Nome do Projeto
Educação 5.0 na escola: Matemática para TODOS
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
10/06/2025 - 10/06/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
Este projeto tem como objetivo promover trocas formativas entre licenciandos da Matemática e mestrando do PPGEMAT da UFPEL com estudantes da educação básica por meio de práticas pedagógicas alinhadas a Educação 5.0. As ações envolvem o uso de tecnologias digitais, materiais concretos, jogos, problemas e metodologias ativas, alinhadas aos princípios da educação 5.0. Busca-se estimular o gosto pela matemática, valorizando sua importância no cotidiano e contribuindo para a melhoria da aprendizagem.
Objetivo Geral
Promover a troca de saberes e experiências entre estudantes da licenciatura em matemática e do PPGEMAT da UFPel e alunos da educação básica, por meio de práticas pedagógicas inovadoras que envolvem a matemática em contextos significativos e alinhadas aos princípios da Educação 5.0, estimulando o gosto pela matemática e a valorização de sua importância no mundo contemporâneo.
Justificativa
Vivemos em uma sociedade cada vez mais permeada pela matemática e pelas tecnologias. No entanto, os indicadores de aprendizagem evidenciam dificuldades persistentes nessa área, assim como uma grande resistência dos estudantes quanto ao seu valor e utilidade. Diante disso, torna-se necessário repensar as formas de ensinar e aprender matemática, aproximando-a do cotidiano e das tecnologias presentes na vida dos alunos.
Este projeto busca oferecer experiências diferenciadas de aprendizagem matemática, aliando recursos digitais — inclusive de inteligência artificial — ao uso ético, crítico e responsável da tecnologia, com atividades práticas e interativas. Ao dialogar com os princípios da educação 5.0, o projeto valoriza o protagonismo dos estudantes, o trabalho colaborativo e o desenvolvimento de competências para o século XXI.
Este projeto busca oferecer experiências diferenciadas de aprendizagem matemática, aliando recursos digitais — inclusive de inteligência artificial — ao uso ético, crítico e responsável da tecnologia, com atividades práticas e interativas. Ao dialogar com os princípios da educação 5.0, o projeto valoriza o protagonismo dos estudantes, o trabalho colaborativo e o desenvolvimento de competências para o século XXI.
Metodologia
O projeto está estruturado em três momentos principais:
a) Preparação (pré-ida à escola):
• Estudo e discussão sobre a escola parceira e suas especificidades.
• Planejamento das atividades matemáticas com base nos conteúdos e possibilidades do contexto escolar.
• Reflexões sobre a educação 5.0, tecnologias digitais, materiais concretos, jogos, problemas, metodologias ativas, entre outros.
b) Realização das atividades nas escolas:
• Abertura no espaço com acolhida e apresentação da proposta.
• Atividade inicial de alongamento e preparação do corpo e da mente, baseada em princípios da neurociência.
• Organização dos estudantes em grupos e participação em estações rotativas de atividades matemáticas, envolvendo tecnologias digitais, resolução de problemas, materiais concretos, desafios, jogos,...
• Encerramento com conversa coletiva e aplicação de instrumentos avaliativos para coleta de dados e percepções.
c) Sistematização e análise:
• Encontros de retorno para análise das experiências, dos dados coletados e discussão de possibilidades de melhoria.
• Produção de registros reflexivos e sistematizações que subsidiem novos encontros e ampliem o impacto formativo do projeto.
a) Preparação (pré-ida à escola):
• Estudo e discussão sobre a escola parceira e suas especificidades.
• Planejamento das atividades matemáticas com base nos conteúdos e possibilidades do contexto escolar.
• Reflexões sobre a educação 5.0, tecnologias digitais, materiais concretos, jogos, problemas, metodologias ativas, entre outros.
b) Realização das atividades nas escolas:
• Abertura no espaço com acolhida e apresentação da proposta.
• Atividade inicial de alongamento e preparação do corpo e da mente, baseada em princípios da neurociência.
• Organização dos estudantes em grupos e participação em estações rotativas de atividades matemáticas, envolvendo tecnologias digitais, resolução de problemas, materiais concretos, desafios, jogos,...
• Encerramento com conversa coletiva e aplicação de instrumentos avaliativos para coleta de dados e percepções.
c) Sistematização e análise:
• Encontros de retorno para análise das experiências, dos dados coletados e discussão de possibilidades de melhoria.
• Produção de registros reflexivos e sistematizações que subsidiem novos encontros e ampliem o impacto formativo do projeto.
Indicadores, Metas e Resultados
Indicadores:
• Número de escolas atendidas.
• Número de estudantes e professores envolvidos.
• Qualidade das atividades desenvolvidas (a partir de feedbacks).
• Nível de engajamento e interesse dos alunos nas atividades.
• Percepções dos professores das escolas sobre as ações realizadas.
Metas:
• Atender, ao longo dos quatro anos, ao menos 12 escolas da rede pública.
• Envolver anualmente 20 licenciandos e pós-graduandos da UFPEL.
Resultados esperados:
• Maior valorização da matemática entre os estudantes da educação básica.
• Ampliação da formação docente com experiências práticas de ensino.
• Fortalecimento do diálogo entre universidade e escola, promovendo práticas transformadoras no ensino da matemática.
• Produção de materiais didáticos e relatos de experiência a serem divulgados em eventos e publicações acadêmicas.
• Número de escolas atendidas.
• Número de estudantes e professores envolvidos.
• Qualidade das atividades desenvolvidas (a partir de feedbacks).
• Nível de engajamento e interesse dos alunos nas atividades.
• Percepções dos professores das escolas sobre as ações realizadas.
Metas:
• Atender, ao longo dos quatro anos, ao menos 12 escolas da rede pública.
• Envolver anualmente 20 licenciandos e pós-graduandos da UFPEL.
Resultados esperados:
• Maior valorização da matemática entre os estudantes da educação básica.
• Ampliação da formação docente com experiências práticas de ensino.
• Fortalecimento do diálogo entre universidade e escola, promovendo práticas transformadoras no ensino da matemática.
• Produção de materiais didáticos e relatos de experiência a serem divulgados em eventos e publicações acadêmicas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDRIELI EBLING FANKA DA CUNHA | |||
BIANCA SCHULZ VARGAS | |||
BRUNA VINHOLES LOPES | |||
CARLA DENIZE OTT FELCHER | 2 | ||
ELLEN SHAIANE TREICHEL MULLER | |||
FERNANDA POLLNOW STERN | |||
GEZIEL PACHECO DE MEDEIROS | |||
GLEISSON COUTO DE OLIVEIRA | |||
HELENA DUARTE VILELA | |||
HIAGO KRUGER ALVES | |||
LAUREN ALVES DE LIMA | |||
LEONARDO CORREA SABBADO | |||
LETICIA BARROS DIAS SOARES | |||
LUANA DE VARGAS CAVALHEIRO | |||
MATHEUS NOGUEIRA LOPES | |||
RAFAEL GUTERRES ORTIZ | |||
THAIS MOREIRA DA SILVA DE MEDEIROS |