Nome da Atividade
REDES SOCIAIS APLICADAS AO DESIGN
CÓDIGO
05000791
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Redes sociais na internet. Estrutura de rede. Planejamento de redes sociais. Aplicações de redes sociais ao Design Digital. Design para redes sociais. Interfaces digitais e redes sociais.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo Geral
- Promover uma aproximação dos alunos com os conceitos relacionados às redes sociais, estimulando a
percepção e a reflexão sobre fatores teóricos e práticos relacionados à área de Design Digital.

Objetivos Específicos
- Permitir o contato com teorias e modelos de redes para uma compreensão mais ampla da
inserção das redes sociais na internet na área do Design Digital.
- Estimular uma postura crítica e também estratégia dos estudantes ao capacitá-los para a prática
profissional na área de redes sociais.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BAYM, N. K. Personal Connections in the Digital Age. Cambridge: Polity Press, 2010. pp. 99-149. BENKLER, Y. The Wealth of Networks. New Haven: Yale University Press, 2006. BOYD, d.; ELLISON, N. Social Network Sites: Definition, History, and Scholarship. Journal of ComputerMediated Communication, v. 13, n. 1, 2007. CASTELLS, M. A sociedade em rede. 10.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007. CRUMLISH, C.; MALONE, E. Designing Social Interfaces. O’Reilly Media, 2009. DEUZE, Mark; SPEERS, Laura; BLANK, Peter. Vida midiática. Revista USP, São Paulo, n.86, p.139-145, 2010. FRAGOSO, S.; RECUERO, R.; AMARAL, A. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, 2011. GARETT, J. J. The elements of user experience: user-centered design for the web. New Riders, 2002. GRANOVETTER, Mark. The Strength of Weak Ties: A Network Theory Revisited. Sociological Theory, v. 1, n. 1, pp. 201-233, 1983. HOWE, J. Crowdsourcing. New York: Three Rivers Press, 2009. JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo : Aleph, 2009. JENKINS, H.; FORD, S.; GREEN, J. Spreadable Media. New York: NYU Press, 2013. JOHNSON, Steven. Cultura da interface. Rio de Janeiro : Jorge Zahar, 2001. PRIMO, A. Interação mediada por computador. Porto Alegre: Sulina, 2007. RECUERO, R. Conversação em rede: comunicação mediada por computador e redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2012. __________. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009. RECUERO, R.; ZAGO, G. RT, por favor: considerações sobre a difusão de informações no Twitter. Fronteira, São Leopoldo, v.12, n.2, p. 69-81, 2010. ROYO, J. Design Digital. São Paulo: Rosari, 2008.
  • SIBILIA, P. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008. pp. 233- 266. SILVEIRA, S. O fenômeno Wikileaks e as redes de poder. In IV Encontro da Compolitica, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 13 a 15 de abril de 2011. SHIRKY, C. A Cultura da Participação. Rio de Janeiro: Zahar, 2011. SHIRKY, C. Here comes everybody: the power of organizations without organizations. Reino Unido: Allen Lane, 2008. SUROWIECKI, J. A sabedoria das multidões: por que muitos são mais inteligentes que alguns e como a inteligência coletiva pode transformar os negócios, a economia, a sociedade e as nações. Rio de Janeiro: Record, 2006. pp. 23-45. TURKLE, S. Alone Together: Why We Expect More from Technology and Less from Each Other. New York: Basic Books, 2011. pp. 151-208.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
REDES SOCIAIS APLICADAS AO DESIGN Design Gráfico (Bacharelado)
REDES SOCIAIS APLICADAS AO DESIGN Design Digital (Bacharelado)

Página gerada em 03/07/2022 20:43:09 (consulta levou 0.118078s)