Nome do Projeto
Liga Acadêmica de Fisioterapia Clínica - LAFCLIN
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/09/2025 - 01/09/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
A Fisioterapia é definida como a ciência dos cuidados físicos e da reabilitação, voltada para a funcionalidade de vários sistemas do corpo humano. Segundo a legislação que normatiza as áreas do fisioterapeuta, estes, executam métodos e técnicas terapêuticas e recreacionais com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente. O fisioterapeuta é capacitado a avaliar, reavaliar e prescrever tratamento físico, órteses e próteses, dar diagnóstico cinesiológico-postural, prognóstico, intervenção e alta, dentro da sua característica de assistência. As habilidades do fisioterapeuta são executadas pela sua prática em diversos locais, entre elas as clínicas de Fisioterapia. Nesta realidade, o profissional está sempre voltado ao aprofundamento de suas habilidades para o melhor atendimento de seus pacientes.

Objetivo Geral

Proporcionar aos aluno aprimoramento no atendimento clínico de fisioterapia, proporcionando e promovendo discussão continuada em grupo de estudo, capacitando a todos participantes a reflexão, pensamento crítico e suas aplicações em situações de atendimento clínico.

Justificativa

O ensino superior no Brasil colabora fortemente para o desenvolvimento da
sociedade e busca adaptar-se as necessidades demandadas pelo avanço das
tecnologias no sentido de responder satisfatoriamente as exigências da atenção aos pacientes clínicos de fisioterapia. Neste sentido o ensino da Fisioterapia deve ter compromisso social voltado ao atendimento da população e do sistema de saúde nacional, ampliando o foco de formação dos alunos de fisioterapia. Assim, as ações continuadas de estudo e aprimoramento relacionado aos conhecimentos necessários para um bom atendimento clínico, são uma necessidade e ficou mais evidente com o início das atividades da clínica de Fisioterapia do Curso de Fisioterapia da UFPEL. Buscando colaborar com os já existentes componentes curriculares do curso, estamos propondo a criação da Liga Acadêmica de Fisioterapia Clínica onde os estudantes poderão experimentar atendimentos clínicos, espaços de discussão de situações desta área, bem como iniciar ações de pesquisa e desenvolvimento de conhecimentos.

Metodologia

Ênfase na extensão:

Atendimentos clínicos na Clínica de Fisioterapia da UFPel, em especial por ações nos períodos de férias acadêmicas, proporcionando a continuidade do funcionamento da clínica nesses períodos.
1) Grupos de estudos relacionado os casos em atendimento
2) Discussão de casos clínicos para a qualificação dos alunos nos atendimentos
3) Proporcionar atividade prática em relação as técnicas e métodos estudados em acordo com as melhores evidências científicas.

Haverá ata de frequência para registro da presença dos alunos nos atendimentos dos pacientes. Os(As) participantes deverão ter frequência de 100% para que possam ter certificado. Faltas não justificadas excluem o(a) participante do grupo.

Ênfase no ensino:

- Reuniões quinzenais (2h) do grupo (até 20 participantes), com a seguinte dinâmica:
1) Apresentação de artigos científicos e/ou casos clínicos
2) Discussão e complementação dos assuntos apresentados
3) Complementação e orientação dos(as) docentes participantes

Haverá uma ata de frequência para registro de cada encontro. Os(As) participantes deverão ter frequência de 75% nas reuniões para que possam ter certificado. Três faltas não justificadas excluem o(a) participante do grupo.

- Capacitação em testes funcionais votados à clínica.
- Capacitação em métodos e técnicas de intervenção fisioterapêutica, de acordo com as melhores evidências científicas disponíveis na literatura da área.
- Atividades práticas entre os participantes em relação as técnicas estudadas.

Ênfase em Pesquisa

- Será estimulada ações de pesquisa e produção científica com interesse em apresentações em Congressos da área de Fisioterapia, Atividade física, a nível local, regional, nacional e, internacional.

Indicadores, Metas e Resultados

Atender pacientes na clínica de Fisioterapia;
Apresentar estudos em Simpósios locais em Fisioterapia;
Possibilitar carga horária complementar aos alunos do curso de Fisioterapia.

Página gerada em 11/08/2025 21:29:09 (consulta levou 0.218487s)