Nome do Projeto
Exercícios aquáticos combinados com tarefas cognitivas para idosos: um ensaio clínico randomizado
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
16/08/2025 - 30/09/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O envelhecimento é acompanhado por declínios nas funções físicas e cognitivas, que comprometem a independência e qualidade de vida dos idosos. Por outro lado, a prática regular de exercícios físicos pode minimizar tais efeitos deletérios, promovendo um envelhecimento saudável. O ambiente aquático apresenta características que favorecem a aderência de idosos e já foi demonstrado que programas nesse meio são eficazes para melhorar diferentes componentes da aptidão física, assim como a função cognitiva dessa população. Recentemente, estudos investigaram se a inclusão de tarefas cognitivas a um programa de exercícios aquáticos poderia proporcionar benefícios adicionais para a população idosa (Sato et al., 2014; Dunlap et al., 2024; de Oliveira et al., 2024). Embora os resultados sejam promissores, ainda não está claro se essa abordagem oferece ganhos superiores na função cognitiva do que os exercícios aquáticos sozinhos, especialmente por limitações metodológicas. Portanto, nosso objetivo é analisar os efeitos de um programa de exercícios aquáticos aeróbios combinados com tarefas cognitivas, em comparação a um programa de exercícios aeróbios aquáticos convencional e um grupo controle, sobre a função cognitiva, função física e qualidade de vida de idosos. Nossa hipótese é que os exercícios aquáticos com tarefas cognitivas promoverão benefícios adicionais na função cognitiva, com semelhantes ganhos na função física, comparado aos exercícios aquáticos isolados nas medidas pós-intervenção e follow-up. Para essa finalidade, propomos um ensaio clínico randomizado, de três braços, paralelo, de superioridade e cegado para os avaliadores dos desfechos do estudo. Um total de 126 idosos serão randomizados para um dos três grupos: 1) exercícios aeróbios e cognitivos, 2) exercícios aeróbios, e 3) grupo controle. Desfechos cognitivos, físicos e de qualidade de vida dos participantes serão medidos no baseline e 12 semanas após a intervenção, assim como após follow-up de 12 semanas.

Objetivo Geral

Investigar os efeitos de um programa de exercícios aeróbios aquáticos combinado com tarefas cognitivas, comparado a um programa convencional de exercícios aeróbios aquáticos e um grupo controle, sobre a função cognitiva, função física e qualidade de vida de idosos.

