Nome do Projeto
Percepção das experiencias de co-criação em museus da cidade de Pelotas - RS
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
15/07/2025 - 15/07/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar a percepção das experiências de co-criação nos museus da cidade de Pelotas, Brasil, a partir da perspectiva de estudantes do curso de Hotelaria da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), matriculados na disciplina de Lazer e Recreação. A co-criação no contexto museológico refere-se ao envolvimento ativo dos visitantes na construção de experiências culturais, permitindo que eles se tornem participantes ativos na produção de conhecimento e significado dentro do espaço museal. A metodologia adotada será qualitativa, combinando observação participativa, dos pesquisadores e aplicação de questionários semiestruturados, aos estudantes. A observação participativa permitirá que os pesquisadores acompanhem de forma imersiva a interação dos estudantes com as atividades de co-criação oferecidas pelos museus, permitindo uma análise mais profunda sobre os comportamentos e as percepções dos participantes. Além disso, os questionários serão aplicados aos alunos do curso de Hotelaria da UFPel, que, ao vivenciarem as experiências de co-criação, terão a oportunidade de relatar suas opiniões, sentimentos e reflexões sobre a prática. Os dados qualitativos obtidos serão analisados por meio da análise de conteúdo, permitindo identificar padrões, emoções e significados atribuídos pelos participantes às experiências de co-criação. Os principais objetivos do estudo são: (i) identificar as percepções dos estudantes de Hotelaria sobre as experiências de co-criação nos museus da cidade de Pelotas; (ii) compreender como essas experiências influenciam a formação de significados culturais e turísticos; e (iii) analisar o potencial das práticas de co-criação para a promoção de uma maior interação entre o público e as instituições museológicas, contribuindo para a dinamização do turismo cultural na cidade. Os resultados esperados incluem uma compreensão detalhada sobre o impacto das experiências de co-criação na percepção dos visitantes, especialmente em relação à valorização cultural e à construção do turismo sustentável. Além disso, espera-se que o estudo revele como a prática de co-criação pode transformar a visitação aos museus em uma experiência mais significativa, tanto para os alunos quanto para o público em geral, além de gerar insights valiosos para os profissionais da área de turismo e lazer sobre como integrar as práticas culturais no desenvolvimento de novos produtos e serviços turísticos. Este estudo visa contribuir para o entendimento do papel dos museus como espaços de construção coletiva de conhecimento, ao mesmo tempo em que oferece subsídios para a criação de novas abordagens pedagógicas no ensino de lazer e recreação, além de fortalecer o vínculo entre as instituições culturais e as comunidades locais

Objetivo Geral

Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar a percepção das experiências de co-criação nos museus da cidade de Pelotas, Brasil, a partir da perspectiva de estudantes do curso de Hotelaria da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), matriculados na disciplina de Lazer e Recreação.

Justificativa

O desenvolvimento de projetos de pesquisa sobre experiências de co-criação nos museus é fundamental para ampliar a compreensão sobre como o público interage e se relaciona com o patrimônio cultural de forma mais ativa e participativa. Nos últimos anos, os museus têm passado por uma transformação significativa, deixando de ser apenas espaços de exposição passiva para se tornarem locais de vivências interativas, onde o público tem um papel ativo na criação de significado e na construção de conhecimento. Esse movimento, conhecido como co-criação, promove uma experiência mais imersiva e personalizada, estabelecendo uma conexão mais profunda entre os visitantes e as narrativas culturais.

Apesar de o conceito de co-criação estar se expandindo em diferentes áreas da cultura e do turismo, poucos estudos se dedicam a compreender as especificidades dessa prática no contexto dos museus de cidades de médio porte como Pelotas, que possui um rico patrimônio cultural, mas que ainda enfrenta desafios no que diz respeito à dinamização de suas atrações turísticas. A cidade, com sua história e diversidade cultural, apresenta um cenário propício para a implementação de práticas inovadoras de engajamento do público, principalmente no que se refere ao envolvimento dos visitantes no processo de construção de suas próprias experiências.

