Nome do Projeto
Conduta Ética dos Estudantes de Nutrição da UFPEL
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
08/05/2025 - 28/11/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A ética no ambiente universitário vai além das normas, sendo crucial para a formação de profissionais com princípios morais e sociais. A interação entre estudantes e professores molda a conduta futura, influenciada por fatores como cultura, emoções e redes sociais. Desafios como plágio, negligência e desonestidade afetam tanto a universidade quanto a carreira dos graduandos. Por isso, a ética deve ser constantemente refletida e incentivada, promovendo valores como respeito, honestidade e justiça. O objetivo principal do estudo é analisar a conduta ética dos estudantes do Curso de Nutrição da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). A pesquisa será realizada por meio de questionários online aplicados a estudantes do 1° ao 8° semestres do Curso de Nutrição, abordando experiências e fatores que influenciam suas decisões éticas dentro e fora da universidade. Os resultados da pesquisa serão apresentados por meio de tabelas e gráficos comparativos, analisando a relação entre a conduta ética dos estudantes e variáveis como semestre em que se encontram, conhecimento prévio sobre ética e possíveis diferenças entre os sexos. Pretende-se discutir os principais desafios enfrentados na construção da ética estudantil e propor estratégias para fortalecimento de uma cultura acadêmica baseada na honestidade e no respeito às normas institucionais. Com isso, espera-se que o estudo contribua para a reflexão sobre a importância da ética na formação dos futuros profissionais, promovendo um ambiente acadêmico mais íntegro e responsável.

Objetivo Geral

Analisar a conduta ética dos graduandos de nutrição da UFPEL.

Justificativa

A ética é um dos pilares fundamentais para a formação de profissionais responsáveis e comprometidos com a sociedade. No contexto acadêmico, a conduta ética dos estudantes desempenha um papel essencial na construção de valores que serão refletidos em sua atuação futura no mercado de trabalho. No entanto, desafios como o plágio, a desonestidade acadêmica, a pressão por resultados e mídias sociais podem impactar negativamente esses princípios.
Diante desse cenário, este estudo se torna relevante ao analisar a conduta ética dos estudantes de nutrição, buscando compreender os fatores que influenciam suas decisões e comportamentos. Além disso, a pesquisa pode contribuir para o desenvolvimento de estratégias institucionais que promovam uma cultura acadêmica mais íntegra e responsável.
Assim, ao investigar esse tema, espera-se fornecer subsídios para instituições de ensino e demais agentes educacionais aprimorarem políticas e práticas voltadas à formação ética dos alunos, reforçando a importância da integridade no ambiente acadêmico e, consequentemente, no exercício profissional futuro.

Metodologia

Trata-se de um estudo exploratório com abordagem quantitativa, visando analisar a conduta ética de estudantes no ambiente acadêmico e fora dele. A pesquisa será realizada por meio da aplicação de questionários estruturados, permitindo a coleta de dados sobre percepções, atitudes e comportamentos relacionados à ética estudantil.
A amostra será composta por estudantes universitários do 1° ao 8° semestres do Curso de Nutrição da Universidade Federal de Pelotas. A escolha dessa amostra busca garantir uma diversidade de perspectivas e experiências, permitindo uma análise mais ampla sobre os fatores que influenciam a conduta ética no ambiente acadêmico. A amostra será por conveniência, aproximadamente 80 participantes, definida com base na adesão dos participantes, garantindo representatividade suficiente para obtenção de resultados relevantes, supondo-se que em cada semestre 10 graduandos aceitem participar do estudo.
Para a coleta de dados, será utilizado um questionário estruturado contendo perguntas objetivas (Apêndice C). As questões abordarão temas como experiência pessoal com situações de desonestidade acadêmica e fatores que influenciam suas decisões éticas dentro e fora da universidade. O questionário será disponibilizado de forma online, por meio da plataforma Google Forms, no seguinte link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdS-q5KAKBC5KT4Z-77ZEj_nFjiw22cfqwVmwqxFwPn30d2yA/viewform?usp=header, facilitando o acesso e a participação dos estudantes.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que a pesquisa revele que a conduta ética dos estudantes é influenciada por diversos fatores, como a pressão acadêmica, o ambiente institucional, a familiarização com normas éticas e a cultura de integridade dentro da universidade.
A hipótese central deste estudo é que muitos estudantes reconhecem a importância da ética, mas, em determinadas situações, podem flexibilizar seus princípios devido a pressões externas, como prazos curtos, competitividade acadêmica e falta de fiscalização adequada. Além disso, supõe-se que a presença de programas educativos e ações institucionais voltadas à conscientização ética contribua significativamente para a adoção de comportamentos mais íntegros.
Assim, os resultados da pesquisa devem indicar que a promoção ativa da ética nas universidades, aliada a um ambiente que valorize a integridade, pode reduzir a incidência de condutas antiéticas, como plágio e colas em avaliações.
Resultado esperado - Volume e defesa da TCC.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ELIZABETE HELBIG1
ERIKA DE OLIVEIRA BLANKE

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