERIZAÇÃO DA OBRA
ETAPA 1 - Relatório técnico resumido da composição material
Indicador - Número de pigmentos, aglutinante(s) e argamassas identificados.
Meta - Identificar pigmentos e aglutinantes das tintas e base de preparação utilizados na elaboração do painel.
Resultado esperado - Relatório técnico resumido com composição química dos materiais utilizados na elaboração do mural - pigmentos, aglutinante(s) e argamassa da parede, com 90% de precisão nas análises.
Metodologia específica - Coleta e análise de 20 microamostras da camada de pintura e 5 microamostras da argamassa (suporte). Técnicas: p/ identificação pigmentos: Espectroscopia Raman e Espectroscopia de Fluorescência por Energia Dispersiva; p/ aglutinantes: Espectroscopia de Infravermelho; para argamassa: Difração de Raios X. Microscopia Eletrônica de Varredura - sobre todas as amostras.
ETAPA 2 - Preparo de formulações de materiais compatíveis para restauração
Indicador - Formulações desenvolvidas de consolidante e adesivos.
Meta - Produzir e testar formulações de materiais consolidantes e adesivos compatíveis para uso na restauração do painel.
Resultado esperado - Relatório técnico resumido das formulações desenvolvidas e testadas.
Metodologia específica - Produção e testagem de formulações de materiais consolidantes e adesivos com base nos critérios de retratabilidade e compatibilidade material para uso na restauração do mural.
ETAPA 3 - Relatório técnico resumido dos materiais e técnicas de produção da obra
Indicador - Número de fontes histórico-artísticas consultadas e correspondência com análises científicas.
Meta - Identificar materiais e técnicas de execução do painel, confirmando ou não a hipótese da técnica a secco, o uso de tinta PVA à pincel (cruzar dados com 3 ou mais fontes, validando ao menos 80% das hipóteses técnicas).
Resultado esperado - Relatório técnico resumido identificando materiais e técnicas da obra.
Metodologia específica - Análise formal e estilística em correlação com análises da Etapa 1 (Produto 1).
ETAPA 4 - Relatório técnico resumido da análise iconográfica, iconológica e de componentes simbólicos
Indicador - Número de elementos visuais identificados e sua correspondência interpretativa; representação de grupos sociais.
Meta - Catalogar elementos visuais, identificar grupos sociais representados, interpretando-os a partir dos significados culturais, políticos e sociais no contexto em que foi produzida.
Resultado esperado - Relatório técnico resumido contendo análise iconográfica, iconológica e interpretação dos componentes simbólicos da obra no seu contexto.
Metodologia específica - Pesquisa histórico-artística em fontes primárias, levantamento iconográfico e iconológico segundo métodos consolidados; análise de imagens, símbolos e representações visuais para compreender significados, contextos históricos e impactos culturais.
ETAPA 5 - Relatório técnico resumido da documentação científica
Indicador - Cinco fotografias, um Mapa de Danos - arquivos digitais.
Meta - Elaborar documentação científica por imagem e dos exames realizados e Mapa de Danos.
Resultado esperado - Relatório técnico resumido contendo a documentação científica por imagem e Mapa de Danos.
Metodologia específica - Realização de fotografia de obra inteira sob radiação visível, fotografias do exame de Fluorescência Induzida por Radiação UV, do exame de luz rasante, macrofotografias sob radiação visível e UV.
ETAPA 6 - Relatório técnico resumido do diagnóstico do estado de conservação da obra
Indicador - Documento gerado.
Meta - Elaborar diagnóstico do estado de conservação.
Resultado esperado - Relatório técnico resumido do diagnóstico do estado de conservação.
Metodologia específica - Desenvolvimento do diagnóstico sobre os danos identificados com base nos exames globais e nos resultados das etapas 1 e 4 (Produto 1).
ETAPA 7 - Dossiê Técnico Científico Resumido de Caracterização da Obra
Indicador - Documento gerado.
