Nome da Atividade
DESIGN DA INFORMAÇÃO
CÓDIGO
05000069
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Conceitos e fundamentos do design da informação. Elementos e estruturas de sistemas de informação gráfica. O usuário da informação. Níveis de organização visual em documentos gráficos e digitais. Análise de interfaces gráficas (analógicas e digitais). Metodologia de projetos em design da informação.

Objetivos

Objetivo Geral:

Geral: Fornecer subsídios teóricos e conceituais para o entendimento do papel do design da informação no âmbito do design gráfico e digital Específicos:
• Fornecer instrumentos metodológicos para o diagnóstico da eficácia do design da informação em documentos e sistemas gráficos analógicos e digitais;
• Sensibilizar para a importância da inclusão do usuário da informação no processo de design;;
• Estimular a sistematização e fixação de conhecimentos através da elaboração de trabalhos teórico-práticos de cunho descritivo/analítico e reflexivo;
• Dominar o uso de metodologia projetual para design da informação, aplicada à uma prática de projeto.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • AIGA (American InstituteofGraphicArts). The professional association for design. Disponível em: http://www.aiga.org/. Acesso em: 21. Set. 2017. GUIMARÃES, Luciano. A cor como informação. São Paulo. Annablume, 2001. O’GRADY, Jenn +Ken. The informationdesign handbook. Cincinnati, Ohio: HOW Books, 2008. SBDI, Sociedade Brasileira de Design da Informação. Disponível em: http://kanno-infografia.blogspot.com.br/ http://pt.scribd.com/doc/8405929/Infografia-Passo-a-Passo-por-Mario-Kanno http://womzine.com/compilacoes/infografia-a-lista-definitiva.html#axzz1MWFx1Okv

Bibliografia Complementar:

  • ERGER, Craig. Wayfinding:DesigningandImplementingGraphicNavigational System. Mies: Rotovision, 2005. BRISOLARA, Daniela Velleda. Design (tipo)gráfico e Semiótica: proposição de um modelo analítico e semiótico da tipografia produzida por não-experts. Dissertação de mestrado. Curitiba: UFPR, 2008. ENGELHARDT, Y. The languageofgraphics: a framework for theanalysisofsyntaxandmeaning in maps, chartsanddiagrams. ILLC- Universityof Amsterdam, 2002. Frascara, Jorge. Information design and cultural difference. Information Design Journal, 9, 2/3, pp. 119-127, 2000. LUPTON, Elen; PHILLIPS, Jeniffer C. Novos fundamentos do design. São Paulo: Cosacnaify, 2008. MEYER, Eric K. DesigningInfographics, Indianapolis: Hayden Books, 1997. MIJKSENAAR, Paul. Visual Function. Rotterdam: Princeton Architectural Press, 1997. MONT’ALVÃO, Cláudia. Design de advertência para embalagens. Rio de Janeiro: 2AB, 2000. SPINILLO, C. G; COUTINHO, S.G. (Eds). SelectedReadingsoftheInformation Design InternationalConference.Recife. SBDI, 2004. TWYMAN, M. Usingpictoriallanguage: a discussionofthedimensionsofthe problem. In T. M. Duftyand R. Waller (eds.)Designingusabletexts. Orlando, Florida: Academic Press, pp. 245-312, 1985. VILLAS-BOAS, André. Princípios de Organização Visual. Rio de Janeiro: Editora 2AB, 2000. ZWAGA, H.; BOERSEMA, T.; HOONHOUT, H. (eds.). Visual information for everyday use: Design andresearch perspectives.London: Taylor & Francis, 1999.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2024 / 1 28 24 Design Gráfico (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
ANA DA ROSA BANDEIRA
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
DESIGN DA INFORMAÇÃO Design Gráfico (Bacharelado)
DESIGN DA INFORMAÇÃO Design Digital (Bacharelado)

Página gerada em 06/10/2024 03:43:34 (consulta levou 0.126992s)