Nome da Atividade
DESIGN DE PERSONAGENS
CÓDIGO
05000778
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

O que é design de personagens e quais são as diferentes técnicas e tecnologias para concebê-los e produzi-los.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conhecer as especificidades e metodologias do design de personagens;
Desenvolver o repertório gráfico e projetual individual através de exercícios direcionados aos diferentes segmentos da criação de personagens,enfatizando a área da animação.
Instigar o desenvolvimento criativo bem como das técnicas e conhecimentos teóricos necessários à criação de personagens e sua aplicação.
Analisar e criticar a produção e contextualização de personagens existentes nos meios.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ARHNEIN, Rudolf. Arte e Percepção visual: Uma Psicologia da Visão Criadora. São Paulo: Pioneira, 1995. ADONIS, Dondis. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes. 1991 AUMONT, Jacques. A Imagem. Campinas: Papirus,1995. BLAIR, Preston. Dibujos Animados: el dibujo de historietas a su alcance. Evergreen, 2003. CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. São Paulo: Pensamento, 2007. CRUSH/ZEEGEN, Lawrence. Princípios de Ilustración. Barcelona: Gilli, 2006. DERDICK, Edith. Formas de pensar o desenho. São Paulo, Scipione, 1989. DRUDI, Elisabetta; PACI, Tiziana. Dibujo de Figurines para el Diseño de Moda. Amsterdam: The Pepin Press, 2007. EISNEIR, Will. Quadrinhos e Arte Seqüencial. São Paulo: Martins Fontes, 1989. PATMORE, Chris. Diseño de personajes. Barcelona: Norma Editorial, 2005. SEGER, Linda. Como Criar Personagens Inesquecíveis. São Paulo: Bossa Nova, 2006. SPENCER, Scott. Zbrush Character Creation. John Wiley Consumer, 2008. ZEEGEN, Lawrence. Principios de Ilustracion. Barcelona: Gustavo Gili, 2006.

Bibliografia Complementar:

  • MCCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos: história, criação, desenho, animação, roteiro. São Paulo: M. Books do Brasil, 2005. PROPP, Vladimir S. Morfologia do Conto maravilhoso. Rio de Janeiro: Ed. Forense Universitária, 1984. SHELDON, Lee. Desenvolvimento de personagens e de narrativas para games. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2017. WELLS, Paul. Desenho para animação. Porto Alegre: Bookmann, 2012. WONG. Wucius. Princípios de Forma e Desenho. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
DESIGN DE PERSONAGENS Design Gráfico (Bacharelado)
DESIGN DE PERSONAGENS Design Digital (Bacharelado)
DESIGN DE PERSONAGENS Cinema de Animação (Bacharelado)

Página gerada em 18/11/2024 11:30:41 (consulta levou 0.131011s)