Nome do Projeto
Real Photo Postcards: Pelotas dos anos 1940 visitada pela imagem.
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
30/07/2025 - 31/03/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
Os Real Photo Postcards (RPCC) ou, em português, Postais Fotográficos, são um gênero de fotografia fotoquímica que foi muito produzido pelos estúdios fotográficos ou fotógrafos independentes nos anos de 1930 a 1950. Impressos diretamente sobre o papel fotográfico, que poderia ter ou não a mesma espessura de cartão postal, ou, ainda, impressos como uma foto que era colada em um suporte de cartão postal, eram, invariavelmente, produzidos a partir de um negativo fotográfico, em película ou em vidro. Portanto, não passavam por processo de impressão de tinta em pontos, ou seja, não dependiam de uma gráfica para serem produzidos. Isso permitia que fotógrafos amadores ou pequenos estúdios locais fizessem tiragens curtas de fotos com temas que interessassem aos potenciais clientes. Enquanto as as tecnologias de impressão em massa ainda eram inaacessíveis, os fotógrafos locais aplicavam seus conhecimentos em uma produção que suscitava interesse e consumo. São altamente colecionáveis hoje em dia por sua autenticidade e por muitas vezes retratarem cenas únicas ou momentos cotidianos que não seriam capturados em postais impressos de larga escala. No caso específico, o ingresso de uma pequena coleção de postais fotográficos da cidade de Pelotas, datados de final de 1940, na Fototeca Memória da UFPel gerou o projeto que ora se apresenta e cujo problema de pesquisa versa em relacionar as imagens doadas a outras adquiridas pela Fototeca em momentos anteriores de modo a verificar os estúdios que operavam essa produção, as mudanças que a cidade viveu nesses 70 anos de existência e a sempre profunda relação entre passado e presente que a fotografia fotoquímica apresenta.
Objetivo Geral
Sistematizar e explorar a A "intensidade" dos postais fotográficos (Real Photo Postcards - RPPCs), na era da produção de imagens por Inteligência Artificial, considerando que o fato advém de um contraste fundamental entre o real e o sintético, o tangível e o digital, e a testemunha e a criação.
Justificativa
Sendo o postal fotográfico uma fotografia real, uma captura direta da luz em um momento específico, impressa quimicamente, a ele é inerente a função testemunhal, o registro de uma presença que esteve como uma testemunha ocular do passado. Por ser fotografia fotoquímica esse gênero de postal indica o que realmente foi visto pela lente da câmera quando ocorreu o registro. Essa é uma conexão tangível e inquestionável com a realidade histórica operada por uma máquina que só era capaz de gerar imagens como vestígios, ou melhor dizendo, marcas de presenças ubíquas (o fotógrafo e o fotografado) em tempos superados. Portanto, como qualquer outra imagem gerada pelo processo fotográfico fotoquímico, são particularmente detentoras de uma "aura" de originalidade e materialidade que as imagens produzidas pelos meios digitais não detém. O papel fotográfico acabou se tornando uma espécie de objeto arqueológico que remete a uma época em que a história real poderia ser capturada pela câmera e se transformava em um artefato físico que sobrevive ao tempo. Uma espécie de presente temporal ao tempo presente. Tal materialidade confere às imagens destes postais, credibilidade e assim sendo, diante deles somos capazes de crer que a cidade era o que vemos. Por tal motivo que o esforço em sistematizar o conjunto doado se justifica. O processo de sistematização e a publicação do catálogo que dele virá, resultará no compartilhamento da intensidade dos postais fotográficos, valorizando-os pela sua materialidade e pela sua capacidade de nos conectar com a cidade do passado. Ao evidencia-los como um testemunho físico e envolvente do que foram ou como eram os locais retratados, oportuniza-se ao leitor a experiência evocativa das "cidades invisíveis", não porque se ocultam, mas porque se transformam.
Metodologia
A sistematização de uma coleção de fotografias fotoquímicas, neste trabalho, pressupõe a adoção dos procedimentos indicados por Lúis Pavão no seu livro "Conservação de Fotografias"(1998). Sistematizar é um processo fundado em uma sequência lógica: organizar, preservar e tornar uma coleção acessível e pesquisável. Seja para um acervo pessoal, um arquivo institucional ou um museu, a sistematização busca garantir a longevidade da coleção, em primeiro lugar e, em segundo, a sua disponibilidade ao acesso esclarecedor do seu conteúdo.
Portanto, o primeiro método a ser empregado é o da sistematização de coleções fotográficas em papel.
O segundo, pelo qual se pretende explorar a visualidade da cidade do passado, é o da análise de conteúdo, que se fará de doi modos: 1) identificando a imagem; 2) identificando sua procedência. A relação entre conteúdo e procedência dá conteúdo ao extra-quadro, apresentando um caminho de interpretações que consumarão a intensidade dos postais fotográficos da cidade de Pelotas.
Portanto, o primeiro método a ser empregado é o da sistematização de coleções fotográficas em papel.
O segundo, pelo qual se pretende explorar a visualidade da cidade do passado, é o da análise de conteúdo, que se fará de doi modos: 1) identificando a imagem; 2) identificando sua procedência. A relação entre conteúdo e procedência dá conteúdo ao extra-quadro, apresentando um caminho de interpretações que consumarão a intensidade dos postais fotográficos da cidade de Pelotas.
Indicadores, Metas e Resultados
- quantificar e identificar a coleção (15 a 25 identificações)
- sistematizar o conjunto seguindo os parâmetros da conservação de fotografias antigas
- analisar os conteúdos comparativamente com o presente dos locais retratados
- evidenciar e destacar os elementos visuais que indicam transformações
- selecionar imagens e destaques para o catálogo
- produzir o catálogo e disponibilizar no site da fototeca e no repositório da UFPel.
- sistematizar o conjunto seguindo os parâmetros da conservação de fotografias antigas
- analisar os conteúdos comparativamente com o presente dos locais retratados
- evidenciar e destacar os elementos visuais que indicam transformações
- selecionar imagens e destaques para o catálogo
- produzir o catálogo e disponibilizar no site da fototeca e no repositório da UFPel.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CLÁUDIA BEATRIZ BENTO PIRES | |||
FRANCISCA FERREIRA MICHELON | 2 | ||
KATIA HELENA RODRIGUES DIAS | |||
LILIA WALTZER RODRIGUES | |||
NATHALIA DA SILVA BENITO | |||
RAYZA ROVEDA ATAIDES | |||
UBIRAJARA BUDDIN CRUZ | 2 | ||
VITORIA DE OLIVEIRA SOARES |