Nome do Projeto
PROJETO ALVO: AÇÃO LOCAL DE VALORIZAÇÃO DA SAÚDE
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/09/2025 - 18/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Comunicação
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
O projeto de extensão ALVO (Ação local de valorização da saúde) busca fortalecer a promoção da saúde por meio de ações educativas voltadas à prevenção de doenças e estímulo ao autocuidado. A proposta integra a universidade com a comunidade local, o que aproxima o conhecimento acadêmico das necessidades reais da população a partir da articulação ensino-serviço-comunidade.
A iniciativa abrange temas diversos relacionados às saúdes física, mental e social, com foco na democratização de informações acessíveis, atualizadas e baseadas em evidências científicas. Estudos indicam que estratégias de educação em saúde são fundamentais para reduzir fatores de risco modificáveis, promover estilos de vida saudáveis e ampliar a autonomia das pessoas sobre suas decisões de cuidado. Além disso, intervenções educativas têm demonstrado impacto positivo na prevenção de doenças, no aumento da adesão a práticas de autocuidado e no fortalecimento da Atenção Primária à Saúde.
A atuação do projeto visa contribuir para a superação de barreiras no acesso à informação qualificada, especialmente em grupos socialmente vulneráveis, e fortalecer o protagonismo da comunidade na promoção de sua própria saúde. Ao mesmo tempo, o projeto proporciona aos estudantes extensionistas a oportunidade de vivenciar experiências que enriquecem sua formação profissional e cidadã, por meio do desenvolvimento de competências como comunicação, empatia, responsabilidade social e trabalho em equipe. Dessa forma, busca-se não apenas a melhoria de indicadores de saúde, mas também a valorização do conhecimento científico e a consolidação da universidade como agente de transformação social.
Objetivo Geral
Desenvolver ações de educação em saúde na comunidade de Pelotas.
Justificativa
A compreensão da patologia e do tratamento, visando ao bem-estar, à qualidade de vida e à regressão de sintomas ou à estabilização da doença de base, é fundamental para que os pacientes engajem-se em cuidados farmacológicos e não farmacológicos. Entretanto, a conjuntura de desinformações, de veiculação midiática de conteúdos carentes de embasamento científico e de pseudociência, dificultam essa premissa para muitos pacientes. Diante disso, o projeto de extensão é relevante, pois atua diretamente na propagação de saberes médicos fundamentados em materiais de estudo de qualidade, reconhecidos por instituições.
Outro aspecto é a relevância de atividades de extensão que aproximem os estudantes da graduação da comunidade que atendem. Sendo assim, torna a formação acadêmica mais abrangente e mais cidadã,integrando conceitos aprendidos em aulas com demandas sociais reais. Além de desenvolver habilidades de comunicação, integração em grupos e senso de responsabilidade social que a profissão médica exige.
Outro aspecto é a relevância de atividades de extensão que aproximem os estudantes da graduação da comunidade que atendem. Sendo assim, torna a formação acadêmica mais abrangente e mais cidadã,integrando conceitos aprendidos em aulas com demandas sociais reais. Além de desenvolver habilidades de comunicação, integração em grupos e senso de responsabilidade social que a profissão médica exige.
Metodologia
O projeto será realizado por estudantes de medicina extensionistas, selecionados através de um processo seletivo, o qual será realizado semestralmente. Os candidatos serão escolhidos de acordo com a disponibilidade e a demonstração de interesse com o envio de um formulário. Após a seleção, será escolhido um tema para a elaboração do material que será postado digitalmente e divulgado de forma física em locais públicos na forma de ações. Em cada semestre, serão desenvolvidas 3 ações. A atividade visa conectar a comunidade geral com a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas, disseminando informações qualificadas, cientificamente embasadas e adaptadas à realidade local, abordando temáticas recorrentes e de relevância para a saúde coletiva, como doenças crônicas, cuidados infantis, saúde feminina, saúde masculina, nutrição, saúde mental, primeiros socorros, entre outros tópicos relevantes. Para isso, os seguintes meios serão utilizados:
Panfletos informativos virtuais
Publicações em rede social
Palestras
Ações em praças/locais públicos (exemplo): com a distribuição de panfletos e exame físico básico (PA, FC, ausculta cardíaca e pulmonar) a fim de incentivar a população de risco à procurar atendimento em UBS e orientar quanto a importância da MEV para melhorar o desfecho de doenças crônicas
Panfletos informativos virtuais
Publicações em rede social
Palestras
Ações em praças/locais públicos (exemplo): com a distribuição de panfletos e exame físico básico (PA, FC, ausculta cardíaca e pulmonar) a fim de incentivar a população de risco à procurar atendimento em UBS e orientar quanto a importância da MEV para melhorar o desfecho de doenças crônicas
Indicadores, Metas e Resultados
Ampliar o acesso da população a informações qualificadas sobre saúde, promovendo conscientização sobre práticas de autocuidado, mudanças de estilo de vida e importância da prevenção de doenças.
Promover a atuação dos estudantes extensionistas em espaços comunitários e institucionais, a fim de contribuir para sua formação crítica, ética e humanística, fortalecendo a integração entre ensino, serviço e sociedade.
Alcançar 200 seguidores da comunidade geral (durante os 2 primeiros ciclos da atividade) na plataforma Instagram, na qual serão publicados os materiais desenvolvidos pelos discentes.
Por fim, ao adotar práticas sustentáveis na produção e divulgação de materiais educativos, o projeto também busca incorporar reflexões sobre a relação entre saúde e meio ambiente, reforçando o compromisso da universidade com a promoção da saúde e a transformação social.
Promover a atuação dos estudantes extensionistas em espaços comunitários e institucionais, a fim de contribuir para sua formação crítica, ética e humanística, fortalecendo a integração entre ensino, serviço e sociedade.
Alcançar 200 seguidores da comunidade geral (durante os 2 primeiros ciclos da atividade) na plataforma Instagram, na qual serão publicados os materiais desenvolvidos pelos discentes.
Por fim, ao adotar práticas sustentáveis na produção e divulgação de materiais educativos, o projeto também busca incorporar reflexões sobre a relação entre saúde e meio ambiente, reforçando o compromisso da universidade com a promoção da saúde e a transformação social.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CAMILA IRIGONHE RAMOS | 4 | ||
CAMILA SCHUBERT TRINDADE | |||
CARLOS AKIO YONAMINE | |||
DANIELA DANIELSKI CASTANHEIRA | |||
GABRIELA OLIVEIRA PACHECO | |||
JENIFER TATIANA MULLER |