Nome do Projeto
Avaliação e Intervenção em Crianças com História de Fracasso Escolar
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
26/03/2018 - 31/08/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Infância e adolescência
Resumo
O projeto de extensão ancora-se na psicologia histórico-cultural. Tem como objetivos avaliar e realizar intervenção psicológica em alunos do ensino fundamental que possuam história de fracasso escolar e que sejam encaminhados pelas escolas publica e/ou privadas para o Centro de Neurodesenvolvimento da FAMED; implantar o serviço de avaliação psicológica para alunos do ensino fundamental com história de fracasso escolar, proporcionar atividades complementares aos acadêmicos da psicologia contribuir para a formação acadêmica dos alunos de graduação do curso de psicologia produzir novos conhecimentos que orientarão novos fazeres interligar extensão, ensino e pesquisa. Uma das justificativas é a existência de poucos serviços públicos, na cidade de Pelotas, que prestem avaliação e intervenção psicológica a crianças com histórico de fracasso escolar. Fracasso escolar entendido como dificuldades na leitura, escrita e cálculo, repetência, reprovação. O projeto justifica-se por existirem poucos serviços públicos, na cidade de Pelotas, que prestem avaliação e intervenção psicológica a crianças que apresentem história de fracasso escolar do Ensino Fundamental. O projeto será desenvolvido da seguinte maneira: Os alunos com história de fracasso escolar poderão ser encaminhados, para o Centro de Neurodesenvolvimento da FAMed, pelas escolas, pediatras, neurologistas, psiquiatras, etc. entrevistas com familiares e professores encontros semanais com os alunos com história de fracasso escolar para avaliação e intervenção psicológica, com duração aproximada de cinquenta minutos. Os acadêmicos de Psicologia terão a responsabilidade de realizar, no mínimo, uma avaliação e intervenção psicológica, por meio de jogos, em um aluno com história de fracasso escolar do ensino fundamental. O trabalho poderá ser realizado pelos acadêmicos individualmente ou em dupla. Os acadêmicos deverão cumprir quatro horas semanal sendo uma em atendimento, uma de preparação e duas em supervisão acadêmica. Conforme a necessidade de atendimento este, também, poderá ser realizado em escolas de ensino fundamental.O presente projeto tem articulação com o projeto de ensino "Fracasso escolar: avaliação e intervenção com base na psicologia histórico cultural(1042014) e com o projeto de pesquisa O jogo de regras é um instrumento para o sucesso escolar em alunos com história de fracasso escolar?(código COCEPE 7522)
Objetivo Geral
Avaliar e realizar intervenção psicológica em alunos do ensino fundamental que possuam história de fracasso escolar e que sejam encaminhados
pelas escolas publica e/ou privadas para o Centro de Neurodesenvolvimento da FAMED
Implantar o serviço de avaliação psicológica para alunos do ensino fundamental com história de fracasso escolar.
Proporcionar atividades complementares aos acadêmicos da psicologia contribuir para a formação acadêmica dos alunos de graduação do curso de psicologia produzir novos conhecimentos que orientarão novos fazeres interligar extensão, ensino e pesquisa.
pelas escolas publica e/ou privadas para o Centro de Neurodesenvolvimento da FAMED
Implantar o serviço de avaliação psicológica para alunos do ensino fundamental com história de fracasso escolar.
Proporcionar atividades complementares aos acadêmicos da psicologia contribuir para a formação acadêmica dos alunos de graduação do curso de psicologia produzir novos conhecimentos que orientarão novos fazeres interligar extensão, ensino e pesquisa.
Justificativa
O presente projeto justifica-se por oferecer aos alunos de graduação atividades complementares obrigatórias previstas no Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia. Possibilitar a avaliação e intervenção contribuindo para uma melhor qualificação do futuro profissional. Justifica-se, também,por existirem poucos serviços públicos, na cidade de Pelotas, que prestem avaliação e intervenção psicológica a crianças que apresentem história de fracasso escolar do Ensino Fundamental.
Metodologia
O projeto consiste em uma intervenção composta de 3 etapas a primeira consiste de entrevistas semi -estruturadas junto aos familiares, professores e avaliação do cliente, a segunda etapa é a intervenção por meio de jogos e por último avaliação da intervenção por meio de entrevistas semi-estruturadas junto aos familiares, professores e avaliação do cliente. Será desenvolvido da seguinte maneira: Os alunos com história de fracasso escolar poderão ser encaminhados, para o Centro de Neurodesenvolvimento da FAMed, pelas escolas, pediatras, neurologistas, psiquiatras, etc. A intervenção psicológica é semanal, com duração aproximada de cinquenta minutos.
Os acadêmicos de Psicologia terão a responsabilidade de realizar, no mínimo, uma avaliação e intervenção psicológica em um aluno com história de fracasso escolar do ensino fundamental. O trabalho poderá ser realizado pelos acadêmicos individualmente ou em dupla. Os acadêmicos deverão cumprir sete horas semanais sendo uma em atendimento, três de preparação e três em supervisão acadêmica. Obs.: Conforme a necessidade de atendimento este projeto, também, poderá ser realizado em escolas de ensino fundamental.
Os acadêmicos de Psicologia terão a responsabilidade de realizar, no mínimo, uma avaliação e intervenção psicológica em um aluno com história de fracasso escolar do ensino fundamental. O trabalho poderá ser realizado pelos acadêmicos individualmente ou em dupla. Os acadêmicos deverão cumprir sete horas semanais sendo uma em atendimento, três de preparação e três em supervisão acadêmica. Obs.: Conforme a necessidade de atendimento este projeto, também, poderá ser realizado em escolas de ensino fundamental.
Indicadores, Metas e Resultados
Os resultados esperados é que se propicie avaliação e intervenção em nove crianças por ano.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA BEATRIZ PINTO BASILIO | |||
GIOGGIO ÁLLIX ALMEIDA | |||
INGRID MASSERON CUNHA | |||
JÚLIO RIBEIRO XAVIER | |||
KAREN PEREIRA DA MOTTA | |||
LETÍCIA SOARES LEITE | |||
LUCIANA TADIELLO | |||
LÍVIA MAGALHÃES VIDINHA | |||
MARCOS ROBERTO SILVA DE SOUZA | |||
MARIANA SOUZA DE OLIVEIRA | |||
MARINA TREMPER | |||
MARTA SOLANGE STREICHER JANELLI DA SILVA | 8 | ||
MILENE WRUCH BÖHM | |||
QUEZIA CRISPA ISNARDI | |||
RENICE EISFELD MACHADO | |||
ROSANA PAZINI | |||
SILVIA NARA SIQUEIRA PINHEIRO | 8 | ||
SYLVIA TAVARES BARUM |