Nome do Projeto
Curso de musicalização para professoras da Educação Infantil
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
07/05/2018 - 15/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Música
Resumo
O presente projeto envolve a realização de oficinas de violão e de musicalização para professoras de Educação Infantil da rede municipal de ensino do município de Rio Grande/RS. A meta é atingir entre 120 e 150 professoras das 15 escolas de Educação Infantil do município. O curso será realizado em local próprio para a atividade e terá a carga horária de 20h divididas em oito encontros de 2h cada mais 4h de atividades complementares. O conteúdo do curso consiste em aulas coletivas básicas de teoria e prática de violão como instrumento acompanhador de canções folclóricas e infantis e noções básicas de musicalização e educação musical.

Objetivo Geral

Oferecer formação musical e pedagógico-musical para professoras uni-docentes da Educação Infantil através de oficinas de musicalização e de aulas de violão como instrumento acompanhador de canções folclóricas e infantis.

Justificativa

A formação estética-cultural é parte integrante da Educação Básica. Em relação à inclusão da música nessa formação, ela está amparada na Lei 11.769/2008, que torna obrigatória a oferta de educação musical com especialista na área ou não. Já o parecer 07/2010, que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, atribui ao professor regente de classe (professor uni docente) o trabalho com o conteúdo curricular Arte, na ausência de professor especialista na área. Além do exposto, a Resolução Nº 2, de 10 de maio de 2016 orienta:
§ 2º Compete às Secretarias de Educação:
II - promover cursos de formação continuada sobre o ensino de Música para professores das redes de escolas da Educação Básica;

Metodologia

Serão oferecidos oito encontros de 2h cada um, totalizando 16h de curso presencial, envolvendo atividades de percepção, apreciação, composição e performance musical, com ênfase nas canções folclóricas brasileiras e de outros países, mais 4h de atividades complementares (ensaios, pesquisas). Nestes encontros, serão ministrados conteúdos de formação musical das professoras, bem como formação pedagógico-musical com ênfase em atividades de musicalização e noções básicas de teoria e prática instrumental de violão enquanto instrumento acompanhador de canções.

Indicadores, Metas e Resultados

120 a 150 professoras da Educação Infantil da Rede Municipal de Rio Grande com condições de inserir conteúdos pedagógico-musicais em seus planejamentos, tendo o violão como instrumento acompanhador de canções.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA DA SILVEIRA RIBEIRO
EDSON PONICK14
FRANCO FARIAS OLIVEIRA
JULIANA DANIEL RIBEIRO
MAURO ATKINSON DE LIMA SOARES
Roberta Domingues Machado
TAMARA INSAURIAGA BUENO
TOMÁS PAIM COSTA
VANUSA ANDARA BISPO DOS SANTOS

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