Nome da Disciplina
OFICINA DE PROD. DE ROTEIRO PARA AUDIOVISUAL
CÓDIGO
05000136
Carga Horária
30 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

A experiência na escrita de roteiro: amadurecendo as técnicas e aperfeiçoando a construção da narrativa.

Objetivos

Objetivo Geral:

Oferecer conhecimentos básicos acerca da narrativa audiovisual. Estimular a criação de histórias curtas para o cinema. Apresentar as regras para formatação de roteiros cinematográficos. Refletir sobre a arte de contar histórias no vídeo.

 

Objetivos Específicos:

Introduzir os estudantes no campo do cinema, nivelando a turma. Localizar o papel do roteirista na equipe audiovisual. Transmitir um pouco da história e da teoria da narrativa. Refletir sobre a narrativa audiovisual. Apresentar os elementos de uma narrativa (personagens, enredo, tempo, espaço, simbologia). Analisar contos e curtas-metragens. Apresentar as etapas anteriores ao roteiro e dar condições para que os alunos as desenvolvam. Trabalhar a escaleta. Explicar como se escreve um roteiro, transmitindo as regras de formatação (Guia Master Scenes). Estimular a criação de histórias através de exercícios de escrita de roteiros originais de ficção. Ensinar o que é uma adaptação cinematográfica e realizar exercícios de adaptação.

Conteúdo Programático

Introdução ao cinema e localização do roteirista na equipe audiovisual; Um pouco sobre a história da narrativa; A narrativa audiovisual; Os elementos de uma narrativa (personagens, enredo, tempo, espaço, simbologia); Análise de contos e de curtas-metragens; As etapas anteriores ao roteiro; A escaleta; Como escrever um roteiro: regras de formatação; Exercícios de escrita de roteiros originais de ficção; A adaptação cinematográfica; Exercícios de adaptação.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • FIELD, Syd. Manual do roteiro: fundamentos do texto cinematografico. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. 223 p. ISBN 857302044X CAMPOS, Flavio de. Roteiro de cinema e televisão: a arte e a técnica de imaginar, perceber e narrar uma história. Rio de Janeiro: Zahar, 2007. 407 p. ISBN 9788571109858 COMPARATO, Doc. Roteiro: arte e tecnica de escrever para o cinema e televisao. 3. ed. Rio de Janeiro: Nordica, 1983. 262 p. Número de Chamada: 791 C737r 3 (BCS)

Bibliografia Complementar:

  • CHION, Michel. O Roteiro de Cinema. São Paulo: Martins Fontes, 1986. 288 p. GOSCIOLA, Vicente. Roteiro para as Novas Mídias. São Paulo: Senac, 2003. MEADOWS, Eliane. Roteiro para TV, Cinema e Vídeo em 10 Etapas: Arte e Técnica. Rio de Janeiro: Quartet, 2003. 116 p. MCKEE, Robert. Story: substância, estrutura, estilo e os princípios da escrita de roteiro. Curitiba: Arte e Letras, 2006 MOSS, Hugo. Como formatar o seu roteiro - um pequeno guia de Master Scenes. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2002. 32 p. RABIGER, Michael. Direção de Cinema: técnicas e estética. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. REY, Marcos. O roteirista profissional: televisão e cinema. Rio de Janeiro: Ática, 1997. SABOYA, Jackson. Manual do Autor-Roteirista. Rio de Janeiro: Record, 2001. SARAIVA, Leandro. CANNITO, Newton. Manual de Roteiro. São Paulo: Conrad, 2004. 232 p. SCOTT, KEVIN CONROY (org.). Lições de roteiristas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
OFICINA DE PROD. DE ROTEIRO PARA AUDIOVISUAL Cinema e Audiovisual (Bacharelado)
OFICINA DE PROD. DE ROTEIRO PARA AUDIOVISUAL Cinema de Animação (Bacharelado)

Página gerada em 19/10/2019 19:37:00 (consulta levou 0.149538s)