Nome da Disciplina
TIPOGRAFIA I
CÓDIGO
05000072
Carga Horária
60 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo histórico da tipografia. Sistemas de composição (manual, mecânico, fotoquímico, digital). Análise formal dos tipos: classificações, nomenclaturas, anatomia e métrica. Análise combinatória dos tipos. Legibilidade. Cor e tipografia. Retórica tipográfica. Pesquisas em tipografia

Objetivos

Objetivo Geral:

GERAL
Instrumentalizar o aluno com a história, suas convenções e usos da tipografia em projetos que atendam ao mercado gráfico, editorial e de autoria. Proporcionar aos alunos o conhecimento das perspectivas históricas e conceituais que tratam do
Design Tipográfico, em suas instâncias de processos e métodos projetuais, substanciados pela análise crítica e criativa de obras e respectivos autores.

ESPECÍFICO
- Reconhecer os estilos e características da tipografia em seus períodos históricos;
- Compreensão dos processos de composição dos tipos;
- Capacitar o reconhecimento formal dos tipos;
- Compreender a importância da tipografia no âmbito do design gráfico quanto à
manipulação, combinação, composição e legibilidade.
- Desenvolver competência para concepção e implementação de fontes tipográficas.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRINGHURST, Robert. Elementos do estilo tipográfico. Tradução: André Stolarski. São Paulo: Cosac Naify, 2005. LUPTON, Ellen. Pensar com tipos: guia para designers, escritores, editores e estudantes. Tradução: André Stolarski. São Paulo: Cosac Naify, 2006. FARIAS, Priscila. Tipografia Digital. O Impacto das novas tecnologias. 3ª Edição. Rio de Janeiro: 2AB, 2001. HURLBURT, Allen. Layout: O Design da Página Impressa. Edmilson O. Conceição (trad.). São Paulo: Nobel, 1999. ROCHA, Cláudio. Projeto Tipográfico. São Paulo: Rosari, 2002. NIEMEYER, Lucy. Tipografia: uma apresentação. Rio de Janeiro: 2AB, 2000. FRUTIGER, Adrian. Sinais e símbolos. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
  • FRUTIGER, Adrian. Sinais e símbolos. São Paulo: Martins Fontes, 1999

Bibliografia Complementar:

  • ARROYO, Roberto Gamonal. TIPO/RETÓRICA: Una aproximación a la Retórica Tipográfica. In: ICONO – Revista de Comunicación Y Nuevas Tecnologías, vol 14, n. 5, 2005. BORGES, Priscila. Mensagens cifradas: uma quebra na estrutura da linguagem. Mesa redonda apresentada no III Congresso Internacional de Semiótica da ABES – Associação Brasileira de Estudos Semióticos. Vitória: ABES, 2007. BRISOLARA, Daniela V. & FONTOURA, Antônio M. Contribuições e lacunas da psicologia cognitiva em pesquisas sobre design informacional textual. Anais do 3º Congresso Internacional de Design da Informação. Curitiba: SBDI, 2007. BUGGY, L.A.C. O MECOTipo: método de ensino de desenho coletivo de caracteres tipográficos. Recife, PE: Buggy, 2007. CAMARA, R. Research on writing: diagram, ideogram. Selected Readings of the Information Design International Conference 2003. Carla Galvão Spinillo e Solange Coutinho (58ip.) – Recife: Sociedade Brasileira de Design da Informação, p.63-70, 2004. CAUDURO, Flávio Vinícius. Design tipográfico e subjetividade. Anais do 5º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design – P&D Design 2002, São Paulo, 2002. Coleção QUAL É O SEU TIPO? São Paulo: Edições Rosari, 2003-2004-2005. FARIAS, Priscila Lena. Notas para uma normatização da nomenclatura tipográfica. Anais do 6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design – P&D Design 2004, São Paulo, 2004. FERLAUTO, Cláudio. O tipo da gráfica e outros escritos. São Paulo: Cachorro Louco, 2000. FONTOURA, Antônio Martiniano. Vade-mécum de tipografia. Curitiba: Champagnat, 2004. GAUDÊNCIO JUNIOR, Norberto. A herança escultórica da tipografia. São Paulo: Edições Rosari, 2004.
  • GIL, Vicente. A Revolução dos Tipos. Tese de doutorado. São Paulo, 1999. GRUSZYNSKI, A. C. Retórica tipográfica e leitura. XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2004, Porto Alegre. Anais do XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2004. GRUSZYNSKI, A. C. A imagem da palavra: retórica tipográfica na pós-modernidade. Teresópolis, RJ: Novas Idéias, 2007. HALEY, Allan. Alphabet. The History, Evolution and Design of the Letters we use today. Thames and Hudson, 1995. HELLER, Steven. FILI, Louise. Typology. Type Design from the vitorian era to the digital. San Francisco: Chronicle Books, 1999. JACQUES, João Pedro. Tipografia pós-moderna. Rio de Janeiro: 2AB, 2000. LUND, Ole. Why serifs are (still) important. STIFF, Paul (Ed.). Typography papers 2. England: Department of Typography & Graphic Communication. The University of Reading, 1997. MANDEL, Ladislas. Escritas, espelho dos homens e das sociedades. São Paulo: Ed. Rosari, 2006. McLEAN, Ruari. Manual of Typography. London: The Thames and Hudson, 1980.
  • PEREIRA, Aldemar A. Tipos: desenho e utilização de letras no projeto gráfico. Rio de Janeiro: Quartet, 2004. REVISTA TUPIGRAFIA. São Paulo: Bookmakers, 2003-2004. ROCHA, Claudio. Tipografia comparada. São Paulo: Rosari, 2004. RUDER, Emil. Manual de Diseño Tipográfico. Barcelona: Gustavo Gili, 1983. SAMARA, Timothy. The typography workbook: a real-world guide to using type in graphic design. Rockport Publishers, 2004. WALKER, Sue; REYNOLDS, Linda. Serifs, sans serifs and infant characters in children’s reading books. In: Information Design Journal, n.11, p.106-122, 2002/2003. WEINGART, Wolfgang. Como se pode fazer tipografia suíça? São Paulo: Edições Rosari, 2004. ZAPF, Hermann. História de alfabetos: A autobiografia e a tipografia de Hermann Zapf. São Paulo: Edições Rosari, 2005.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2019 / 2 28 23 Design Gráfico (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
JOAO FERNANDO IGANSI NUNES
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
TIPOGRAFIA I Design Gráfico (Bacharelado)
TIPOGRAFIA I Design Digital (Bacharelado)

Página gerada em 14/10/2019 00:35:43 (consulta levou 0.182437s)