Meta - Elaborar a editoração do dossiê técnico abrangendo os relatórios das etapas 1, 2, 3, 4, 5 e 6 (Produto 1).
Resultado esperado - Dossiê Técnico Científico Resumido de Caracterização da Obra que dará suporte científico ao processo técnico de restauração.
Metodologia específica - Organização, formatação e revisão do Dossiê.
PRODUTO 2 - CONSERVAÇÃO-RESTAURAÇÃO DO PAINEL MURAL “EDUCAÇÃO”, DE GILDA REIS
ETAPA 1 - Montagem do laboratório
Indicador - Laboratório montado até 01/08/2025.
Meta - Comprar equipamentos, mobiliário, materiais, insumos e demais itens necessários para execução do projeto. Receber compras. Montar móveis e equipamentos. Organizar e preparar espaço de trabalho para recepção da equipe.
Resultado esperado - Laboratório pronto para início do trabalho.
Metodologia específica - Coordenação e montagem do laboratório.
ETAPA 2 - Restauração do painel
Indicador - Painel mural restaurado até 30/04/2026.
Meta - Desenvolver plano de intervenção com base no Relatório Técnico Científico (Etapa 7, Produto 1) e realizar restauração da obra.
Resultado esperado - Painel restaurado adequadamente.
Metodologia específica - Preenchimento ficha catalográfica. Análise do relatório técnico científico. Planejamento da intervenção. Desenvolvimento da restauração - fixação da camada pictórica; consolidação; limpeza mecânica; limpeza química (se necessário); nivelamento das lacunas; reintegração cromática; aplicação de camada protetora.
PRODUTO 3 - ORIENTAÇÕES DE CONSERVAÇÃO PREVENTIVA DA OBRA PÓS-INTERVENÇÃO
ETAPA 1 - Preparação para o monitoramento ambiental
Indicador - Instrumentos de controle gerados.
Meta - Organizar os instrumentos de sistematização de coleta de dados.
Resultado esperado - Dados técnicos coletados sistematicamente.
Metodologia específica - Documentação do espaço onde a obra está. Avaliação de ameaças vulnerabilidades. Elaboração planilha eletrônica p/ registro dos dados (uso do espaço, horários funcionamento, manutenção geral e protocolos acesso). Determinação dos locais e instalação de instrumentos de monitoramento (data logger).
ETAPA 2 - Monitoramento ambiental
Indicador - Índices de luminosidade e variação de Temperatura e Umidade Relativa num intervalo de X meses.
Meta - Coletar informações da obra, seu ambiente, ameaças e vulnerabilidades. Monitorar o espaço onde está localizada.
Resultado esperado - Dados técnicos coletados sistematicamente.
Metodologia específica - Monitoramento da incidência de luz. Acompanhamento dos instrumentos de monitoramento de Temperatura, Umidade Relativa e Luz.
ETAPA 3 - Guia de Orientações de Conservação Preventiva Pós-Restauração
Indicador - Documento gerado.
Meta - Desenvolver documento contendo orientações para conservação preventiva da obra pós-intervenção: controle ambiental, limpeza adequada e monitoramento de possíveis agentes de deterioração.
Resultado esperado - Guia de Orientações para Conservação Preventiva Pós-Intervenção.
Metodologia específica - Desenvolvimento do guia de orientações com base nos resultados das etapas 1 e 2 (Produto 3).
PRODUTO 4 - EBOOK, DOCUMENTÁRIO, ANIMAÇÃO DO PAINEL "EDUCAÇÃO" E MATERIAL GRÁFICO DE DIVULGAÇÃO
ETAPA 1 - Auxílio à equipe do MEC na elaboração de Ebook sobre o projeto
Indicadores - Arquivos de textos gerados.
Meta - Auxiliar equipe do MEC - responsável pela edição e formatação - na edição de Ebook sobre projeto.
Resultado esperado - Arquivos de texto e fotografias digitais tratadas para uso da equipe do MEC.
