Nome do Projeto
CIÊNCIAS PARTICIPATIVAS APLICADAS AO PATRIMÔNIO CULTURAL
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/06/2025 - 01/06/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
O projeto intitulado “Ciências Participativas aplicadas ao Patrimônio Cultural” representa uma atividade de longa duração com a finalidade de investigar e identificar metodologias participativas desenvolvidas na preservação do patrimônio cultural, especialmente durante as intervenções de restauração de bens culturais arquitetônicos, móveis e integrados. As ciências participativas representam a participação ativa de pessoas que não se enquadram no escopo de cientistas e profissionais, como por exemplo: cidadãos, comunidades locais ou grupos sociais. A restauração participativa representa uma ressignificação do conceito clássico da teoria da restauração, sendo representada pela participação social durante os processos de restauração. Tais práticas participativas, além de estarem respaldadas por profissionais conservadores-restauradores, historiadores, antropólogos, museólogos, arquitetos e outros profissionais , são orientadas e guiadas através de políticas participativas. Esta dinâmica visa atender as necessidades contemporâneas referentes a tornar os processos de restauração participativos e inclusivos na medida do possível. Apesar do escopo deste trabalho ser desenvolvido no Brasil, a intenção é dialogar com realidades de outros países, como é o caso da França, da Espanha e da Itália, dando continuidade a pesquisas precedentes desenvolvidas pela coordenadora.

Objetivo Geral

Investigar métodos, técnicas e práticas participativas desenvolvidas na preservação dos bens culturais arquitetônicos, móveis e integrados e promover um espaço de discussão e reflexão acadêmica.

Justificativa

As ciências participativas são abordagens de produção de conhecimento que envolvem a participação ativa de pessoas que não são cientistas e profissionais, como por exemplo, cidadãos, comunidades locais ou grupos sociais — em diferentes etapas do processo científico. Quando pensamos sobre restauração, o termo “restauração participativa” é um conceito derivado da teoria contemporânea da restauração que vislumbra os diferentes métodos de participação social durante os processos de restauração. Para Viñas (2003), existem alguns critérios que sustentam a nova ética da restauração, como por exemplo: a negociação (Staniforth, 2000; Avrami et al.2000), o equilíbrio (Jaeschake, 1996; Bergeon, 1997), a discussão (Molina y Pincemin, 1994), o diálogo (Reynolds, 1996) e o consenso (Jiménez, 1998). De acordo com Viñas (2003) todos estes defendem uma restauração mais eficaz para mais pessoas e uma restauração que satisfaça os usuários dos objetos [bem patrimonial] e não somente os responsáveis pelas tomadas de decisão.
As práticas participativas, geralmente, são incentivadas por meio de políticas participativas que proporcionam reuniões, conferências e um contato direto entre gestores e o público interessado, ou seja, um compartilhamento de ideias. Este projeto colabora para a ampliação da discussão, da abordagem e da consolidação da teoria contemporânea da restauração.
Com a ampliação da definição do conceito do patrimônio cultural, a sua preservação tem exigido ajustes ampliações e novos direcionamentos com a finalidade de atender uma necessidade contemporânea. De forma recorrente, o termo “participação social” vem sendo inserido em tais discussões como uma forma de inclusão mas também na colaboração do patrimônio cultural. Além disso, a participação social é muito abordada quando se fala sobre educação patrimonial e desenvolvimento de ações que vislumbram a ativação e apropriação patrimonial.

Metodologia

Considerando a complexidade do projeto, abordagens metodológicas distintas serão desenvolvidas para cada ação.
Em um primeiro momento, o projeto vai se concentrar no levantamento de fontes bibliográficas em diferentes repositórios nacionais e internacionais em diferentes idiomas (pelo menos português, inglês, espanhol e francês) para a identificação das teorias contemporâneas e dos estudos de caso a serem selecionados para análise. Após a definição dos estudos de caso, será desenvolvido pesquisas documentais — quando possível, e será utilizado metodologias qualitativas, dentre elas a realização de entrevistas com roteiros semiestruturados e métodos inclusivos (como mapeamento colaborativo e grupos focais quando for o caso). Também serão consultados especialistas, pesquisadores e outros profissionais que tem proximidade com a temática. Por fim, será realizado uma análise qualitativa do material coletado com a finalidade de publicar os resultados obtidos por meio de artigos acadêmicos, apresentação em eventos e em forma material didático a fim de integrar todas as informações sobre as ciências participativas aplicadas ao patrimônio cultural.

Indicadores, Metas e Resultados

Dentre as principais metas e resultados esperados, se busca desenvolver atividades de pesquisas sobre a prática de participação social na preservação do patrimônio cultural no Brasil, investigar juntamente com profissionais da área para compreender como a participação social poderia ser inserida na atuação do conservador-restaurador e coletar material midiático sobre essa participação social na preservação do patrimônio cultural.
O desenvolvimento deste projeto, busca aprofundar pesquisas já realizadas com esta temática mas essencialmente identificar diferentes parâmetros, modalidades e categorias participativas na preservação do patrimônio. O principal resultado esperado está pautado na propagação e na consolidação de uma corrente da teoria contemporânea da restauração. Por esse motivo, este projeto está dividido em quatro principais ações:
- Pesquisa sobre correntes contemporâneas da restauração: teóricos contemporâneos, quem são e o que defendem e demais referências.
- Pesquisa sobre estudos de caso/metodologias participativas na preservação do patrimônio cultural.
- Pesquisa sobre estudos de caso/metodologias participativas na restauração.
- A participação social na recuperação de bens culturais em casos de desastres físicos, naturais e em contextos de pós-guerra.
- Desenvolvimento de um manual/livro com diretrizes para a orientação da participação social na restauração do patrimônio.
Tendo isso em vista, este projeto busca trazer visibilidade para uma área pouco explorada na restauração: as teorias contemporâneas e, sobretudo, proporcionar aos alunos a realização de pesquisas acadêmicas, produções científicas e apresentação de trabalhos. Por fim, por meio desta pesquisa, se busca ampliar o diálogo com a comunidade ativa que participa da restauração do patrimônio cultural, a fim de compreender as ações que são desenvolvidas na prática e quais destas ações poderiam converter-se, aprimoradas e estruturadas em forma de metodologia e desta forma, ser aplicada em contextos de desastres naturais, físicos e de pós-guerra.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GABRIELA CAVALHEIRO RODRIGHIERO
JONAS DE ALMEIDA NEU
JOÃO VICTOR DOS SANTOS ROSSALES
JULIANA CAVALHEIRO RODRIGHIERO10

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