Nome do Projeto
InovaCoR/STJ - Projeto de Pesquisa e Inovação em Conservação-Restauração - Ação Superior Tribunal de Justiça
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/06/2025 - 01/06/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
Projeto de pesquisa aplicada abrangendo caracterizações químicas e físicas dos materiais constituintes, materiais e técnicas de produção artística, desenvolvimento de novos materiais de consolidação e adesivos, para a restauração do painel intitulado “O Homem é a Medida de Todas as Coisas”, do pintor Luiz Antonio Vallandro Keating, em Brasília.

Objetivo Geral

Realizar conservação-restauração do painel “O Homem é a Medida de Todas as Coisas”, do pintor Luiz Antonio Vallandro Keating, em Brasília, a partir de pesquisa aplicada, abrangendo caracterizações químicas e físicas dos materiais constituintes, técnicas de produção artística da obra, bem como desenvolvimento de novos materiais e procedimentos de conservação-restauração.

Justificativa

O InovaCoR/STJ - Projeto de Pesquisa e Inovação em Conservação-Restauração - Ação Superior Tribunal de Justiça representará uma iniciativa importante para a preservação do patrimônio cultural brasileiro, a fim de promover a conservação-restauração do painel “O Homem é a Medida de Todas as Coisas”, do pintor Luiz Antonio Vallandro Keating, em Brasília, Distrito Federal.
A parceria entre a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e o Superior Tribunal de Justiça propiciará a valorização da arte e da cultura como elementos centrais da identidade nacional, ao mesmo tempo que reforçará o compromisso das instituições com a preservação de bens culturais móveis. Este projeto estará vinculado ao Programa Multiações para o Patrimônio Cultural, do Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFPel, cuja equipe reúne expertise técnica e científica na área e ao Grupo de Pesquisa do CNPq Preservação do Patrimônio Cultural, linha de pesquisa Conservação-restauração de bens culturais móveis.
O grupo de docentes e técnicos do curso de Conservação e Restauração da UFPel possui um histórico de sucesso em projetos de grande envergadura, como é o caso do Projeto Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Pinturas - Lacorpi, coordenado pela Profa. Dra. Andréa Bachettini, docente que possui larga experiência em pintura mural, que realizou a restauração de importantes acervos de Pelotas/RS, como por exemplo, as pinturas dos passos da via sacra da Catedral de Pelotas; obras e acervos sob a responsabilidade da Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul - SEDAC, como a tela “Fuga de Anita” e a pintura de grandes dimensões “Alegoria, sentido e espírito da Revolução Farroupilha”; o conjunto de pinturas de cavalete do Palácio Piratini/RS; e a recente recuperação das 20 obras do Palácio do Planalto vandalizadas em 8 de janeiro de 2023.
O Lacorpi e também o Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Papel - LaPel estão desenvolvendo a conservação-restauração de parte do acervo de pinturas e de obras em suporte papel do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli - MARGS, atingidos pelas graves inundações ocorridas em maio de 2024 no Rio Grande do Sul. Além disso, o LaPel desenvolve atualmente o Projeto de Conservação e Restauração do Acervo de Plantas Arquitetônicas do Palácio Piratini. Do mesmo modo, o Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Madeira já recuperou vários acervos do RS, como por exemplo o conjunto de esculturas missioneiras do Museu Antropológico Diretor Pestana/RS e o conjunto de obras sacras da Matriz de São José do Norte/RS. O histórico de projetos de recuperação de acervos como os citados acima, demonstram a capacidade da equipe do Curso de Conservação e Restauração da UFPel em lidar com diferentes tipos de materiais e desafios, atuando na extensão, na pesquisa e no ensino.
Todas as atividades desenvolvidas pelos membros da equipe são pautadas pelo método científico, consolidando a investigação e a pesquisa como pilares nos processos de restauração dos projetos mencionados. A expertise técnica e o compromisso com a excelência da equipe são evidenciados pela aprovação, em 2024, do projeto intitulado "The use of synchrotron light in the characterization of microsamples from Emiliano Di Cavalcanti's artwork 'As Mulatas', vandalized during the invasion of Brazil's National Congress, the Planalto Presidential Palace, and the Supreme Court on January 8, 2023". Projeto conduzido no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), instituição de referência internacional em caracterização de materiais.
Destaca-se que esses projetos já repercutiram em inúmeros produtos acadêmicos como: publicações em revistas científicas, livros, capítulos de livros, apresentações e publicações de trabalhos em congressos e eventos acadêmicos, Trabalhos de Conclusão de Curso, além de pesquisas de mestrado e doutorado em andamento. Todos esses resultados qualificam a pesquisa na área de conservação-restauração, contribuem para a formação cidadã dos futuros profissionais e potencializam a capacidade de produção e compartilhamento do conhecimento dos docentes envolvidos na gestão e desenvolvimento desses projetos.
Partindo dessa perspectiva, além do benefício direto de preservar uma obra de significativo valor histórico e artístico, o presente projeto também se configurará como um espaço de formação qualificada para os estudantes da UFPel. Por meio de sua participação direta ou indireta nos trabalhos de pesquisa e de restauração, os alunos terão a oportunidade de vivenciar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, desenvolvendo competências científicas, técnicas e éticas essenciais para sua futura atuação profissional.
De outra parte, destaca-se que a realização de pesquisas científicas sobre a obra a ser restaurada permitirá aprofundar o conhecimento sobre os materiais, técnicas e processos de deterioração, além de gerar dados relevantes para a comunidade científica. Os resultados poderão ser utilizados para a elaboração de diretrizes de conservação-restauração mais eficientes e para a inovação em metodologias e materiais na restauração. Esses avanços serão cruciais para a preservação do patrimônio cultural brasileiro e para o fortalecimento da área de conservação-restauração no país, contribuindo para a formação de profissionais qualificados e preparados para os desafios do mercado.

