Nome da Atividade
LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO DRAMATÚRGICA
CÓDIGO
05001099
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A estrutura do drama. A criação de textos teatrais. A aplicação de exercícios dramatúrgicos em espaços formativos.

Objetivos

Objetivo Geral:

- Conhecer a estrutura do texto dramático.
- Produzir exercícios ficcionais e cenas teatrais.
- Planejar o uso da escrita criativa dramática como ferramenta pedagógica nas escolas e em outros espaços formativos.

Conteúdo Programático

UNIDADE 1 – A ESTRUTURA DO DRAMA
1.1 Os gêneros literários
1.2 A unidade dramática: a ação, o tempo e o espaço
1.3 A personagem
1.4 O conflito
1.5 A rubrica e os diálogos
1.6 Os gêneros teatrais
1.7 Semiologia teatral: os signos no teatro
1.8 O modelo actancial de análise

UNIDADE 2 – A CRIAÇÃO DO TEXTO TEATRAL
2.1 A ideia
2.2 O roteiro
2.3 A improvisação
2.3 Formas de criação do texto teatral: gabinete, oficinas de criação literária, salas de ensaio, criação coletiva, processo colaborativo, dramaturgismo etc.

UNIDADE 3 - EXERCÍCIOS DE PRODUÇÃO DRAMATÚRGICA
3.1 Relações entre texto e jogo
3.2 Produção de textos teatrais
3.3 Recepção da dramaturgia produzida
3.4 Análise da criação ficcional

UNIDADE 4 – LABORATÓRIO DE CONSTRUÇÃO DRAMATÚRGICA EM ESPAÇOS FORMATIVOS
4.1 As possibilidades de criação dramatúrgica no ambiente escolar
4.2 Dramaturgia para/com crianças
4.3 O drama como experiência coletiva e acontecimento político
4.4 Relatos pessoais como fonte de criação dramatúrgica

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • GUINSBURG, J.; COELHO NETTO, Teixeira; CARDOSO, Reni Chaves (orgs). Semiologia do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2006.
  • REWALD, Rubens. Caos: dramaturgia. São Paulo: Perspectiva : FARESP, 2005.
  • RODARI, Gianni. Gramática da fantasia. São Paulo: Summus, 1982.

Bibliografia Complementar:

  • ARISTÓTELES. Poética. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2017.
  • GRAZIOLI, Fabiano Tadeu. Leitura dramática e jogo teatral a partir da dramaturgia para crianças e jovens: possibilidades de fruição na escola. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 45, n. 82, p. 2-13, jan. 2020. ISSN 1982-2014. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/14129. Acesso em: 1 out. 2021.
  • HARTMANN, Luciana. “Arte” e a “ciência” de contar histórias: como a noção de performance pode provocar diálogos entre a pesquisa e a prática. MORINGA - Artes do Espetáculo, v. 5, n. 2, 23 dez. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/moringa/article/view/22211. Acesso em: 1 out. 2021.
  • SARRAZAC, Jean-Pierre (org.) et al. Léxico do drama moderno e contemporâneo. São Paulo: Cosac & Naify, 2012.
  • VIDOR, Heloise B. A construção da narrativa cênica em sala de aula com base no jogo teatral — diferentes possibilidades. OUVIROUVER, vol. 6, n.º 1, 2010. p.111-122. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/8224/5284. Acesso em: 5 ago. 2022.

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