Nome do Projeto
A cena musical pelotense: um universo de mundos artísticos
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/07/2025 - 30/06/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O projeto de pesquisa que se apresenta está direcionado ao estudo da cena musical pelotense. Um primeiro mapeamento na cidade mostra que existe uma conjunto de expressões musicais novas e antigas. Dentre as diversas expressões artísticas no âmbito da música encontramos desde grupos mais consolidados, festivais anuais, grupo antigos e recentes, movimentos culturais caracterizados por uma postura de resistência, movimentos que buscam conservar uma determinada identidade musical, grupos que estão mais integrados dentro da cena musical, novas expressões independentes, grupos que se valem da contribuição de aderentes para sua manutenção, outros que concorrem a editas públicos para obter recursos, etc. Nessa variedade de expressões encontramos grupos como a "Sociedade Pelotense de Música pela Música", "Sofá na rua", a música tradicional gaúcha, o movimento de chorinho e o movimento do samba, o movimento do rock, o "Sul Universal", etc. O projeto procura fazer uma descrição precisa das diferentes expressões musicas, tratando de retratar quais são as características principais desses universos artísticos, tornando visível tanto a existência de diálogos, confrontos ou cruzamentos entre eles quanto o grau em que conseguem se estabelecer no espaço social.
Objetivo Geral
Realizar um mapeamento dos diferentes universos artísticos da cidade, tratando de estabelecer em que medida existem diálogos, entrecruzamentos ou disputas entre eles.
Justificativa
A cidade de Pelotas conta uma significativa diversidade musical na região de Rio Grande do Sul. Ela recebe influências do que é conhecido como música tradicional gaúcha, mas não se reduz a este estilo musical, embora possa ser uma imagem que esteja presente no imaginário social fora do estado. Essas influências são dadas pela proximidade territorial com países de língua hispana, notadamente Uruguai e Argentina bem como por toda a tradição local da música tradicional gaúcha e da música brasileira em geral. Diferentes expressões musicais se observam na cidade tais como samba, chorinho, música pré-bossa nova, bossa nova, rock, hip hop, etc. Existem também na cidade atividades musicais que ocorrem periodicamente durante o ano, como o "Sofá na Rua", expressão de música independente, cujo evento principal tende a realizar-se uma vez por mês; bem como outras realizadas, por exemplo, por grupos de chorinho ou de samba que ocorrem de forma continua. Tais atividades mobilizam milhares de pessoas na cidade, significando um forte movimento de ação coletiva, que não tem sido estudado pelas ciências sociais em geral nem pela sociologia e que precisa se constituir em um objeto de estudo.
Metodologia
Esta pesquisa será realizada a partir de uma abordagem etnográfica, pois é apropriada para pesquisar um objeto de estudo pouco conhecido, como é o caso das expressões musicais na cidade. Em uma primeira etapa serão selecionadas algumas delas, tais como tais como "A Sociedade Pelotense de Música pela Música", "Sofá na rua", o movimento do samba e de chorinho, entre outras. Nos primeiros meses de desenvolvimento do projeto, algumas delas serão selecionadas para constituir o campo empírico. Temos três condições para constituir uma etnografia: um universo de interconhecimento (as pessoas se conhecem entre elas), a longa duração e a reflexividade do pesquisador. Estas condições podem ser realizadas na pesquisa proposta. Na abordagem metodológica etnográfica, utilizaremos como técnicas principais de pesquisa as seguintes: observação, análises de documentos produzidos ou não pelos atores que fazem parte de uma expressão musical, e entrevistas individuais e grupais.
Indicadores, Metas e Resultados
Mapeamento de movimentos/expressões musicais na cidade.
Participação transversal de indivíduos em diversos movimentos.
Aproximação/distanciamento entre os diferentes movimentos.
Indicadores de Género, raça, classe e idade dos consumidores das diversas expressões musicais.
Carácter local das expressões musicais e/ou redes regionais, nacionais ou internacionais.
Expressões musicais centradas no género musical ou com objetivos extramusicais, como por exemplo, de resistência cultural.
Participação transversal de indivíduos em diversos movimentos.
Aproximação/distanciamento entre os diferentes movimentos.
Indicadores de Género, raça, classe e idade dos consumidores das diversas expressões musicais.
Carácter local das expressões musicais e/ou redes regionais, nacionais ou internacionais.
Expressões musicais centradas no género musical ou com objetivos extramusicais, como por exemplo, de resistência cultural.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
FRANTZSO PIERRE | |||
JAIR JOSE GAUNA QUIROZ | |||
PAOLA MARLEN CHAVES GONÇALVES | |||
PEDRO ALCIDES ROBERTT NIZ | 4 | ||
PEDRO HENRIQUE GUATURA DARLAN | |||
TAINÁ CARDOZO DE OLIVEIRA | |||
TIAGO LARROSA FREITAS | |||
Umaro Seidi |