Metodologia

O projeto é interdisciplinar e compreende ações de pesquisa e de extensão. Conjuga diferentes materiais e métodos para atender os objetivos e as metas de desenvolvimento sustentável. Os métodos específicos estão descritos junto aos indicadores, metas e resultados esperados.

Indicadores, Metas e Resultados

PRODUTO 1 - ELABORAÇÃO DE DOSSIÊ TÉCNICO CIENTÍFICO DE CARACTERIZAÇÃO DA OBRA
ETAPA 1 - Relatório técnico da composição material
Indicador - Número de pigmentos, aglutinante(s) e argamassas identificados.
Meta - Identificar pigmentos e aglutinantes das tintas e base de preparação utilizados na elaboração do painel.
Resultado esperado - Relatório técnico com composição química dos materiais utilizados na elaboração do mural - pigmentos, aglutinante(s) e argamassa da parede, com 90% de precisão nas análises.
Metodologia específica - Coleta e análise de 20 microamostras da camada de pintura e 5 microamostras da argamassa (suporte). Técnicas: p/ identificação pigmentos: Espectroscopia Raman e Espectroscopia de Fluorescência por Energia Dispersiva; p/ aglutinantes: Espectroscopia de Infravermelho; para argamassa: Difração de Raios X. Microscopia Eletrônica de Varredura - sobre todas as amostras.


ETAPA 2 - Relatório técnico dos materiais e técnicas de produção da obra
Indicador - Número de fontes histórico-artísticas consultadas e correspondência com análises científicas.
Meta - Identificar materiais e técnicas de execução do painel, confirmando ou não a hipótese da técnica de desenho a pastel oleoso sobre fundo acrílico (cruzar dados com 3 ou mais fontes, validando ao menos 80% das hipóteses técnicas).
Resultado esperado - Relatório técnico identificando materiais e técnicas da obra.
Metodologia específica - Análise formal e estilística em correlação com análises da Etapa 1 (Produto 1).

ETAPA 3 - Relatório técnico da análise iconográfica e iconológica e da pesquisa histórico-artística
Indicador - Número de fontes histórico-artísticas consultadas e número de elementos visuais identificados e sua correspondência interpretativa.
Meta - Catalogar elementos visuais, identificar representações, interpretando-os a partir dos significados culturais, políticos e sociais no contexto em que foi produzida a obra. Realizar pesquisa histórico-artística da obra e do artista.
Resultado esperado - Relatório técnico contendo análise iconográfica, iconológica, interpretação dos componentes simbólicos da obra no seu contexto, história da obra e do artista.
Metodologia específica - Pesquisa histórico-artística em fontes primárias, levantamento iconográfico e iconológico segundo métodos consolidados; análise de imagens, símbolos e representações visuais para compreender significados, contextos históricos e impactos culturais.

