Nome da Atividade
IDENTIDADE VISUAL
CÓDIGO
05000084
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Conhecimento sobre a função da identidade visual no design gráfico e digital bem como seu projeto e execução.

Objetivos

Objetivo Geral:

Estimular o conhecimento sobre: Identidade Visual e sua função no design gráfico e digital; metodologia projetual de criação de identidade visual e sua execução; capacidade de criar, aplicar e analisar identidades visuais.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ADG: O VALOR DO DESIGN. Guia ADG Brasil de Prática Profissional do Designer Gráfico. Editora Senac, 2003 COSTA, Joan. A imagem da marca: um fenômeno social. São Paulo: Rosari, 2008. (Coleção Fundamentos do design). FRASCARA, Jorge. El diseño de comunicación. Buenos Aires: Infinito, 2006. FRUTIGER, Adrian. Sinais & símbolos: Desenho, projeto e significado. São Paulo: Martins Fontes, 2001. GUILLERMO, Álvaro. Branding: Design e Estratégias de Marca. p. 8-12, 33-36, 47-57. HEALEY, Matthew. Design de logotipos. São Paulo: Rosari, 2010. HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da Cultura Visual: transformando fragmentos em nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007. MELO, Chico Homem de. Os desafios do designer & outros textos sobre design gráfico. São Paulo: Rosari, 2003. (Coleção TextosDesign). NIGEL, Whiteley. O designer valorizado. Arcos, v.1. 1998. Disponível em: PEÓN, Maria Luísa. Sistemas de Identidade Visual. 2. ed., Rio de Janeiro: 2AB, 2001. (Coleção baseDesign). RODRIGUES, Delano. Naming: o nome da marca. Rio de Janeiro, 2AB, 2011. STRUNCK, Gilberto Leite. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso. 2ª Ed. Rio de Janeiro, Rio Books, 2003.

Bibliografia Complementar:

  • ESCOREL, Ana Luisa. O efeito multiplicador do design. São Paulo: Senac, 2000. HELLER, Steven. Linguagens do design: compreendendo o design gráfico. São Paulo: Rosari, 2007. (Coleção Fundamentos do Design). KLEIN, Naomi. Sem logo: a tirania das marcas em um planeta vendido. 6. ed., Rio de Janeiro: Record, 2008. MEGGS, Philip B. História do design gráfico. São Paulo: Cosac Naify, 2009. SILVA JUNIOR, Jair Alves da. Identidades visuais flexíveis das origens ao projeto. São Paulo: Blucher, 2021.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2024 / 1 28 27 Design Digital (Bacharelado)
Design Gráfico (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
PATRICIA LOPES DAMASCENO
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
IDENTIDADE VISUAL Design Gráfico (Bacharelado)
IDENTIDADE VISUAL Design Digital (Bacharelado)

Página gerada em 21/05/2024 02:06:24 (consulta levou 0.179289s)