Nome da Atividade
SEMIOLOGIA
CÓDIGO
02510008
Carga Horária
90 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
6
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A disciplina de Semiologia tem por objetivo o ensinamento de técnicas de colheita de sinais, interpretando-os e realizando o estudo das manifestações mórbidas. Para tanto, utiliza-se a semiotécnica, através da qual obtemos os sinais normais do organismo, tanto no ponto de vista anatômico como fisiológico, para depois podermos avaliar as alterações, realizando o que se chama de semiogênese, onde se procura explicar a formação dos sinais mórbidos. Portanto, daí a origem da palavra “semiologia”, do grego “semeion” (sinais, sintomas) e “logos” (ciência).
Desenvolve-se o conteúdo programático abaixo descrito, através de aulas teóricas, trabalhos orientados e aulas práticas expositivas e participativas, ou seja, atendendo a necessidade que tem o aluno de praticar várias vezes o “exame clínico” e não somente observar a realização expositiva do mesmo. O conteúdo da disciplina abrange as principais espécies domésticas.
Quanto à avaliação, são realizadas três provas teóricas sobre o conteúdo teórico e prático.
A disciplina disponibiliza monitoria para estudos fora dos horários de aula, procurando a melhor forma de assimilação do programa desenvolvido por parte do aluno.
Desenvolve-se o conteúdo programático abaixo descrito, através de aulas teóricas, trabalhos orientados e aulas práticas expositivas e participativas, ou seja, atendendo a necessidade que tem o aluno de praticar várias vezes o “exame clínico” e não somente observar a realização expositiva do mesmo. O conteúdo da disciplina abrange as principais espécies domésticas.
Quanto à avaliação, são realizadas três provas teóricas sobre o conteúdo teórico e prático.
A disciplina disponibiliza monitoria para estudos fora dos horários de aula, procurando a melhor forma de assimilação do programa desenvolvido por parte do aluno.
Objetivos
Objetivo Geral:
Ensinar aos alunos as técnicas de colheita de sinais, interpretando-os, através da obtenção dos sinais do organismo.Conteúdo Programático
Noções básicas de doença; etiologia; período de incubação; patogenia; evolução; sinais clínicos; diagnóstico; prognóstico; tratamento; síndromes; métodos gerais de exploração clinica; anamnese;exame físico geral; preenchimento de ficha clínica
Técnica de aferição da temperatura corporal; temperatura normal nas várias espécies; variações fisiológicas e patológicas; síndrome febre; etiopatogenia; fisiopatologia; evolução da febre; tipos de febre; síndrome de hipotermia; técnica exploratória da rede ganglionar; alterações encontradas nos linfonodos; técnica exploratória das mucosas; alterações fisiológicas e patológicas encontradas no exame das mucosas visíveis.
Técnica exploratória da pele e pelos; alterações na elasticidade; umidade; coloração e temperatura da pele; presença de aumento de volume e perda de substâncias da pele; apresentação de casos clínicos; exame de casco, unha e chifres.
Exame funcional; apetite; ingestão de água; apreensão; mastigação; deglutição; vômito; evacuação intestinal; exame objetivo da boca, faringe, glândulas salivares, esôfago, abdôme, estômago, instestino e ânus; semiologia do fígado e pâncreas; apresentação de casos clínicos.
Exame funcional, apetite, ingestão de água, apreensão, mastigação, deglutição, erutação, ruminação, evacuação intestinal; exame objetivo da boca, faringe, glândulas salivares, esôfago, abdome, rúmen, retículo, omaso, abomaso, intestino; exame do líquido rumenal; apresentação de casos clínicos.
Introdução; automatismo cardíaco; atividade e revolução cardíaca; sinais clínicos da atividade cardíaca; circulação periférica; semiologia das alterações cardiovasculares; sintomas indiretos de cardiopatias colhidos pelo exame geral; sinais clínicos colhidos pelo exame clínico do coração; semiologia do pulso arterial e venoso; síndromes cardiovasculares; síndromes endocárdicas; síndromes miocárdicas morfológicas e inflamatória; síndromes pericárdicas de origem inflamatória e não inflamatória; síndromes cardíacas funcionais; síndrome de insuficiência cardíaca e insuficiência circulatória aguda; apresentação de casos clínicos.
Introdução; delimitação de campo pulmonar nas várias espécies; exploração das narinas; exame do fluxo nasal; exame do ar expirado; exame físico das fossas nasais; exploração dos seios paranasais; exame da laringe e traquéia; técnica da faringolaringoscopia; broncoscopia; tosse, significado clínico; inspeção do tórax; avaliação dos movimentos respiratórios; freqüência respiratória nas várias espécies; dispnéias; palpação do tórax; percussão e auscultação da área de projeção pulmonar, sons e ruídos normais e patológicos; apresentação de casos clínicos
Introdução; localização e exploração clínica dos rins e vias urinárias; técnica de exame dos rins, ureteres, bexiga e uretra; alterações possíveis de serem encontradas pelo exame clínico dos rins e vias urinárias; cateterismo uretral e vesical, técnica e finalidades; exploração clínica das alterações da micção; principais síndromes de origem renal; litíases, formação e possíveis localização; sinais clínicos de isuficiência renal; apresentação de casos clínicos
Exame do comportamento; transtornos na coordenação motora; exame dos reflexos; alterações do tônus muscular, motricidade, sensibilidade e equilíbrio; espasmos; convulsões; exame dos reflexos; apresentação de casos clínicos
Técnicas de exame; aprumos; exame clínico do animal através da inspeção em decúbito, estação e marcha; exame clínico dos membros torácicos e pélvicos, ossos, ligamentos, bainhas, tendões e articulações; provas complementares, adução, abdução, flexão e extensão; exame da musculatura e coluna vertebral;
apresentação de casos clínicos
Revisão anatomofisiológica do sistema; Equipamentos específicos utilizados; Contenção para exame específico; Exame sistemático do olho; Exame neuroftalmológico; Exame seqüencial das estruturas; Alterações do sistema visual; Exames especializados;
Técnica de aferição da temperatura corporal; temperatura normal nas várias espécies; variações fisiológicas e patológicas; síndrome febre; etiopatogenia; fisiopatologia; evolução da febre; tipos de febre; síndrome de hipotermia; técnica exploratória da rede ganglionar; alterações encontradas nos linfonodos; técnica exploratória das mucosas; alterações fisiológicas e patológicas encontradas no exame das mucosas visíveis.
