Nome da Atividade
DESIGN DE ESPAÇOS
CÓDIGO
05000111
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Desenvolvimento de projetos de sinalização para espaços. Estudo de suas implicações e definições a partir da estrutura espacial existente – seja ela arquitetônica ou não -, de sua importância para os distintos públicos-alvo e sua relação com a identidade visual corporativa.

Objetivos

Objetivo Geral:

Desenvolver no aluno competências do ponto de vista do design para compreender as implicações e necessidades de informação e/ou persuasão que deverão estar presentes em distintos espaços e com distintas finalidades;

Conteúdo Programático

1. Identidade visual corporativa e o projeto de sinalização: abrangência, dimensionamento, definição de possibilidades e modelos;
2. Os conceitos de sinalização e señaletica, segundo Joan Costa;
3. Projeto de sinalização e aplicação da identidade visual corporativa: limites e definições;
4. Projeto de sinalização e estrutura arquitetônica;
5. Projeto de sinalização e paisagem;
6. Desenvolvimento de projetos de sinalização em todas suas etapas.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • COSTA, Joan. Señalética Corporativa. Barcelona: Costa Punto Com Editor, 2007.
  • CHAMMA, Norberto. PASTORELO, Pedro D. Marcas & Sinalização: práticas em design corporativo. São Paulo: Senac, 2007.
  • D’ GOSTINI, Douglas; ID L DE NEGREIROS GOMES, Luiz Antonio. Design de Sinalização: planejamento, projeto & desenho. Porto Alegre: Ed. UniRitter, 2010.
  • FRUTIGER, Adrian. Sinais & Símbolos – desenho, projeto e significado. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
  • GIBSON, David. The Wayfing Handbook. New York: Princeton Architectural Press, 2009.
  • HEINRICH, Fabiana. Por um pensamento crítico na práxis do design gráfico: desenvolvimento de um sistema de sinalização para o IAD-UFPEL com ênfase na investigação projetual. Pelotas: TCC-Design Gráfico, orientadora Profª. Drª. Andreia Bordini Brito, 2007.
  • MORAES, Anamaria. Avisos, advertências e projeto de sinalização. Rio de Janeiro: Rio books, 2005.
  • VELHO, Ana Lúcia O. L. O Design de Sinalização no Brasil: a introdução de novos conceitos de 1970 a 2000. Dissertação apresentada para o Programa de Pós-Graduação em Design do Departamento de Artes & Design do Centro de Teologia e Ciências Humanas. Rio de Janeiro, 2007.

Bibliografia Complementar:

  • ADG. ABC da ADG. Glossário de termos e verbetes utilizados em Design Gráfico. São Paulo: ADG, 1998.
  • ADG. O VALOR do design. Guia ADG Brasil de prática profissional do designer gráfico. São Paulo: Ed. Senac São Paulo;
  • ADG Brasil - Associação dos Designers Gráficos, 2003.
  • BERGER, Craig M. Wayfinding: Design and Implementing Graphic Navigational Systems.Mies. Suíça: RotoVision, 2005.
  • CALORI, Chris. Signage and Wayfinding Design: A Complete Guide to Creating Environmental Graphic Design Systems. Hoboken, Estados Unidos: John Wiley & Sons, 2007.
  • CROSBY, Theo; FLETCHER, Alan; FORBES, Colin. A Sign Systems Manual. New York: Praeger, 1970.
  • FERR R , Lucrécia D’ lessio. Comunicação Espaço Cultura. São Paulo: Annablume, 2008.
  • _______________________. Design em espaços. São Paulo: Edições Rosari, 2002.
  • FOLLIS, John; HAMMER, Dave. Architectural Signing and Graphics. New York: WhitneyLibrary of Design, 1979
  • HUNT, Wayne. Environmental Graphics: Projects & Process. New York: Harper Collins, 2003.
  • LYNCH, Kevin. A Imagem da Cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
  • SEGD - SOCIETY FOR ENVIRONMENTAL GRAPHIC DESIGN. Disponível em http://www.segd.org/home.html#/home.html ASSOCIAÇÃO DOS DESIGNERS GRÁFICOS. Kit prática profissional do designer gráfico. São Paulo: ADG, 1998.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
DESIGN DE ESPAÇOS Design Gráfico (Bacharelado)
DESIGN DE ESPAÇOS Design Digital (Bacharelado)

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