ETAPA 4 - Relatório técnico da documentação científica
Indicador - Fotografias, macrofotografias, Mapa de Danos e fotogrametria - arquivos digitais.
Meta - Elaborar documentação científica por imagem da obra e dos exames realizados, Mapa de Danos e fotogrametria do painel mural.
Resultado esperado - Relatório técnico contendo a documentação científica por imagem e Mapa de Danos.
Metodologia específica - Realização de fotografia de obra inteira sob radiação visível, fotografias do exame de Fluorescência Induzida por Radiação UV, do exame de luz rasante, macrofotografias sob radiação visível e UV. Realização de modelo de nuvem de pontos do painel por fotogrametria.

ETAPA 5 - Relatório técnico do diagnóstico do estado de conservação da obra
Indicador - Documento gerado.
Meta - Elaborar diagnóstico do estado de conservação.
Resultado esperado - Relatório técnico do diagnóstico do estado de conservação.
Metodologia específica - Desenvolvimento do diagnóstico sobre os danos identificados com base nos exames globais e nos resultados das etapas 1 e 4 (Produto 1).

ETAPA 6 - Dossiê Técnico Científico de Caracterização da Obra
Indicador - Documento gerado.
Meta - Elaborar a editoração do dossiê técnico abrangendo os relatórios das etapas 1, 2, 3, 4, 5 e 6 (Produto 1).
Resultado esperado - Dossiê Técnico Científico de Caracterização da Obra.
Metodologia específica - Organização, formatação e revisão do Dossiê.

PRODUTO 2 - ENGENHARIA

Etapas:
Etapa 1: Avaliação das condições estruturais do prédio para modelagem das partes de interesse do seu gêmeo digital.
Indicador: Modelo gêmeo digital gerado.
Meta: Analisar projeto estrutural original e determinação de seu “as-built” a partir de avaliação não-destrutiva das armaduras existentes, pelo uso de pacômetro, visando localizações e bitolas de seus componentes;
Resultado esperado: Digitalização do projeto estrutural e criação de um gêmeo digital das áreas de interesse para simulações das deformações e movimentos relativos entre os elementos estruturais.

Etapa 2: Dimensionamento dos elementos para reforço estrutural do painel artístico, vinculando a superestrutura superior e inferior para redução do movimento relativo entre ambos.
Indicador: Projeto gerado.
Meta: Dimensionar elementos de reforço estrutural para estabilização do painel artístico, com base em normas vigentes nacionais e internacionais, bem como resultados das análises de tensões, deformações e deslocamentos oriundos das simulações que reproduzam situações reais de solicitações do edifício.
Resultado esperado: Projeto para intervenção estrutural

Etapa 3: Treinamento e acompanhamento de equipe
Indicador: 6 pessoas treinadas.
Meta: Treinamento e acompanhamento da equipe executora do reforço estrutural, de modo a garantir a posta em marcha de boas práticas construtivas, com zelo ao patrimônio material e intervenções minimamente invasivas e impactantes ao painel artístico e suas imediações.
Resultado esperado: Equipe capacitada para intervenção na estrutura.

Etapa 4: Execução de reforço
Indicador: Projeto executado.
Meta: Estabilizar o movimento relativo entre o painel artístico e suas superestruturas superior (seção T de viga balcão com laje do mezzanino) e inferior (laje do saguão), de modo a reduzir abertura das fissuras que comprometem a sanidade desse painel.
Resultados esperados: Alcançar estabilização a partir da execução de elementos para reforço estrutural devidamente dimensionados, com base em avaliação não destrutiva das estruturas existentes nas imediações e modelagem de gêmeo digital das áreas de interesse para as simulações técnicas cabíveis, em sinergia com a estática do edifício propriamente dito.