Técnica exploratória da pele e pelos; alterações na elasticidade; umidade; coloração e temperatura da pele; presença de aumento de volume e perda de substâncias da pele; apresentação de casos clínicos; exame de casco, unha e chifres.
Exame funcional; apetite; ingestão de água; apreensão; mastigação; deglutição; vômito; evacuação intestinal; exame objetivo da boca, faringe, glândulas salivares, esôfago, abdôme, estômago, instestino e ânus; semiologia do fígado e pâncreas; apresentação de casos clínicos.
Exame funcional, apetite, ingestão de água, apreensão, mastigação, deglutição, erutação, ruminação, evacuação intestinal; exame objetivo da boca, faringe, glândulas salivares, esôfago, abdome, rúmen, retículo, omaso, abomaso, intestino; exame do líquido rumenal; apresentação de casos clínicos.
Introdução; automatismo cardíaco; atividade e revolução cardíaca; sinais clínicos da atividade cardíaca; circulação periférica; semiologia das alterações cardiovasculares; sintomas indiretos de cardiopatias colhidos pelo exame geral; sinais clínicos colhidos pelo exame clínico do coração; semiologia do pulso arterial e venoso; síndromes cardiovasculares; síndromes endocárdicas; síndromes miocárdicas morfológicas e inflamatória; síndromes pericárdicas de origem inflamatória e não inflamatória; síndromes cardíacas funcionais; síndrome de insuficiência cardíaca e insuficiência circulatória aguda; apresentação de casos clínicos.
Introdução; delimitação de campo pulmonar nas várias espécies; exploração das narinas; exame do fluxo nasal; exame do ar expirado; exame físico das fossas nasais; exploração dos seios paranasais; exame da laringe e traquéia; técnica da faringolaringoscopia; broncoscopia; tosse, significado clínico; inspeção do tórax; avaliação dos movimentos respiratórios; freqüência respiratória nas várias espécies; dispnéias; palpação do tórax; percussão e auscultação da área de projeção pulmonar, sons e ruídos normais e patológicos; apresentação de casos clínicos
Introdução; localização e exploração clínica dos rins e vias urinárias; técnica de exame dos rins, ureteres, bexiga e uretra; alterações possíveis de serem encontradas pelo exame clínico dos rins e vias urinárias; cateterismo uretral e vesical, técnica e finalidades; exploração clínica das alterações da micção; principais síndromes de origem renal; litíases, formação e possíveis localização; sinais clínicos de isuficiência renal; apresentação de casos clínicos
Exame do comportamento; transtornos na coordenação motora; exame dos reflexos; alterações do tônus muscular, motricidade, sensibilidade e equilíbrio; espasmos; convulsões; exame dos reflexos; apresentação de casos clínicos
Técnicas de exame; aprumos; exame clínico do animal através da inspeção em decúbito, estação e marcha; exame clínico dos membros torácicos e pélvicos, ossos, ligamentos, bainhas, tendões e articulações; provas complementares, adução, abdução, flexão e extensão; exame da musculatura e coluna vertebral;
apresentação de casos clínicos
Revisão anatomofisiológica do sistema; Equipamentos específicos utilizados; Contenção para exame específico; Exame sistemático do olho; Exame neuroftalmológico; Exame seqüencial das estruturas; Alterações do sistema visual; Exames especializados;
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BRAZ, M. Batista Semiologia Médica Animal. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian,
- CALDAS, E. M. Propedêutica Clinica em Medicina Veterinária., Universidade Federal da Bahia
- ROSENBERGER, G. Exame Clínico dos Bovinos, Guanabara Koogan; 3ª ed.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
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M1 | 2024 / 2 | 27 | 25 |
Medicina Veterinária (Bacharelado) Horários
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VIVIANE ROHRIG RABASSA Professor responsável pela turma CRISTIANO SILVA DA ROSA Professor Regente RAQUELI TERESINHA FRANCA Professor Regente GINO LUIGI BONILLA LEMOS PIZZI Professor Regente |
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M2 | 2024 / 2 | 25 | 11 |
Medicina Veterinária (Bacharelado) Horários
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VIVIANE ROHRIG RABASSA Professor responsável pela turma CRISTIANO SILVA DA ROSA Professor Regente RAQUELI TERESINHA FRANCA Professor Regente GINO LUIGI BONILLA LEMOS PIZZI Professor Regente |
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M3 | 2024 / 2 | 60 | 55 |
Medicina Veterinária (Bacharelado) Horários
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VIVIANE ROHRIG RABASSA Professor responsável pela turma CRISTIANO SILVA DA ROSA Professor Regente RAQUELI TERESINHA FRANCA Professor Regente GINO LUIGI BONILLA LEMOS PIZZI Professor Regente |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
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SEMIOLOGIA | Medicina Veterinária (Bacharelado) |
SEMIOLOGIA | Medicina Veterinária (Bacharelado) |