Nome do Projeto
Literatura do 1º ao 5º
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/08/2025 - 01/10/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O projeto vai ao encontro da perspectiva de docentes do Centro de Ciências Sócio-Organizacionais, Maria da Graça e Fabiano, sobre a responsabilidade e oportunidade que a universidade pública tem de alargamento e aprofundamento do conhecimento e suas pluralidades no contexto universitário.
Nesse sentido, a proposta prevê a inserção de obras literárias em disciplinas do primeiro ao quinto semestre do Curso de Administração, vespertino e noturno, sendo os professores de cada semestre convidados a trabalharem com a leitura de modo transversal em sua disciplina. Assim, ao final do quinto semestre, os estudantes terão acumulado a experiência de leitura e discussão de, no mínimo, cinco livros, em um ambiente seguro, acolhedor e participativo.
Objetivo Geral
Promover a formação crítica, ética e sensível dos estudantes de Administração por meio da leitura sistemática de obras literárias, estimulando o pensamento reflexivo, a ampliação do repertório cultural e a capacidade de compreender a complexidade das relações humanas, sociais e organizacionais na sociedade contemporânea para além dos manuais técnicos.
Nossa perspectiva é propiciar uma formação humanística, compatível com o contexto global, que leve em consideração, além dos aspectos econômicos, os aspectos social e cultural, desenvolvendo uma capacidade de expandir o pensar dentro dos princípios de justiça, igualdade, inclusão, pensamento crítico e pluralidade.
Nossa perspectiva é propiciar uma formação humanística, compatível com o contexto global, que leve em consideração, além dos aspectos econômicos, os aspectos social e cultural, desenvolvendo uma capacidade de expandir o pensar dentro dos princípios de justiça, igualdade, inclusão, pensamento crítico e pluralidade.
Justificativa
A formação em Administração, muitas vezes centrada em conteúdos técnicos e instrumentais, tende a priorizar modelos de gestão, eficiência e resultados mensuráveis, em detrimento da reflexão crítica sobre as dimensões humanas, sociais, éticas e subjetivas que atravessam o mundo do trabalho e das organizações. Nesse contexto, a introdução de obras literárias no percurso formativo dos estudantes surge como um gesto pedagógico potente: amplia o horizonte de pensamento, estimula a empatia e convida à escuta de vozes diversas — muitas vezes silenciadas nos currículos tradicionais.
A literatura, ao lidar com conflitos, afetos, desigualdades, contradições e narrativas de diferentes contextos, oferece um espaço simbólico fértil para o exercício da interpretação, da dúvida, da imaginação e da sensibilidade — competências essenciais para profissionais comprometidos com práticas mais inclusivas, conscientes e transformadoras. Além disso, ao promover a leitura coletiva e o diálogo entre diferentes perspectivas, o projeto contribui para a construção de uma universidade mais plural, crítica e conectada com os desafios do presente.
Por essas razões, o projeto propõe a leitura sistemática de obras literárias ao longo do curso de graduação em Administração, como uma estratégia de formação integral que complemente os saberes técnicos com experiências estéticas e reflexivas de profundo valor formativo.
A literatura, ao lidar com conflitos, afetos, desigualdades, contradições e narrativas de diferentes contextos, oferece um espaço simbólico fértil para o exercício da interpretação, da dúvida, da imaginação e da sensibilidade — competências essenciais para profissionais comprometidos com práticas mais inclusivas, conscientes e transformadoras. Além disso, ao promover a leitura coletiva e o diálogo entre diferentes perspectivas, o projeto contribui para a construção de uma universidade mais plural, crítica e conectada com os desafios do presente.
Por essas razões, o projeto propõe a leitura sistemática de obras literárias ao longo do curso de graduação em Administração, como uma estratégia de formação integral que complemente os saberes técnicos com experiências estéticas e reflexivas de profundo valor formativo.
Metodologia
O projeto propõe a leitura e discussão de, ao menos, uma obra literária por semestre (1º ao 5°) em disciplinas do Curso de Administração (vespertino e noturno).
Para isso, professores que ministram disciplinas nesses períodos serão convidados a incluir a obra literária no percurso da disciplina, promovendo atividades relacionadas ao livro, que será disponibilizado aos estudantes em PDF ou cópia física.
Para além das atividades sobre o livro realizadas pelos docentes em sala de aula, o projeto prevê a realização de encontros semestrais, por semestre de curso, para discussão coletiva da obra. Os encontros objetivam promover o debate, aos moldes de um clube de leitura.
O projeto também propõe que estudantes possam propor títulos para serem debatidos nos grupos.
Os demais semestres do curso (6° ao 8°), considerando os componentes curriculares e suas exigências acadêmicas aos estudantes, não serão incluídos no projeto.
As etapas serão assim programadas: a) divulgação e sensibilização dos docentes para participarem; b) escolha e distribuição da obra por semestre; c) realização de debates coletivos; d) assessoria às atividades docentes em sala de aula.
Para isso, professores que ministram disciplinas nesses períodos serão convidados a incluir a obra literária no percurso da disciplina, promovendo atividades relacionadas ao livro, que será disponibilizado aos estudantes em PDF ou cópia física.
Para além das atividades sobre o livro realizadas pelos docentes em sala de aula, o projeto prevê a realização de encontros semestrais, por semestre de curso, para discussão coletiva da obra. Os encontros objetivam promover o debate, aos moldes de um clube de leitura.
O projeto também propõe que estudantes possam propor títulos para serem debatidos nos grupos.
Os demais semestres do curso (6° ao 8°), considerando os componentes curriculares e suas exigências acadêmicas aos estudantes, não serão incluídos no projeto.
As etapas serão assim programadas: a) divulgação e sensibilização dos docentes para participarem; b) escolha e distribuição da obra por semestre; c) realização de debates coletivos; d) assessoria às atividades docentes em sala de aula.
Indicadores, Metas e Resultados
Indicadores: número de alunos, por semestre, vinculados ao projeto;
Metas: que 20% dos alunos de cada semestre participem do projeto; e,
Resultados: a cada semestre a leitura de um livro e, ao final da graduação, cinco livros sejam lidos.
Metas: que 20% dos alunos de cada semestre participem do projeto; e,
Resultados: a cada semestre a leitura de um livro e, ao final da graduação, cinco livros sejam lidos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CAROLINE CASALI | 3 | ||
ERICA BEATRIZ HARTWIG | |||
FABIANO MILANO FRITZEN | 7 | ||
FRANCIELLE MOLON DA SILVA | 1 | ||
FRANCINE PINTO DA SILVA JOSEPH | 1 | ||
JANINE PINZ | |||
LUCIANA FLORENTINO NOVO | 1 | ||
MARIA DA GRACA SARAIVA NOGUEIRA | 7 |