Metodologia específica - Organização da publicação. Elaboração dos textos: apresentação do projeto; resultados da pesquisa científica; resultados da pesquisa histórico-artística; resultados da documentação científica; diagnóstico e plano de tratamento; processo de restauração; conservação preventiva. Disponibilização do Mapa de Danos, fotografias produzidas no processo de pesquisa e de restauração para ilustração do Ebook.
ETAPA 2 - Auxílio à equipe do MEC na elaboração de documentário sobre o projeto
Indicador - Arquivos de imagem brutos gerados.
Meta - Fornecer imagens a serem usadas no documentário.
Resultado esperado - Imagens em vídeo captadas por equipamento celular.
Metodologia específica - Captação de imagens do dia-a-dia do processo de restauração.
ETAPA 3 - Elaboração de animação do painel “Educação”
Indicador - Produtos audiovisuais gerados.
Meta - Produção de uma animação de até 15s e uma redução desta de até 5s.
Resultado esperado - Criação, roteirização, pré-produção, produção e pós-produção de animação do painel “Educação”.
Metodologia específica - Elaboração de animação a partir do painel, concebida como uma pequena “história” dos “personagens” retratados pela artista - uso institucional do MEC.
ETAPA 4 - Auxílio à equipe do MEC na elaboração de material gráfico de divulgação
Indicador - Arquivos das artes finais gerados.
Meta - Fornecer à equipe do MEC artes finais para impressão de seis banners e dois folders.
Resultado esperado - Artes finais para produção de seis banners 90x120cm, dois folders formato A3 com duas dobras.
Metodologia específica - Elaboração de artes finais para para produção de: seis banners 90x120cm sobre projeto; um folder com duas dobras (formato A3 aberto e 14,85x210cm fechado) com conteúdo lúdico para eventuais ações de educação patrimonial; um folder formato A3 com duas dobras (formato A3 aberto e 14x297cm fechado) com conteúdo informativo para distribuição nas visitas à restauração.
ETAPA 5 - Produção do Relatório Técnico Final
Indicador - Arquivo gerado.
Meta - Fornecer à equipe do MEC relatório técnico final do trabalho.
Resultado esperado - Relatório Técnico Final.
Metodologia específica - Elaboração textual e imagens, diagramação e formatação do relatório final contendo síntese do Dossiê Técnico Científico Resumido de Caracterização da Obra (Etapa 7, Produto 1), relatório da Restauração do Painel (Etapa 2, Produto 2) e Guia de Orientações de Conservação Preventiva Pós-Restauração (Etapa 3, Produto 3).
ETAPA 1 - Relatório técnico resumido da composição material
Indicador - Número de pigmentos, aglutinante(s) e argamassas identificados.
Meta - Identificar pigmentos e aglutinantes das tintas e base de preparação utilizados na elaboração do painel.
Resultado esperado - Relatório técnico resumido com composição química dos materiais utilizados na elaboração do mural - pigmentos, aglutinante(s) e argamassa da parede, com 90% de precisão nas análises.
Metodologia específica - Coleta e análise de 20 microamostras da camada de pintura e 5 microamostras da argamassa (suporte). Técnicas: p/ identificação pigmentos: Espectroscopia Raman e Espectroscopia de Fluorescência por Energia Dispersiva; p/ aglutinantes: Espectroscopia de Infravermelho; para argamassa: Difração de Raios X. Microscopia Eletrônica de Varredura - sobre todas as amostras.
ETAPA 2 - Preparo de formulações de materiais compatíveis para restauração
Indicador - Formulações desenvolvidas de consolidante e adesivos.
Meta - Produzir e testar formulações de materiais consolidantes e adesivos compatíveis para uso na restauração do painel.
Resultado esperado - Relatório técnico resumido das formulações desenvolvidas e testadas.
Metodologia específica - Produção e testagem de formulações de materiais consolidantes e adesivos com base nos critérios de retratabilidade e compatibilidade material para uso na restauração do mural.
ETAPA 3 - Relatório técnico resumido dos materiais e técnicas de produção da obra
Indicador - Número de fontes histórico-artísticas consultadas e correspondência com análises científicas.
