Nome do Projeto
ESTUDO DAS ESCULTURAS EM FAIANÇA DO MUSEU MUNICIPAL PARQUE DA BARONESA, PELOTAS, RS
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
13/12/2017 - 13/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Cultura
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
O principal objetivo deste projeto é estudar e desenvolver um projeto de conservação e restauração das esculturas em faiança portuguesa existentes nas platibandas no Museu Municipal Parque da Baronesa, Pelotas. O projeto se embasará nos documentos da instituição para recolher informações da procedência das obras, realizar um levantamento estado de conservação, desenvolver um projeto de conservação e restauração e discutir o projeto com a instituição e a comunidade em ações de educação patrimonial.
Objetivo Geral
Objetivo: geral fazer o levantamento e um projeto de conservação e restauração das esculturas em faiança existente na platibanda do Museu Municipal Parque da Baronesa e discutir este projeto com a comunidade que utiliza o parque.
Objetivo especifico: Levantamento fotográfico, gráfico e histórico; higienização emergencial; elaborar um projeto de conservação e restauração e discutir com a instituição e a comunidade frequentadora do parque a melhor forma de executar o projeto (esta discussão seria desenvolvida através de ações de educação patrimonial nas dependências do próprio museu).
Objetivo especifico: Levantamento fotográfico, gráfico e histórico; higienização emergencial; elaborar um projeto de conservação e restauração e discutir com a instituição e a comunidade frequentadora do parque a melhor forma de executar o projeto (esta discussão seria desenvolvida através de ações de educação patrimonial nas dependências do próprio museu).
Justificativa
Justifica-se o projeto pela importância das esculturas em faiança que estão na platibanda do museu da Baronesa e sua conservação e a possibilidade de desenvolver com os membros da UPFPel, da instituição e da comunidade uma rede de conhecimento sobre este tipo de obras tão abundante na região.
As esculturas em faiança marcam uma época de apogeu da cidade de Pelotas, é um conjunto de peças escultóricas que valorizam está história. As peças são importadas e possivelmente da Fábrica de Cerâmica e de Fundição das Devezas, Gaia, Portugal.
Também se justifica o projeto pois as obras encontram-se em péssimo estado de conservação, com perigo eminente de perda total, com o projeto se estabelecerá um dialogo com os membros interessados e isso extrema importância para salva guarda deste acervo.
As esculturas em faiança marcam uma época de apogeu da cidade de Pelotas, é um conjunto de peças escultóricas que valorizam está história. As peças são importadas e possivelmente da Fábrica de Cerâmica e de Fundição das Devezas, Gaia, Portugal.
Também se justifica o projeto pois as obras encontram-se em péssimo estado de conservação, com perigo eminente de perda total, com o projeto se estabelecerá um dialogo com os membros interessados e isso extrema importância para salva guarda deste acervo.
Metodologia
As obras serão fotografadas, identificadas, catalogadas, feitas analises iconológicas, iconográficas estado de conservação, higienizadas emergencialmente, elaborar um projeto de restauro e conservação preventiva. Com o projeto de restauração pronto serão desenvolvidas palestras e ações com os membros do museu e com a comunidade em geral para informar a importância do acervo, bem como o projeto pode ser desenvolvido com a participação da comunidade.
Indicadores, Metas e Resultados
Atender a comunidade e a instituição com a realização e execução do projeto de restauração das esculturas em faiança.
Metas:
Registro e Documentação das obras: Preenchimento de ficha cadastral, documentação gráfica e fotográfica;
Exames organolépticos e globais;
Diagnóstico do estado de conservação;
Analises formal, histórica, iconografia e iconologia
Proposta de intervenção;
Realização do restauro;
Palestras e ações com a instituição e a comunidade sobre o processo restaurativo;
Entrega de relatório do restauro para instituição.
Metas:
Registro e Documentação das obras: Preenchimento de ficha cadastral, documentação gráfica e fotográfica;
Exames organolépticos e globais;
Diagnóstico do estado de conservação;
Analises formal, histórica, iconografia e iconologia
Proposta de intervenção;
Realização do restauro;
Palestras e ações com a instituição e a comunidade sobre o processo restaurativo;
Entrega de relatório do restauro para instituição.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AMANDA DANTAS DE OLIVEIRA | 2 | ||
ANDREA LACERDA BACHETTINI | 2 | ||
ANNELISE COSTA MONTONE | |||
FABIANE RODRIGUES MORAES | |||
ISIS FÓFANO GAMA | |||
KELI CRISTINA SCOLARI | 4 | ||
Kerllen Peres Cavalheiro | |||
MARCELO HANSEN MADAIL | |||
MARGARETE REGINA FREITAS GONCALVES | 2 | ||
OSCAR GIORDANI PANIZ |