A realização dessa pesquisa se justifica pela necessidade de entender como as experiências de co-criação podem contribuir para a oferta de uma visitação mais significativa e satisfatória, especialmente no contexto do turismo cultural. Além disso, os museus podem ser vistos como agentes de transformação no desenvolvimento do turismo sustentável, sendo fundamentais para a promoção de uma vivência cultural enriquecedora e para a fidelização do público, aspecto cada vez mais valorizado no setor. Nesse sentido, a investigação da percepção dos alunos do curso de Hotelaria da UFPel sobre essas experiências pode fornecer informações valiosas sobre as expectativas e o comportamento de um público jovem e em formação, com forte potencial para atuar no setor de turismo e lazer.

Esse estudo também preenche uma lacuna na literatura ao abordar a co-criação de forma prática, diretamente vinculada à experiência de um grupo de estudantes em uma cidade com um perfil cultural distinto. A análise das percepções desses alunos poderá não apenas contribuir para a melhoria das práticas museológicas, mas também fornecer subsídios para os profissionais do setor de turismo e lazer no desenvolvimento de novas abordagens para engajar visitantes, melhorar a qualidade das experiências oferecidas e fortalecer o vínculo entre os museus e as comunidades locais.

Por fim, a pesquisa contribui para o desenvolvimento do campo acadêmico, especialmente nas áreas de lazer, turismo e gestão cultural, ao propor uma abordagem que integra o ensino acadêmico, a prática cultural e as novas demandas do mercado de turismo e entretenimento. Ao investigar a co-criação nos museus, este projeto também se alinha às tendências atuais de valorização de práticas culturais inovadoras, colocando Pelotas como um exemplo relevante de cidade que investe na interação e no protagonismo do público como forma de enriquecer a experiência museológica e cultural.

Metodologia

A metodologia adotada será qualitativa, combinando observação participativa e aplicação de questionários semiestruturados. A observação participativa permitirá que a pesquisadora acompanhe de forma imersiva a interação dos estudantes com as atividades de co-criação oferecidas pelos museus, permitindo uma análise mais profunda sobre os comportamentos e as percepções dos participantes. Além disso, os questionários serão aplicados aos alunos do curso de Hotelaria da UFPel, que, ao vivenciarem as experiências de co-criação, terão a oportunidade de relatar suas opiniões, sentimentos e reflexões sobre a prática. Os dados qualitativos obtidos serão analisados por meio da análise de conteúdo, permitindo identificar padrões, emoções e significados atribuídos pelos participantes às experiências de co-criação.

Indicadores, Metas e Resultados

Os resultados esperados incluem uma compreensão detalhada sobre o impacto das experiências de co-criação na percepção dos visitantes, especialmente em relação à valorização cultural, à construção do turismo sustentável e ao potencial de transformação da visitação aos museus em uma experiência mais significativa. O estudo poderá despertar o conceito e a importância da oferta de experiências co-criativas como estratégia para a obtenção de experiências memoráveis, proporcionando maior satisfação e fidelização dos visitantes. Espera-se também que a pesquisa revele como essas práticas podem aumentar o engajamento do público, estimulando uma relação mais duradoura e significativa com as instituições museológicas. Além disso, o estudo poderá gerar insights valiosos para os profissionais da área de turismo e lazer sobre como integrar essas abordagens no desenvolvimento de novos produtos e serviços turísticos, fortalecendo a conexão entre as comunidades locais e o patrimônio cultural.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADALBERTO DOS SANTOS JUNIOR36
CLAUDIA CRISTINA PEREIRA DE CARVALHO
FLAVIA BEATRIZ GOULARTE BRASIL DIAS
JULIANA AMARAL CAMPELO
MICHEL CONSTANTINO FIGUEIRA12
PRISCILA VASCONCELLOS CHIATTONE30

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