Nome da Atividade
UNID. TRAUMAT. PRÓTESE BUCO-MAXILO-FACIAL
CÓDIGO
03490004
Carga Horária
105 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
7
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
7
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A Unidade de Traumatologia e Prótese Buco-Maxilo-Facial destina-se a estudar os traumatismos dento - alveolares, informar os traumatismos faciais, desenvolvendo no estudante a capacidade para o seu diagnóstico (através de recursos clínicos e complementares) e atenção urgencial provisória. De caráter informativo: fornecer classificação dos materiais, requisitos e fases técnicas de confecção de Próteses: nasal, auricular, extensas perdas faciais, radíferas, ocular, óculo palpebral, perdas da maxila e mandíbula e fendas lábio palatais congênitas e/ou adquiridas. Repassar conhecimentos sobre as seqüelas da radioterapia e quimioterapia de interesse á PBMF. Observar moldagem e modelagem facial, nasal, auricular, como também, a confecção de próteses Buco-Maxilo-Faciais.

Objetivos

Objetivo Geral:

Propiciar a formação de um clínico geral com conhecimento das implicações e condutas frente aos traumatismos dento-alveolares em dentes permanentes, além do conhecimento informativo sobre Traumatologia e Prótese Buco-Maxilo-Facial.

 

Objetivos Específicos:

a) Estabelecer a possibilidade de procedimento proposto; b) Saber adequar o ambiente e a roupagem apropriada ao ato; c) Organizar o instrumental e o material necessário ao procedimento; d) Fazer as recomendações e prescrever a medicação necessária e adequada ao uso; e) Respeitar o paciente na sua integridade; f) Esclarecer o paciente, com linguagem apropriada, de todas as circunstâncias que envolvam o procedimento proposto; g) Conhecer e conceituar as fraturas faciais. Diagnosticá-las, utilizando-se dos recursos semiotécnicos (clínicos e por imagem) necessários; h) Realizar as manobras de urgência necessárias. Desenvolver o estudo das deformidades buco-maxilo-faciais, salientando a importância da aplicação de recursos terapêuticos aloplásticos para recuperação estética, funcional e psíquica adequada ao paciente; i) Conhecer e conceituar os traumatismos alvéolo-dentários: tratamento de urgência, de seguimento e das seqüelas. Conhecer e saber determinar a epidemiologia dos traumatismos alvéolo-dentários, bem como elaborar e realizar métodos preventivos; j) Adequar o procedimento às necessidades e condições do paciente; k) Condicionar e estimular o estudante em busca da especialidade sem que se deixe de proporcionar a formação mínima indispensável ao graduado; l) Conhecer e conceituar próteses buco-maxilo-faciais e sua área de aplicação m) Diagnosticar lesões que se preconize a utilização da prótese buco-maxilo-facial; n)Ter conhecimento dos procedimentos de moldagem e modelagem aplicados em prótese-buco-maxilo-facial; o)Ter conhecimento das diferentes próteses aplicadas em diferentes alterações congênitas ou perdas traumáticas e/ou patológicas buco-maxilo-faciais; p)Ter conhecimento básico das seqüelas de tratamentos antineoplásicos (radioterapia, quimioterapia, oncocirúrgico), sua prevenção e tratamentos (ex.:oxigenoterapia hiperbárica em osteorradionecrose); q) Ter conhecimento básico de prototipagem para confecção de Próteses BMF.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ANDREASEN, J.O.; ANDREASEN, F. M. Fundamentos de traumatismo dental: guia de tratamento passo a passo. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001. MILORO, M.; LARSEN, P. E.; WAITE P. D.; GHALI. Princípios de Cirurgia Bucomaxilofacial de Peterson, PRINCÍPIOS de cirurgia bucomaxilofacial de Peterson. 3. São Paulo Santos 2016 1 recurso online ISBN 9788527729710. ZANINI, S. A. Cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial. Rio de Janeiro: Revinter, 1990.

Bibliografia Complementar:

  • Bibliografia Complementar: Artigos científicos sobre os temas relacionados ao conteúdo programático da Unidade. http://www.periodicos.capes.gov.br/ ANDREASEN, J.O; ANDREASEN, F. M.; BAKLAND, L. K.; FLORES, M. T. Manual de traumatismo dental. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. DINGMAN, R.O.; NATVIG, P. Cirurgia das fraturas faciais. São Paulo: Ed. Santos, 1983. FURTADO, J.H.C.. Fraturas bucomaxilofaciais. São Paulo: Pancast, 1995. 123 p. FONSECA, E.P. Prótese ocular. São Paulo: Panamed, 1987.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2020 / 1 66 51 Odontologia (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
ELAINI WOLTER SICKERT ADERNE
Professor responsável pela turma

ANTONIO CESAR MANENTTI FOGACA
Professor Regente

CRISTINA BRAGA XAVIER
Professor Regente

JOSUE MARTOS
Professor Regente

MARIO SERGIO MEDEIROS PIRES
Professor Regente

MARCOS ANTONIO TORRIANI
Professor Regente

OTACILIO LUIZ CHAGAS JUNIOR
Professor Regente

TAIANE COUTINHO DE OLIVEIRA
Professor Regente

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
UNID. TRAUMAT. PRÓTESE BUCO-MAXILO-FACIAL Odontologia (Bacharelado)

Página gerada em 27/09/2020 16:18:05 (consulta levou 0.174685s)