Nome do Projeto
Educação 5.0 na escola: Matemática para TODOS
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
10/06/2025 - 10/06/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
Este projeto tem como objetivo promover trocas formativas entre licenciandos da Matemática e mestrando do PPGEMAT da UFPEL com estudantes da educação básica por meio de práticas pedagógicas alinhadas a Educação 5.0. As ações envolvem o uso de tecnologias digitais, materiais concretos, jogos, problemas e metodologias ativas, alinhadas aos princípios da educação 5.0. Busca-se estimular o gosto pela matemática, valorizando sua importância no cotidiano e contribuindo para a melhoria da aprendizagem.

Objetivo Geral

Promover a troca de saberes e experiências entre estudantes da licenciatura em matemática e do PPGEMAT da UFPel e alunos da educação básica, por meio de práticas pedagógicas inovadoras que envolvem a matemática em contextos significativos e alinhadas aos princípios da Educação 5.0, estimulando o gosto pela matemática e a valorização de sua importância no mundo contemporâneo.

Justificativa

Vivemos em uma sociedade cada vez mais permeada pela matemática e pelas tecnologias. No entanto, os indicadores de aprendizagem evidenciam dificuldades persistentes nessa área, assim como uma grande resistência dos estudantes quanto ao seu valor e utilidade. Diante disso, torna-se necessário repensar as formas de ensinar e aprender matemática, aproximando-a do cotidiano e das tecnologias presentes na vida dos alunos.

Este projeto busca oferecer experiências diferenciadas de aprendizagem matemática, aliando recursos digitais — inclusive de inteligência artificial — ao uso ético, crítico e responsável da tecnologia, com atividades práticas e interativas. Ao dialogar com os princípios da educação 5.0, o projeto valoriza o protagonismo dos estudantes, o trabalho colaborativo e o desenvolvimento de competências para o século XXI.

Metodologia

O projeto está estruturado em três momentos principais:

a) Preparação (pré-ida à escola):
• Estudo e discussão sobre a escola parceira e suas especificidades.
• Planejamento das atividades matemáticas com base nos conteúdos e possibilidades do contexto escolar.
• Reflexões sobre a educação 5.0, tecnologias digitais, materiais concretos, jogos, problemas, metodologias ativas, entre outros.

b) Realização das atividades nas escolas:
• Abertura no espaço com acolhida e apresentação da proposta.
• Atividade inicial de alongamento e preparação do corpo e da mente, baseada em princípios da neurociência.
• Organização dos estudantes em grupos e participação em estações rotativas de atividades matemáticas, envolvendo tecnologias digitais, resolução de problemas, materiais concretos, desafios, jogos,...
• Encerramento com conversa coletiva e aplicação de instrumentos avaliativos para coleta de dados e percepções.

c) Sistematização e análise:
• Encontros de retorno para análise das experiências, dos dados coletados e discussão de possibilidades de melhoria.
• Produção de registros reflexivos e sistematizações que subsidiem novos encontros e ampliem o impacto formativo do projeto.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores:
• Número de escolas atendidas.
• Número de estudantes e professores envolvidos.
• Qualidade das atividades desenvolvidas (a partir de feedbacks).
• Nível de engajamento e interesse dos alunos nas atividades.
• Percepções dos professores das escolas sobre as ações realizadas.

Metas:
• Atender, ao longo dos quatro anos, ao menos 12 escolas da rede pública.
• Envolver anualmente 20 licenciandos e pós-graduandos da UFPEL.

Resultados esperados:
• Maior valorização da matemática entre os estudantes da educação básica.
• Ampliação da formação docente com experiências práticas de ensino.
• Fortalecimento do diálogo entre universidade e escola, promovendo práticas transformadoras no ensino da matemática.
• Produção de materiais didáticos e relatos de experiência a serem divulgados em eventos e publicações acadêmicas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRIELI EBLING FANKA DA CUNHA
BIANCA SCHULZ VARGAS
BRUNA VINHOLES LOPES
CARLA DENIZE OTT FELCHER2
ELLEN SHAIANE TREICHEL MULLER
FERNANDA POLLNOW STERN
GEZIEL PACHECO DE MEDEIROS
GLEISSON COUTO DE OLIVEIRA
HELENA DUARTE VILELA
HIAGO KRUGER ALVES
LAUREN ALVES DE LIMA
LEONARDO CORREA SABBADO
LETICIA BARROS DIAS SOARES
LUANA DE VARGAS CAVALHEIRO
MATHEUS NOGUEIRA LOPES
RAFAEL GUTERRES ORTIZ
THAIS MOREIRA DA SILVA DE MEDEIROS

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