Meta - Identificar materiais e técnicas de execução do painel, confirmando ou não a hipótese da técnica a secco, o uso de tinta PVA à pincel (cruzar dados com 3 ou mais fontes, validando ao menos 80% das hipóteses técnicas).
Resultado esperado - Relatório técnico resumido identificando materiais e técnicas da obra.
Metodologia específica - Análise formal e estilística em correlação com análises da Etapa 1 (Produto 1).
ETAPA 4 - Relatório técnico resumido da análise iconográfica, iconológica e de componentes simbólicos
Indicador - Número de elementos visuais identificados e sua correspondência interpretativa; representação de grupos sociais.
Meta - Catalogar elementos visuais, identificar grupos sociais representados, interpretando-os a partir dos significados culturais, políticos e sociais no contexto em que foi produzida.
Resultado esperado - Relatório técnico resumido contendo análise iconográfica, iconológica e interpretação dos componentes simbólicos da obra no seu contexto.
Metodologia específica - Pesquisa histórico-artística em fontes primárias, levantamento iconográfico e iconológico segundo métodos consolidados; análise de imagens, símbolos e representações visuais para compreender significados, contextos históricos e impactos culturais.
ETAPA 5 - Relatório técnico resumido da documentação científica
Indicador - Cinco fotografias, um Mapa de Danos - arquivos digitais.
Meta - Elaborar documentação científica por imagem e dos exames realizados e Mapa de Danos.
Resultado esperado - Relatório técnico resumido contendo a documentação científica por imagem e Mapa de Danos.
Metodologia específica - Realização de fotografia de obra inteira sob radiação visível, fotografias do exame de Fluorescência Induzida por Radiação UV, do exame de luz rasante, macrofotografias sob radiação visível e UV.
ETAPA 6 - Relatório técnico resumido do diagnóstico do estado de conservação da obra
Indicador - Documento gerado.
Meta - Elaborar diagnóstico do estado de conservação.
Resultado esperado - Relatório técnico resumido do diagnóstico do estado de conservação.
Metodologia específica - Desenvolvimento do diagnóstico sobre os danos identificados com base nos exames globais e nos resultados das etapas 1 e 4 (Produto 1).
ETAPA 7 - Dossiê Técnico Científico Resumido de Caracterização da Obra
Indicador - Documento gerado.
Meta - Elaborar a editoração do dossiê técnico abrangendo os relatórios das etapas 1, 2, 3, 4, 5 e 6 (Produto 1).
Resultado esperado - Dossiê Técnico Científico Resumido de Caracterização da Obra que dará suporte científico ao processo técnico de restauração.
Metodologia específica - Organização, formatação e revisão do Dossiê.
PRODUTO 2 - CONSERVAÇÃO-RESTAURAÇÃO DO PAINEL MURAL “EDUCAÇÃO”, DE GILDA REIS
ETAPA 1 - Montagem do laboratório
Indicador - Laboratório montado até 01/08/2025.
Meta - Comprar equipamentos, mobiliário, materiais, insumos e demais itens necessários para execução do projeto. Receber compras. Montar móveis e equipamentos. Organizar e preparar espaço de trabalho para recepção da equipe.
Resultado esperado - Laboratório pronto para início do trabalho.
Metodologia específica - Coordenação e montagem do laboratório.
ETAPA 2 - Restauração do painel
Indicador - Painel mural restaurado até 30/04/2026.
Meta - Desenvolver plano de intervenção com base no Relatório Técnico Científico (Etapa 7, Produto 1) e realizar restauração da obra.
Resultado esperado - Painel restaurado adequadamente.
Metodologia específica - Preenchimento ficha catalográfica. Análise do relatório técnico científico. Planejamento da intervenção. Desenvolvimento da restauração - fixação da camada pictórica; consolidação; limpeza mecânica; limpeza química (se necessário); nivelamento das lacunas; reintegração cromática; aplicação de camada protetora.
