Resumo
Graduada em Filosofia (Licenciatura e Bacharelado - 1983) e Mestre em Educação (1987) pela Universidade Federal do Rio Grande Sul. Iniciou seus estudos de Doutorado em Sociologia na Universidade Complutense de Madri (Espanha, 1992), tendo obtido o título de Doutora em Sociologia pela Universidade de Salamanca (Espanha, 1997), reconhecido, no Brasil, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Concluiu, em 2004, estágio pós-doutoral na Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales/Argentina (FLACSO). É Professora aposentada (1987/2013) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Na condição de aposentada foi professora permanente credenciada do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma unidade da UFPel, com orientação no Mestrado e no Doutorado, entre 2013 e 2023. Foi Vice Coordenadora (2001/2003) e Coordenadora (2008) do PPGE/UFPel. Foi Bolsista de Produtividade em Pesquisa (CNPq) entre 2009 e 2021; e coordena o Grupo de Pesquisas Processo de Trabalho Docente, criado em 1999. Atualmente participa do D'GENERUS: Núcleo de Estudos Feministas e de Gênero (UFPel). Foi membro do Comitê Assessor de Educação e Psicologia da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul/FAPERGS (2013-2015). Integra a Direção Colegiada da Rede de Pesquisadores e Pesquisadoras sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores e das Trabalhadoras em Educação (Rede ASTE); e integra a Rede de Estudos sobre Trabalho Docente (REDE ESTRADO). Integra o Conselho Editorial da Biblioteca Sindicalismo em Educação, da Editora Paralelo 15 (Brasília) e o Comitê Científico e Editorial da Coleção Cadernos de Educação em e para os Direitos Humanos, da Editora da FURG. Tem sido consultora ad hoc de vários periódicos da área de educação, universidades e fundações de amparo à pesquisa. Tem participado de comissões organizadoras e comitês científicos de diversos eventos nacionais e internacionais da área de Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: trabalho docente; sindicalismo de trabalhadoras/es em educação; docência e relações de gênero; gênero, sexualidade e educação; diferenças culturais e desigualdades educativas; educação e formação de professores.
Formação acadêmica
Doutorado em Sociologia (Universidade de Salamanca, 1997)
Mestrado em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1987)
Graduação em Canto (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Incompleto)
Graduação em Filosofia Licenciatura e Bacharelado (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1983)
Áreas de atuação
Fundamentos da Educação - Sociologia da Educação
Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Planejamento e Avaliação Educacional - Política Educacional
Ensino-Aprendizagem - Métodos e Técnicas de Ensino
Informações extraídas do Lattes