Nome da Atividade
JOGOS
CÓDIGO
05000110
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Desenvolvimento de tecnologias para jogos digitais na web com ferramentas de interação e animação em 2D ou 3D

Objetivos

Objetivo Geral:

Instrumentalizar o aluno com a teorização, suas convenções e usos da linguagem computacional em projetos que possam ser vinculados ao desenvolvimento de jogos digitais (advergames, serious games, etc). Capacitar o aluno a criar um pensamento estratégico acerca da decisão de solucionar problemas de comunicação visual através de games.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • GARRETT, Jesse James. The elements of user experience: user‐centered design for web. New York: New Riders, 2003. GARRETT, J. James. 2003b. The Nine Pillars of Successful Web Teams. Disponível em: http://www.adaptivepath.com/ideas/essays/archives/000242.php acessado em: outubro 2009. NOVAK, J. Desenvolvimento de Games. Cengage Learning 2010. PREECE, J., ROGERS, Y. and SHARP, H. Design de Interação: Além da interação homem‐computador; Porto Alegre: Bookman, 2005. PERUCCIA et. All. Desenvolvimento de jogos eletrônicos. Novatec, 2009. ROYO, J. P. Design Digital. São Paulo : Rosari, 2008. SCHUYTEMA, Paul. Design de Games: uma abordagem prática.Cengage Learning, 2008.

Bibliografia Complementar:

  • AGNER, Luiz. Ergodesign e arquitetura de informação.São Paulo: Quartet, 2006. APPLE. Apple Human Interface Guidelines – User Experience. 2008. BUCCINI, Marcos Buccini Pio; PADOVANI, Stephania .Design experiencial na Internet. In: 2º Congresso Internacional de Design da Informação, 2005, São Paulo. Anais do 2º Congresso Internacional de Design da Informação, 2005. FLUSSER, Vílem. 2007. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac Naify. 2007. FUENTES, Rodolfo. A prática do design gráfico: uma metodologia criativa. Editora Rosari, 2006. JOHNSON, Steven. Everything bad is good for you. New York: Penguin Group, 2004. LEVIS, Diego. Los Videojuegos, un fenómeno de masas. Barcelona: Paidós, 1997. SALEN, Katie & ZIMMERMAN, Eric. Rules of Play – Game design Fundamentals. Cambridge: MIT Press, 2004.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
JOGOS Design Gráfico (Bacharelado)
JOGOS Design Digital (Bacharelado)
JOGOS Cinema de Animação (Bacharelado)

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