PRODUTO 3 - ORIENTAÇÕES DE CONSERVAÇÃO PREVENTIVA DA OBRA PÓS-INTERVENÇÃO
ETAPA 1 - Preparação para o monitoramento ambiental
Indicador - Instrumentos de controle gerados.
Meta - Organizar os instrumentos de sistematização de coleta de dados.
Resultado esperado - Dados técnicos coletados sistematicamente.
Metodologia específica - Documentação do espaço onde a obra está. Avaliação de ameaças vulnerabilidades. Elaboração planilha eletrônica p/ registro dos dados (uso do espaço, horários funcionamento, manutenção geral e protocolos acesso). Determinação dos locais e instalação de instrumentos de monitoramento (data logger).
ETAPA 2 - Monitoramento ambiental
Indicador - Índices de luminosidade e variação de Temperatura e Umidade Relativa num intervalo de X meses.
Meta - Coletar informações da obra, seu ambiente, ameaças e vulnerabilidades. Monitorar o espaço onde está localizada.
Resultado esperado - Dados técnicos coletados sistematicamente.
Metodologia específica - Monitoramento da incidência de luz. Acompanhamento dos instrumentos de monitoramento de Temperatura, Umidade Relativa e Luz.
ETAPA 3 - Guia de Orientações de Conservação Preventiva Pós-Restauração
Indicador - Documento gerado.
Meta - Desenvolver documento contendo orientações para conservação preventiva da obra pós-intervenção: controle ambiental, limpeza adequada e monitoramento de possíveis agentes de deterioração.
Resultado esperado - Guia de Orientações para Conservação Preventiva Pós-Intervenção.
Metodologia específica - Desenvolvimento do guia de orientações com base nos resultados das etapas 1 e 2 (Produto 3).
PRODUTO 4 - EBOOK, DOCUMENTÁRIO, ANIMAÇÃO DO PAINEL "EDUCAÇÃO" E MATERIAL GRÁFICO DE DIVULGAÇÃO
ETAPA 1 - Auxílio à equipe do MEC na elaboração de Ebook sobre o projeto
Indicadores - Arquivos de textos gerados.
Meta - Auxiliar equipe do MEC - responsável pela edição e formatação - na edição de Ebook sobre projeto.
Resultado esperado - Arquivos de texto e fotografias digitais tratadas para uso da equipe do MEC.
Metodologia específica - Organização da publicação. Elaboração dos textos: apresentação do projeto; resultados da pesquisa científica; resultados da pesquisa histórico-artística; resultados da documentação científica; diagnóstico e plano de tratamento; processo de restauração; conservação preventiva. Disponibilização do Mapa de Danos, fotografias produzidas no processo de pesquisa e de restauração para ilustração do Ebook.
ETAPA 2 - Auxílio à equipe do MEC na elaboração de documentário sobre o projeto
Indicador - Arquivos de imagem brutos gerados.
Meta - Fornecer imagens a serem usadas no documentário.
Resultado esperado - Imagens em vídeo captadas por equipamento celular.
Metodologia específica - Captação de imagens do dia-a-dia do processo de restauração.
ETAPA 3 - Elaboração de animação do painel “Educação”
Indicador - Produtos audiovisuais gerados.
Meta - Produção de uma animação de até 15s e uma redução desta de até 5s.
Resultado esperado - Criação, roteirização, pré-produção, produção e pós-produção de animação do painel “Educação”.
Metodologia específica - Elaboração de animação a partir do painel, concebida como uma pequena “história” dos “personagens” retratados pela artista - uso institucional do MEC.
ETAPA 4 - Auxílio à equipe do MEC na elaboração de material gráfico de divulgação
Indicador - Arquivos das artes finais gerados.
Meta - Fornecer à equipe do MEC artes finais para impressão de seis banners e dois folders.
Resultado esperado - Artes finais para produção de seis banners 90x120cm, dois folders formato A3 com duas dobras.
