Nome da Atividade
MODELAGEM GEOMÉTRICA E VISUAL
CÓDIGO
05000073
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Aplicação de técnicas e conceitos de geração e controle de modelos geométricos.
Representação de Materiais.
Representação das Fontes de Luz.
Modelos de Iluminação.

Objetivos

Objetivo Geral:

Aplicar técnicas de controle e modelagem geométrica.
Inserir o educando na técnica de modelagem, texturização e iluminação de gráficos em três dimensões.

 

Objetivos Específicos:

Inserir o educando na técnica de modelagem, texturização e iluminação de gráficos em três dimensões.

Conteúdo Programático

Unidade I – Ferramentas de modelagem 3D
1.1 Apresentação das principais ferramentas para o desenvolvimento da modelagem em 3D.
1.2 Estudo da interface do software 3D Studio Max.

Unidade II – Modelagem com o 3D Studio Max
2.1 Princípios de modelagem 3D.
2.2 Técnicas de modelagem.
2.2.1 Box modeling, extrusão por faces.
2.2.2 Modificadores, lathe, bend, twist, cloth.
2.2.3 Operações booleanas.
2.2.4 Suavização e refinamento de modelos geométricos 3D.

Unidade III – Conceitos de texturização e iluminação
3.1 Conceitos de iluminação, global, local e pontual.
3.2 Iluminação standard vs. fotométrica.
3.3 Utilização dos recursos de texturização do 3D Studio Max.
3.4 Aplicação de materiais pré-definidos e ruídos.
3.5 Texturização com bitmaps.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • GONÇALVES, Guilherme Pinto. "LUZ, CÂMERA, ANIMAÇÃO: O DESIGN APLICADO À ANIMAÇÃO 3D". Trabalho de conclusão de curso, Design Gráfico UFPel, 2007.
  • GAMBA JUNIOR. Computação gráfica para designers: dialogando com as caixinhas de diálogo. Rio de Janeiro: 2AB, 2003.
  • AGUIAR, Calciolari Fábio. 3ds Max 2009 - Modelagem, Render, Efeitos e Animação. Editora Érica, 1º Edição, São Paulo, 2009.

Bibliografia Complementar:

  • ROBERT, Steve. Caracter animation in 3D. Focal Press 2002.
  • DEMERS, Owen. Digital Texturing & Paiting. New Riders 2000.
  • DRAPER, Peter. Desconstructing the Elements With 3Ds MAX. Focal Pres 2001.
  • MURDOCK, Kelly L. 3Ds MAX 8 Bible. Wiley Publishing. Inc. 2000.
  • MUYBRIDGE, Eadweard. The Human Figure in Motion. London 1907.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
MODELAGEM GEOMÉTRICA E VISUAL Design Gráfico (Bacharelado)
MODELAGEM GEOMÉTRICA E VISUAL Design Digital (Bacharelado)
MODELAGEM GEOMÉTRICA E VISUAL Cinema de Animação (Bacharelado)

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