Justificativa

O processo de envelhecimento é geralmente acompanhado por declínios nas funções físicas e cognitivas, que comprometem a independência dos idosos. No aspecto físico, são observadas reduções da capacidade aeróbia e da força muscular, as quais impactam negativamente a funcionalidade e qualidade de vida dos idosos (Izquierdo et al., 2001). Por sua vez, o envelhecimento cognitivo afeta de maneira significativa funções executivas cruciais para o cotidiano, como velocidade de processamento, atenção e memória de trabalho. Esses declínios, relacionados a alterações morfológicas e funcionais no cérebro, especialmente no córtex pré-frontal, são modulados por fatores como reserva cognitiva e estilo de vida (Cohen et al., 2019). Apesar de o processo de envelhecimento biológico ser inevitável, a prática regular de exercícios físicos pode minimizar seus efeitos deletérios, promovendo um envelhecimento saudável (Izquierdo et al., 2025).
Neste contexto, o ambiente aquático apresenta características que favorecem a aderência de idosos a programas de exercícios, devido a suas características próprias, proporcionando vantagens em relação ao exercício terrestre. Está bem estabelecido na literatura que programas de exercícios aquáticos são eficazes para melhorar diferentes componentes da aptidão física relacionados à saúde de idosos (Andrade et al., 2020; Costa et al., 2018; Farinha et al., 2021; Häfele et al., 2022; Silva et al., 2018). Além disso, seu papel na função cognitiva tem sido reconhecido recentemente. O exercício aquático tem revelado um maior aumento do fluxo sanguíneo cerebral agudo em comparação ao mesmo no ambiente terrestre (Pugh et al., 2015; Parfitt et al., 2017). Evidências sugerem que a prática regular desta modalidade exerce impactos positivos na memória, nas funções executivas e na velocidade de processamento. Intervenções com exercício aquático demonstraram melhorias significativas nos níveis de IGF-1 e BDNF, associados à neuroplasticidade (Kang et al., 2020), além de elevações em escores cognitivos do MMSE (Campbell et al., 2023; Farinha et al., 2021).
Esses achados reforçam o potencial do exercício aquático não apenas na promoção da função cognitiva, mas também na exploração de intervenções que integram componentes motores e cognitivos. Nesse cenário, estudos investigaram se a inclusão de tarefas cognitivas em um programa de exercícios aquáticos proporcionaria benefícios adicionais para idosos. Como resultados, programas aquáticos com dupla tarefa mostraram-se eficazes na melhora da função cognitiva e mobilidade funcional de idosos (Dunlap et al., 2024; Oliveira et al., 2024). Por outro lado, Sato et al. (2014) compararam os efeitos de um programa de exercícios aquáticos com e sem a inclusão de tarefas cognitivas nessa população. Como resultados, o grupo que incluiu dupla tarefa observou melhoria na função cognitiva, enquanto o grupo de exercícios aquáticos convencional melhorou a função física. Destaca-se que o estudo apresentou limitações metodológicas quanto ao desenho experimental e aos programas de exercícios, limitando a generalização dos resultados.
Embora os benefícios do exercício aquático com dupla tarefa para idosos sejam promissores, ainda não está comprovado se a inclusão de tarefas cognitivas oferece ganhos superiores na função cognitiva em comparação ao mesmo programa de exercício aquático isolado. Por outro lado, a inclusão das tarefas cognitivas poderia interferir nos ganhos de aptidão física e mecanismos associados. Portanto, há uma lacuna com relação a ensaios clínicos randomizados com elevado rigor metodológico para esclarecer essas questões, dada a importância da temática. Logo, a questão norteadora da presente pesquisa é: O programa de exercícios aeróbios aquáticos combinado com tarefas cognitivas promove benefícios adicionais na função cognitiva, com semelhantes ganhos na função física, comparado a um programa convencional de exercícios aeróbios aquáticos em idosos?

Metodologia

Delineamento
Um ensaio clínico randomizado, de três braços, paralelo, de superioridade e cegado para os avaliadores dos desfechos será conduzido, no qual os participantes serão aleatoriamente designados (proporção de 1:1:1), com estratificação pelos escores do MMSE, para um dos três grupos: exercícios aeróbios aquáticos combinado com tarefas cognitivas (GAC), exercícios aeróbios aquáticos convencionais (GAA) e controle (GC). O estudo será registrado no ClinicalTrials.gov. Os procedimentos do estudo foram estabelecidos de acordo com o CONSORT.
A amostra compreenderá 126 idosos, de 60 a 75 anos, ambos os sexos, sem exercício regular há pelo menos 6 meses. Os critérios de exclusão incluem a presença de histórico de doença cardiovascular (exceto hipertensão controlada) e/ou limitações osteoarticulares para a prática de exercícios. Será também aplicado o MMSE para triagem cognitiva, considerando os pontos de corte ajustados para a escolaridade (Brucki et al., 2003). O cálculo amostral foi realizado no GPower 3.1, utilizando tamanhos de efeito da literatura para os desfechos cognitivos (f = 0,175-0,305), poder de 95% e alfa de 5%. O maior n amostral calculado foi 105 participantes, com adição de 20% para perdas amostrais.
A divulgação e recrutamento dos participantes será realizada por meio de diferentes estratégias: Unidades Básicas de Saúde, redes sociais e jornais locais, além de listas de espera de projetos de extensão da universidade.
Os desfechos do estudo serão medidos no baseline, após a intervenção, e no follow up de 12 semanas após o fim do período de intervenção, pelo mesmo investigador cegado quanto ao grupo dos participantes.

Desfecho primário
Função cognitiva. Avaliada pelos testes: 1) Trail Making Test (TMT) parte A, que avalia velocidade de processamento e parte B que mede flexibilidade cognitiva; 2) Fluência Verbal Fonêmica (FAS) que mede controle inibitório e habilidades linguísticas; e 3) Digit Span Test que avalia memória de trabalho e controle inibitório.

