Nome do Projeto
Curso de musicalização para professoras da Educação Infantil
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
07/05/2018 - 15/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Música
Resumo
O presente projeto envolve a realização de oficinas de violão e de musicalização para professoras de Educação Infantil da rede municipal de ensino do município de Rio Grande/RS. A meta é atingir entre 120 e 150 professoras das 15 escolas de Educação Infantil do município. O curso será realizado em local próprio para a atividade e terá a carga horária de 20h divididas em oito encontros de 2h cada mais 4h de atividades complementares. O conteúdo do curso consiste em aulas coletivas básicas de teoria e prática de violão como instrumento acompanhador de canções folclóricas e infantis e noções básicas de musicalização e educação musical.
Objetivo Geral
Oferecer formação musical e pedagógico-musical para professoras uni-docentes da Educação Infantil através de oficinas de musicalização e de aulas de violão como instrumento acompanhador de canções folclóricas e infantis.
Justificativa
A formação estética-cultural é parte integrante da Educação Básica. Em relação à inclusão da música nessa formação, ela está amparada na Lei 11.769/2008, que torna obrigatória a oferta de educação musical com especialista na área ou não. Já o parecer 07/2010, que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, atribui ao professor regente de classe (professor uni docente) o trabalho com o conteúdo curricular Arte, na ausência de professor especialista na área. Além do exposto, a Resolução Nº 2, de 10 de maio de 2016 orienta:
§ 2º Compete às Secretarias de Educação:
II - promover cursos de formação continuada sobre o ensino de Música para professores das redes de escolas da Educação Básica;
§ 2º Compete às Secretarias de Educação:
II - promover cursos de formação continuada sobre o ensino de Música para professores das redes de escolas da Educação Básica;
Metodologia
Serão oferecidos oito encontros de 2h cada um, totalizando 16h de curso presencial, envolvendo atividades de percepção, apreciação, composição e performance musical, com ênfase nas canções folclóricas brasileiras e de outros países, mais 4h de atividades complementares (ensaios, pesquisas). Nestes encontros, serão ministrados conteúdos de formação musical das professoras, bem como formação pedagógico-musical com ênfase em atividades de musicalização e noções básicas de teoria e prática instrumental de violão enquanto instrumento acompanhador de canções.
Indicadores, Metas e Resultados
120 a 150 professoras da Educação Infantil da Rede Municipal de Rio Grande com condições de inserir conteúdos pedagógico-musicais em seus planejamentos, tendo o violão como instrumento acompanhador de canções.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AMANDA DA SILVEIRA RIBEIRO | |||
EDSON PONICK | 14 | ||
FRANCO FARIAS OLIVEIRA | |||
JULIANA DANIEL RIBEIRO | |||
MAURO ATKINSON DE LIMA SOARES | |||
ROBERTA DOMINGUES MACHADO | |||
TAMARA INSAURIAGA BUENO | |||
TOMÁS PAIM COSTA | |||
VANUSA ANDARA BISPO DOS SANTOS |