Nome do Projeto
MENTALizando a Adolescência
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/07/2025 - 31/12/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Infância e adolescência
Resumo
A adolescência é uma fase complexa do crescimento e desenvolvimento da vida humana. As alterações biológicas são decorrentes da puberdade e consequente maturação sexual e reprodutiva. As alterações psicossociais estão ligadas a estruturação da personalidade, ao meio em que o adolescente está inserido e suas relações sociais. Autores descrevem a adolescência como uma fase marcada por dúvidas e incertezas decorrentes da transição da infância para a vida adulta e traz consigo um período de vulnerabilidade (Feltran, et al, 2022; Pontes, et al, 2023). A vulnerabilidade que o adolescente está exposto, associada às mudanças de valores e padrões culturais da sociedade podem gerar inquietações, e por vezes sofrimento psíquico, com o surgimento de demandas de saúde mental. Desta forma, é primordial que profissionais da Atenção Primária à Saúde olhem para esta faixa etária que na maioria das vezes fica fora das prioridades de atividades coletivas. No Brasil, os grupos têm sido empregados em várias áreas da saúde, principalmente na APS do Sistema Único de Saúde (SUS), e podem compreender importantes estratégias para a promoção de Saúde Mental no contexto do território. A abordagem do grupo é um método interdisciplinar de trabalho com pessoas, visando estimular, dentre outras questões, um processo de aprendizagem para os participantes. Essa abordagem é centrada no sujeito, considerando sua relação com o objeto e o grupo, e fundamentada na estrutura de vínculos que molda a intervenção grupal (Zorzi, et al, 2024). Nesse contexto, considera-se que os grupos de saúde possuem grande potencial para serem utilizados como ferramenta terapêutica e estratégia de promoção da Saúde Mental no âmbito da APS. Portanto, considerando o Programa Estadual de Incentivo para Atenção Primária (PIAPS), que dentre seus indicadores traz o “Percentual de equipes de Atenção Básica que realizam pelo menos quatro atendimento em grupos relativos ao tema saúde mental”, atrelado à necessidade de (re)pensar a inclusão de ações de promoção de Saúde Mental no território da APS, reconhecendo-o como espaço potente para produção de subjetividades relacionadas com o conceito ampliado de saúde e com a integralidade do cuidado, surge como proposta de extensão universitária o projeto “MENTALizando a Adolescência”, no contexto da Unidade Básica de Saúde, apresentando como emenda: Proporcionar ao acadêmico de enfermagem oportunidade de aprendizagem, aprimorando seus conhecimentos em um espaço diferente do seu cotidiano universitário utilizando atividade em grupo para abordar com os adolescentes da APS temas pertinentes ao cuidado de si e da sua saúde física e mental e proporcionar interação dos profissionais, para com a população referida transformando a realidade social.

Objetivo Geral

Proporcionar ao acadêmico de enfermagem oportunidade de aprendizagem, aprimorando seus conhecimentos em um espaço diferente do seu cotidiano universitário utilizando atividade em grupo para abordar com os adolescentes da APS temas pertinentes ao cuidado de si e da sua saúde física e mental e proporcionar interação dos profissionais, para com a população referida transformando a realidade social.

Justificativa

Considerando o Programa Estadual de Incentivo para Atenção Primária (PIAPS), que dentre seus indicadores traz o “Percentual de equipes de Atenção Básica que realizam pelo menos quatro atendimento em grupos relativos ao tema saúde mental”, atrelado à necessidade de (re)pensar a inclusão de ações de promoção de Saúde Mental no território da APS, reconhecendo-o como espaço potente para produção de subjetividades relacionadas com o conceito ampliado de saúde e com a integralidade do cuidado, surge como proposta de extensão universitária o projeto “MENTALizando a Adolescência”, no contexto da Unidade Básica de Saúde.

Metodologia

Os discentes participantes do projeto construirão, com auxílio do facilitador responsável pelo projeto, atividades por meio de grupos em uma Unidade Básica de Saúde, que terão como objetivo promover o cuidado em saúde mental de adolescentes, cujo as temáticas de discussão serão construídas em conjunto com os participantes do grupo, por meio de uma caixa de sugestões. Ainda será realizado discussão em grupo, produção científica e participação em eventos visando o compartilhamento das atividades executadas.
O encontro dos acadêmicos com os participantes do grupo permitirá uma aproximação dos discentes em formação com realidades distintas, singulares e promotoras de cuidado integral e humanizado. O retorno acadêmico, social e extensivo das atividades contribuirão para o entendimento de que as inovações com o emprego de novas ferramentas e estratégias em saúde são imprescindíveis nos cenários atuais. Também se ressalta a importância da aproximação da academia com serviços de saúde e comunidade que podem proporcionar qualificação na formação dos enfermeiros contribuindo para o bem-estar e saúde integral das futuras populações.

Indicadores, Metas e Resultados

Desenvolver revisão de literatura da temática do projeto;
Construir materiais educativos, técnicos e científicos;
Promover a saúde mental de adolescentes;
Promover ações de prevenção de abuso de álcool ou outras substâncias;
Promover ações de prevenção de doenças no contexto da adolescência;
Promover a saúde e autonomia de adolescentes neurodivergentes;
Promover a saúde de adolescentes com transtornos mentais;
Proporcionar ao acadêmico de enfermagem o olhar crítico e reflexivo acerca da saúde do adolescente.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CELIA SCAPIN DUARTE2
GREICE CARVALHO DE MATOS6
LARISSA CANEZ MEDEIROS
LARISSA RUBIRA LIMA
PEDRITA OLIVEIRA CONDE LIMA
REJANE SILVA REGIS
TAINA VIEIRA FURTADO

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