Etapa 5: Monitoramento periódico da estrutura após execução dos reforços, para avaliação de sua efetividade e consecução das metas empenhadas.
Indicador: Relatórios gerados.
Meta: Monitorar periodicamente a estrutura após a execução dos reforços.
Resultados esperados: Avaliação da efetividade da intervenção e consecução das metas empenhadas.




PRODUTO 3 - CONSERVAÇÃO-RESTAURAÇÃO DO PAINEL MURAL VALLANDRO KEATING

ETAPA 1: Aquisição e compra de materiais
Indicador: Materiais e equipamentos comprados.
Meta: Comprar equipamentos, mobiliário, materiais, insumos e demais itens necessários para execução do projeto.
Resultados esperados: Aquisição de materiais e equipamentos, mobiliário, materiais, insumos e demais itens necessários para execução do projeto.


ETAPA 2 - Montagem do laboratório
Indicador - Laboratório montado até 30/10/2025.
Meta - Receber compras. Montar móveis e equipamentos. Organizar e preparar o espaço de trabalho para recepção da equipe.
Resultado esperado - Laboratório pronto para início do trabalho.
Metodologia específica - Coordenação e montagem do laboratório.

ETAPA 3 - Fase 1 - Restauração - Faceamento e consolidação
Indicador - Painel faceado e consolidado até 30/11/2026.
Meta - Desenvolver plano de intervenção com base no Relatório Técnico Científico (Etapa 6, Produto 1) e realizar a fase 1 da restauração.
Resultado esperado - Faceamento e consolidação do painel.
Metodologia específica - Realização do faceamento - fixação da camada pictórica - e consolidação do painel para receber intervenção de engenharia.


ETAPA 4: Fase 2 - Restauração - Conclusão
Indicador - Painel mural restaurado até 30/07/2026.
Meta - Desenvolver plano de intervenção com base no Relatório Técnico Científico (Etapa 6, Produto 1) e realizar restauração da obra.
Resultado esperado - Painel restaurado adequadamente.
Metodologia específica - Preenchimento ficha catalográfica. Análise do relatório técnico científico. Planejamento da intervenção. Desenvolvimento da restauração - remoção do faceamento; limpeza mecânica; limpeza química (se necessário); nivelamento das lacunas; reintegração cromática; aplicação de camada protetora.

PRODUTO 4 - PRODUTOS VISUAIS

ETAPA 1 - LIVRO
Indicador: 3 mil livros impressos até 01/08/26.
Meta: Organizar e produzir o livro a partir da elaboração de textos e fotografias sobre o processo de conservação-restauração do mural e das pesquisas conduzidas para tal.
Resultado esperado: Livro impresso.
Metodologia específica - Organização da publicação. Criação da identidade visual da obra. Elaboração dos textos: apresentação do projeto; resultados da pesquisa científica; resultados da pesquisa histórico-artística; resultados da documentação científica; diagnóstico e plano de tratamento; processo de restauração; conservação preventiva. Seleção e edição de fotografias produzidas no processo de pesquisa e de restauração para ilustração do livro. Coordenação da editoração. Encaminhamentos da publicação junto à editora.


ETAPA 2 - EBOOK
Indicador: Arquivo digital da publicação até 01/08/26.
Meta: Organizar e produzir o ebook a partir do livro produzido na etapa 1 (Produto 4).
Resultado esperado: Ebook concluído.
Metodologia específica - Editoração do livro em formato de ebook. Coordenação da editoração. Encaminhamentos da publicação junto à editora.

ETAPA 3 - DOCUMENTÁRIO
Indicador: Documentário concluído até 01/08/26.
Meta: Elaborar roteiro, pré-produção, produção, pós-produção de documentário sobre o painel mural, sua história em relação à edificação e autor e o processo de restauração.
Resultado esperado: Documentário concluído.
Metodologia específica - Criação, roteirização, captação de áudio e vídeo, gravação de entrevistas com atores relacionados ao projeto, edição, montagem, finalização, criação e produção de trilha musical original e demais processos necessários para a

Página gerada em 03/07/2025 12:02:20 (consulta levou 0.320361s)