Nome do Projeto
DACaRS - Diagnóstico e Acompanhamento de lesões de Cárie e Restaurações com Scanner
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
20/06/2025 - 20/06/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A Odontologia, enquanto ciência, evolui constantemente, e, portanto, novos conhecimentos e tecnologias devem ser incorporados no ensino, pesquisa e extensão nos ambientes acadêmicos. Assim, proporcionar aos estudantes de graduação e pós-graduação do curso de Odontologia a oportunidade de conhecer e desenvolver atividades com novas ferramentas com potencial de uso na rotina clínica e em pesquisa odontológica é essencial. A avaliação das superfícies dentárias, incluindo o diagnóstico de lesões de cárie e avaliação de restaurações dentárias é realizado através do exame clínico visual-tátil, podendo ser associado a exames complementares, como radiografias. Entretanto, a utilização de imagens obtidas com scanner intraoral 3D pode ser uma alternativa para avaliação visual das superfícies, com potencial para ser utilizado como ferramenta diagnóstica de lesões de cárie e avaliação qualitativa de características das restaurações, com a possibilidade do monitoramento das condições dentárias e tecidos adjacentes com novos registros de imagem do longo do tempo. Desta forma, o objetivo principal deste projeto é oportunizar aos discentes o contato com esta tecnologia, desenvolvendo atividades educativas, materiais didáticos e futuras ações de pesquisa para explorar o uso do scanner intraoral 3D como ferramenta em cariologia e dentística. Os materiais desenvolvidos serão utilizados em disciplinas da Faculdade de Odontologia, com intuito de melhor ilustrar situações clínicas quando os estudantes ainda não estão em disciplinas clínicas.
Objetivo Geral
Oportunizar aos discentes o contato o scanner intraoral 3D, desenvolver atividades educativas e materiais didáticos, desenvolver ações para explorar o uso do scanner intraoral 3D como ferramenta de ensino e pesquisa em cariologia e dentística.
Justificativa
O diagnóstico clínico visual-tátil, embora seja o método padrão-ouro para avaliação de superfícies dentárias, apresenta limitações significativas quando se trata de acompanhamento longitudinal. Isso ocorre porque o exame é realizado pontualmente, e não há possibilidade de reavaliação direta da condição inicial para comparação em consultas futuras. Assim, a evolução das condições dentárias, como o estadiamento de lesões de cárie, bem como das características clínicas das restaurações, é apenas verificada em registros prévios com os códigos atribuídos (critérios) ou descrições realizadas no momento do exame. Neste sentido, o registro com fotografias de alta qualidade podem facilitar a visualização e acompanhamentos futuros. No entanto, a realização de registros fotográficos demanda um tempo adicional considerável de consulta, pois muitas vezes são necessárias várias imagens fotográficas com perspectivas distintas dos dentes avaliados, e diversos dentes por paciente. Estas variáveis podem limitar seu uso na rotina clínica e em pesquisas clínicas longitudinais. Além disso, a reprodutibilidade posterior da imagem é desafiadora, pois modificações no campo de visão, ângulo de aquisição, duração da exposição da câmera e variabilidade nas condições de luz e cor podem influenciar as características da superfície observada, e consequentemente, seu diagnóstico. A obtenção de imagens tridimensionais (3D) de todas as superfícies dentárias e tecidos adjacentes, em um único escaneamento, pode otimizar a organização da documentação e o tempo dispendido no registro, além de facilitar a realização de avaliações posteriores. Este tipo imagem pode servir como parte de triagem remota de pacientes, além de auxiliar no diagnóstico multidisciplinar entre os dentistas de diferentes especialidades. Estudos recentes demonstraram que a alta resolução da imagem 3D e cor aproximada do dente são adequadas para avaliação das estruturas dentárias por meio de tela digital. O uso desta ferramenta, que apresenta vários potenciais de aplicação, ainda não é disponibilizado nas atividades curriculares de ensino na Faculdade de Odontologia, devido a limitações de recursos para uso curricular. Assim, a aprendizagem do uso desta tecnologia na prática, explorando suas aplicações em avaliações e acompanhamentos odontológicos, é oportuna para o desenvolvimento de habilidades adicionais aos discentes, além da utilização das imagens como material didático em disciplinas da Faculdade de Odontologia.
Metodologia
O projeto será realizado na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Grupos de estudo serão formados para que os discentes se apropriem das aplicações desta ferramenta, em atividades de seminários, com apresentação e discussão de artigos. Os diferentes critérios de diagnóstico visual (ICDAS, CARS, FDI) serão apresentados e discutidos. Haverá atividades teóricas e demonstração prática, para treinamento do uso do scanner intraoral (Medit i600, Medit Corp, Seoul, Republic of Korea) e do software livre (Medit Link). Após esta fase, na prática, os estudantes realizarão exames clínicos e escaneamentos intraorais. Finalizada esta etapa, as imagens obtidas com o scanner serão apresentadas para a avaliação de diagnóstico das superfícies dentárias, em relação a cárie e restaurações dentárias, de acordo com os critérios abordados. Após, serão confrontadas as avaliações clínicas versus as avaliações realizadas na imagem do escaneamento. Discussões e análises serão realizadas para verificar a concordância entre as avaliações. Com as imagens obtidas, os discentes, em grupos, irão desenvolver materiais didáticos ilustrativos sobre o estadiamento das lesões de cárie e das características de restaurações que não requerem intervenção e que requerem alguma intervenção (de acordo com cada critério). Estes materiais serão utilizados em disciplinas correlatas da Faculdade de Odontologia para verificar se os critérios estão adequadamente ilustrados com as imagens obtidas pelo scanner intraoral, de acordo com a avaliação da percepção dos estudantes.
Indicadores, Metas e Resultados
Indicadores quantitativos - número imagens geradas de acordo com os critérios para avaliar lesões de cárie e restaurações (ICDAS, CARS, FDI) para ilustrar adequadamente as diferentes situações. Indicadores qualitativos – percepção sobre os materiais didáticos por estudantes matriculados em disciplinas como Cariologia / Semiologia / Dentística pré-clínica. Metas – obtenção de imagens de ótima qualidade para ilustração dos critérios ICDAS 0 a 5; CARS 0 a 5; FDI 1 a 5 das Propriedades Funcionais, Propriedades Biológicas e Propriedade Estéticas. Resultados esperados – produção de material didático; reporte em encontros ou congressos. Novos projetos ou ações em pesquisa ou extensão a partir deste projeto.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANELISE FERNANDES MONTAGNER | 2 | ||
DANIELA HAUBMAN PEREIRA | |||
DYULIA GAUTERIO DE LEMOS | |||
FRANCOISE HELENE VAN DE SANDE LEITE | 3 | ||
JULIA MARRONI DA ROSA | |||
MARCOS BRITTO CORREA | 1 | ||
SARAH ARANGUREM KARAM | |||
TACIANE BUENO MELO |