Nome da Atividade
LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO DRAMATÚRGICA
CÓDIGO
05001099
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A estrutura do drama. A criação de textos teatrais. A aplicação de exercícios dramatúrgicos em espaços formativos.

Objetivos

Objetivo Geral:

- Conhecer a estrutura do texto dramático.
- Produzir exercícios ficcionais e cenas teatrais.
- Planejar o uso da escrita criativa dramática como ferramenta pedagógica nas escolas e em outros espaços formativos.

Conteúdo Programático

UNIDADE 1 – A ESTRUTURA DO DRAMA
1.1 Os gêneros literários
1.2 A unidade dramática: a ação, o tempo e o espaço
1.3 A personagem
1.4 O conflito
1.5 A rubrica e os diálogos
1.6 Os gêneros teatrais
1.7 Semiologia teatral: os signos no teatro
1.8 O modelo actancial de análise

UNIDADE 2 – A CRIAÇÃO DO TEXTO TEATRAL
2.1 A ideia
2.2 O roteiro
2.3 A improvisação
2.3 Formas de criação do texto teatral: gabinete, oficinas de criação literária, salas de ensaio, criação coletiva, processo colaborativo, dramaturgismo etc.

UNIDADE 3 - EXERCÍCIOS DE PRODUÇÃO DRAMATÚRGICA
3.1 Relações entre texto e jogo
3.2 Produção de textos teatrais
3.3 Recepção da dramaturgia produzida
3.4 Análise da criação ficcional

UNIDADE 4 – LABORATÓRIO DE CONSTRUÇÃO DRAMATÚRGICA EM ESPAÇOS FORMATIVOS
4.1 As possibilidades de criação dramatúrgica no ambiente escolar
4.2 Dramaturgia para/com crianças
4.3 O drama como experiência coletiva e acontecimento político
4.4 Relatos pessoais como fonte de criação dramatúrgica

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ASSIS BRASIL, Luiz Antonio. “A escrita criativa e a universidade”. Revista Letras de Hoje, dez. 2015. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/23146. Acesso em: mar. 2019.
  • GUINSBURG, J.; COELHO NETTO, Teixeira; CARDOSO, Reni Chaves (orgs). Semiologia do teatro. São Paulo: Perspectiva, 1978.
  • RODARI, Gianni. Gramática da fantasia. São Paulo: Summus, 1982.
  • RYNGAERT. Jean-Pierre. Ler o teatro contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
  • UBERSFELD, Anne. Para ler o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005.

Bibliografia Complementar:

  • CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio: lições americanas. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
  • PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2003.
  • ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 1985.
  • ROUBINE, Jean-Jacques. A linguagem da encenação teatral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
  • TROTTA, Rosyane. Autoralidade, grupo e encenação. Sala Preta, v. 6, p. 155-164, 28 nov. 2006. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57305. Acesso em: mar. 2019.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2023 / 1 20 0 Teatro (Licenciatura)
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40

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