Metodologia específica - Elaboração de artes finais para para produção de: seis banners 90x120cm sobre projeto; um folder com duas dobras (formato A3 aberto e 14,85x210cm fechado) com conteúdo lúdico para eventuais ações de educação patrimonial; um folder formato A3 com duas dobras (formato A3 aberto e 14x297cm fechado) com conteúdo informativo para distribuição nas visitas à restauração.
ETAPA 5 - Produção do Relatório Técnico Final
Indicador - Arquivo gerado.
Meta - Fornecer à equipe do MEC relatório técnico final do trabalho.
Resultado esperado - Relatório Técnico Final.
Metodologia específica - Elaboração textual e imagens, diagramação e formatação do relatório final contendo síntese do Dossiê Técnico Científico Resumido de Caracterização da Obra (Etapa 7, Produto 1), relatório da Restauração do Painel (Etapa 2, Produto 2) e Guia de Orientações de Conservação Preventiva Pós-Restauração (Etapa 3, Produto 3).
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANE BORDA ALMEIDA DA SILVA | |||
ALESSANDRA SAMARA BERNARDINO DOS SANTOS | |||
ALINE DUVAL DA CUNHA | |||
ANA BEATRIZ MOREIRA DE LIMA | |||
ANA CAROLINA DE SOUZA CRUZ | |||
ANDREA LACERDA BACHETTINI | 10 | ||
ANNELISE COSTA MONTONE | 8 | ||
ANTONIO RAMOS DE SANTANA NETO | |||
Andreia Salvadori | |||
Bruno da Silveira Noremberg | 14 | ||
Bruno da Silveira Noremberg | 1 | ||
CAMILA BORGES COELHO | |||
CARINE DA SILVA PEREIRA | |||
CHAIANI BATTISTI | |||
CLARISSA MARTINS NEUTZLING | |||
CLARISSA MARTINS NEUTZLING | |||
EDEMAR DIAS XAVIER JUNIOR | |||
FILIPE CASTRO ALVES WESSELY | |||
Gabriela Fonseca Duarte | |||
HENRIQUE PORTO BURGUEZ | |||
INGRID LAPUENTE CAVALHEIRO | |||
IZABELLA CRISTINA DE OLIVEIRA CAVALCANTE | |||
JONAS DE ALMEIDA NEU | |||
JOYCE FREITAS SOUSA | |||
JULIANA CAVALHEIRO RODRIGHIERO | 2 | ||
KAREN VELLEDA CALDAS | 17 | ||
KELI CRISTINA SCOLARI | 10 | ||
KETLIN VITORIA MENEGUSSE | |||
LAUER ALVES NUNES DOS SANTOS | 2 | ||
LIZIANE LOPES BRAGA | |||
LUCAS SOUZA BECKER | |||
LUIZA DA SILVA COUTO | |||
LUIZA DA SILVA COUTO | |||
LUIZA RIBEIRO SANTANA | 6 | ||
Lucas de Souza Lima Pereira | |||
MAGDA VILLANOVA NUNES | |||
MARIANA PLANTZ DOS SANTOS | |||
MARIANE D´AVILA ROSENTHAL | |||
MICHAEL ABRANTES KERR | |||
MIRELLA MORAES DE BORBA | 17 | ||
Mariana Pasetto Corrêa | |||
Milene dos Santos de Bon | |||
NATALIA CORRÊA COUTO | |||
NATALIA CORRÊA COUTO | |||
NATHÂNIA MARIA DA SILVA | |||
NATÁLIA CORREIA SOARES | |||
PAOLA LOUREIRO ROTTER | |||
RENAN SILVA DO ESPIRITO SANTO | |||
RICARDO CARDOSO CARDOSO | |||
ROBERTO HEIDEN | 8 | ||
Renata Peixoto Eid | |||
SAYWA YOLANDA ALMARAZ FLORES | |||
SOPHIA BETTINI GOMES | |||
Sofia Bachettini Olivé Leite | |||
TEILOR DO CARMO DA SILVA | |||
TÁRSIS RODRIGO GRADASCHI DA SILVA | |||
YUN MI UENO LEE | |||
ÉRICK PIRES DORNELES |