Desfechos secundários
Aptidão cardiorrespiratória: Determinada pelo consumo de oxigênio de pico (VO2pico) obtido por um teste incremental em esteira com medida direta por analisador de gases metabólicos. Todos os testes terão supervisão médica.
Força máxima e resistência muscular localizada: Avaliadas em uma cadeira extensora por meio do teste de uma repetição máxima (1RM) e repetições máximas com 60% da carga de 1RM.
Desempenho funcional: Determinado pela bateria proposta por Rikli e Jones (1999), incluindo Arm Curl Test, 30-s Chair-Stand Test, Chair Sit-and-Reach Test, Back Scratch Test, 8-ft Up-and-Go Test e 6-min Walk test.
Desempenho funcional com dupla tarefa: Determinado pelo 8-ft Up-and-Go Test realizado com nomeação de diferentes animais e com contagem regressiva de 2 unidades a partir de 100.
Espessura e qualidade muscular: Determinados no quadríceps femoral direito a partir de imagens obtidas por ultrassonografia em modo B.
Atividade muscular: Determinada no vasto lateral direito a partir de eletromiografia de superfície em contração máxima.
Qualidade de vida: Avaliada pelos questionários WHOQOL-Bref e WHOQOL-OLD, versões traduzidas e validadas para a população idosa brasileira.

Intervenção
Os grupos de intervenção (GAC e GAA) participarão de programas de 12 semanas de exercícios aquáticos, com duas sessões semanais de 45 min e intensidade progressiva de 12 a 15 pela Escala 6-20 de Borg. O grupo GAC realizará os blocos de exercícios aeróbios combinados com tarefas cognitivas (por exemplo, listar nomes de frutas, cidades ou cores, contar de 2 em 2, operações matemáticas simples). O GC será orientado a não alterar seus hábitos relacionados à prática de exercícios.

Análise Estatística
A análise dos dados será realizada no SPSS versão 25.0 por protocolo (frequência mínima de 70%) e intenção de tratar utilizando Generalized Estimating Equations, com post-hoc de Bonferroni (p<0,05). Serão calculados os tamanhos de efeito entre grupos com base no d de Cohen.

Indicadores, Metas e Resultados

- Registro: O Protocolo do estudo será registrado no ClinicalTrials.gov após a aprovação do estudo pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFPEL. Esse registro é fundamental tanto para a posterior publicação dos estudos derivados desse ensaio clínico randomizado, como para garantir a transparência dos procedimentos e uma prática de ciência aberta.
- Publicações científicas: Os resultados serão divulgados em artigos publicados em periódicos científicos de alto impacto nas áreas de atividade física e gerontologia. Serão elaborados artigos de protocolo e originais com base nos dados gerados pelo projeto.
- Apresentações em eventos: Os resultados do presente trabalho serão apresentados em congressos nacionais e internacionais ampliando a visibilidade do projeto e promovendo intercâmbio científico.
- Formação de recursos humanos: Os dados do presente projeto estão relacionados diretamente com a elaboração de uma tese de doutorado e duas dissertações de mestrado supervisionadas pela proponente.
- Disponibilização de dados do estudo: Todos os dados brutos do estudo serão disponibilizados, após publicação dos artigos principais, em repositório digital para fins de transparência, permitindo o reuso dos dados em novas pesquisas e facilitando seu compartilhamento.
- Criação de projeto de extensão: Ao final da primeira onda do estudo, pretende-se criar um projeto de extensão com a oferta de exercícios aquáticos para idosos, de forma a garantir os benefícios advindos pelas intervenções aos participantes do grupo controle, assim como uma oferta continuada de exercícios aos demais participantes de forma a promover um estilo de vida saudável.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CRISTINE LIMA ALBERTON5
FRANCIELE BERNÍ DE OLIVEIRA
HENRIQUE SANTOS FERREIRA
LUANA SIQUEIRA ANDRADE
MAIRA JUNKES CUNHA2
MARIANA BORBA GOMES
STEPHANIE SANTANA PINTO2

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