Nome do Projeto
ESTUDO DAS ESCULTURAS EM FAIANÇA DO MUSEU MUNICIPAL PARQUE DA BARONESA, PELOTAS, RS
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
13/12/2017 - 13/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Cultura
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
O principal objetivo deste projeto é estudar e desenvolver um projeto de conservação e restauração das esculturas em faiança portuguesa existentes nas platibandas no Museu Municipal Parque da Baronesa, Pelotas. O projeto se embasará nos documentos da instituição para recolher informações da procedência das obras, realizar um levantamento estado de conservação, desenvolver um projeto de conservação e restauração e discutir o projeto com a instituição e a comunidade em ações de educação patrimonial.

Objetivo Geral

Objetivo: geral fazer o levantamento e um projeto de conservação e restauração das esculturas em faiança existente na platibanda do Museu Municipal Parque da Baronesa e discutir este projeto com a comunidade que utiliza o parque.
Objetivo especifico: Levantamento fotográfico, gráfico e histórico; higienização emergencial; elaborar um projeto de conservação e restauração e discutir com a instituição e a comunidade frequentadora do parque a melhor forma de executar o projeto (esta discussão seria desenvolvida através de ações de educação patrimonial nas dependências do próprio museu).

Justificativa

Justifica-se o projeto pela importância das esculturas em faiança que estão na platibanda do museu da Baronesa e sua conservação e a possibilidade de desenvolver com os membros da UPFPel, da instituição e da comunidade uma rede de conhecimento sobre este tipo de obras tão abundante na região.
As esculturas em faiança marcam uma época de apogeu da cidade de Pelotas, é um conjunto de peças escultóricas que valorizam está história. As peças são importadas e possivelmente da Fábrica de Cerâmica e de Fundição das Devezas, Gaia, Portugal.
Também se justifica o projeto pois as obras encontram-se em péssimo estado de conservação, com perigo eminente de perda total, com o projeto se estabelecerá um dialogo com os membros interessados e isso extrema importância para salva guarda deste acervo.

Metodologia

As obras serão fotografadas, identificadas, catalogadas, feitas analises iconológicas, iconográficas estado de conservação, higienizadas emergencialmente, elaborar um projeto de restauro e conservação preventiva. Com o projeto de restauração pronto serão desenvolvidas palestras e ações com os membros do museu e com a comunidade em geral para informar a importância do acervo, bem como o projeto pode ser desenvolvido com a participação da comunidade.

Indicadores, Metas e Resultados

Atender a comunidade e a instituição com a realização e execução do projeto de restauração das esculturas em faiança.
Metas:
Registro e Documentação das obras: Preenchimento de ficha cadastral, documentação gráfica e fotográfica;
Exames organolépticos e globais;
Diagnóstico do estado de conservação;
Analises formal, histórica, iconografia e iconologia
Proposta de intervenção;
Realização do restauro;
Palestras e ações com a instituição e a comunidade sobre o processo restaurativo;
Entrega de relatório do restauro para instituição.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA DANTAS DE OLIVEIRA2
ANDREA LACERDA BACHETTINI2
ANNELISE COSTA MONTONE
FABIANE RODRIGUES MORAES
ISIS FÓFANO GAMA
KELI CRISTINA SCOLARI4
KERLLEN PERES CAVALHEIRO
MARCELO HANSEN MADAIL
MARGARETE REGINA FREITAS GONCALVES2
OSCAR GIORDANI PANIZ

Página gerada em 29/03/2024 03:05:30 (consulta levou 1.741772s)