Nome do Projeto
Antocianinas: purificação de padrões analíticos e desenvolvimento de ingrediente funcional para alimentos
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/06/2025 - 31/05/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
As antocianinas são pigmentos fenólicos naturais com atividade biológica, destacando-se pelas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Essas propriedades explicam os efeitos biológicos relatados para essas substâncias, como atividades antidiabéticas, inibição do risco de desenvolvimento de células tumorais, prevenção de doenças cardiovasculares e efeitos neuroprotetores, entre outros. Tendo em vista a alta funcionalidade de tais compostos, existem dois desafios latentes: o primeiro é a dificuldade de identificação e quantificação das diversas antocianinas presentes nas matrizes naturais, o que ocorre devido ao alto custo dos padrões analíticos e/ou à falta de disponibilidade comercial dos mesmos. Tais obstáculos também resultam na dificuldade de realizar estudos mais aprofundados sobre novas fontes e sobre os efeitos biológicos individuais das diferentes antocianinas. O segundo desafio, tão importante quanto, é que a disponibilidade natural de antocianinas é limitada a alguns alimentos, os quais nem sempre estão disponíveis para a população devido a razões de sazonalidade, condições edafoclimáticas ou ao baixo poder aquisitivo dos consumidores. Assim, o objetivo deste projeto é selecionar cinco matrizes vegetais de baixo custo (inclusive resíduos), com ampla disponibilidade ambiental, elevada concentração e variedade de antocianinas, e empregá-las no desenvolvimento de métodos para purificar padrões analíticos de antocianinas, além de otimizar as condições de extração e encapsulamento para a obtenção de um aditivo alimentar com ampla variedade de antocianinas, a ser aplicado tecnologicamente em alimentos. Para tanto, o projeto será desenvolvido em dois estudos: (1) a partir de uma extração exaustiva das antocianinas das matrizes, desenvolver e otimizar um ou mais métodos para purificar o máximo possível de padrões analíticos individuais de antocianinas (como cianidina-3-glicosídeo, cianidina-3-rutinosídeo, peonidina-3-O-glucosídeo-5-O-glucosídeo, malvidina 3,5-diglucosídeo, pelargonidina-3-O-glucosídeo, ternantinas e outras), por cromatografia líquida de alta eficiência semi-preparativa; (2) otimizar um método de extração verde, a partir das mesmas matrizes, para obter um aditivo alimentar com a máxima concentração e variedade de antocianinas, estabilizado por microencapsulamento, para ser incorporado tecnologicamente em produtos alimentícios. Como resultados, esperamos gerar métodos de baixo custo para obtenção de padrões analíticos, o que, por consequência, impulsionará as pesquisas na área, e obter um aditivo natural, estável, para ser incorporado em alimentos, aumentando significativamente a qualidade funcional da dieta humana por meio da maior quantidade e disponibilidade de alimentos enriquecidos com antocianinas.

Objetivo Geral

O objetivo principal consiste em purificar padrões analíticos de antocianinas a partir de diferentes fontes vegetais e produzir um ingrediente funcional com alta concentração de antocianinas, estabilizado por encapsulamento, para aplicação em alimentos.

Justificativa

O aumento crescente do índice de pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, como colesterol e diabetes, e sua correlação com doenças cardiovasculares tem impulsionado diversos estudos científicos. Paralelamente, a investigação dos processos de oxidação celular, com seus respectivos danos que podem levar a diversos tipos de doenças, como o câncer, também recebe atenção especial de grupos de pesquisa há anos.
Os custos anuais do setor de saúde, só com as doenças cardiovasculares em 22 países (distribuídos na América do Norte, América do Sul, Europa, Oriente Médio, Leste Asiático e Pacífico), por paciente, variou de Int$2809 a Int$131,218. Segundo os Arquivos Brasileiros de Cardiologia de 2023, estima-se que o custo do Sistema Único de Saúde com procedimentos cardiovasculares corresponde a mais de R$ 1 bilhão/ano.
Inúmeros avanços já foram relatados, e há consenso entre os órgãos mundiais de saúde sobre a relação entre a redução da incidência de tais doenças e a ingestão de alimentos saudáveis.

Metodologia

O projeto será desenvolvido em duas frentes de pesquisa: A primeira etapa consistirá na obtenção dos extratos, seguida pelo desenvolvimento e otimização do método de separação. Em seguida, será realizada a identificação das frações coletadas, que serão liofilizadas e utilizadas para quantificação. A segunda frente envolverá a otimização da produção do aditivo por meio do blend de, no mínimo, 10 antocianinas, que serão encapsuladas e incorporadas em um criogel. Os compostos serão identificados e quantificados por HPLC, sendo posteriormente utilizados como aditivo alimentar em uma aplicação tecnológica específica.

Indicadores, Metas e Resultados

Redação de artigos científicos e pedidos de patentes a partir da obtenção dos padrões analíticos e de sua aplicação tecnológica.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA DILLENBURG MEINHART2
ALEXANDRA LIZANDRA GOMES ROSAS
HELENA TEIXEIRA GODOY
LUIS EDUARDO SILVA NASCIMENTO3

Página gerada em 24/07/2025 21:24:32 (consulta levou 0.123960s)