Nome da Atividade
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO MUSICAL III
CÓDIGO
05001293
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Análise do sistema educacional brasileiro, legislação atual e as políticas educacionais
para o ensino básico e área de música. As concepções de gestão escolar (o princípio
da gestão democrática) e a organização do trabalho pedagógico, projeto políticopedagógico,
currículo, planejamento e avaliação em música.

Objetivos

Objetivo Geral:

OBJETIVO GERAL
Conhecer as normativas e legislações atuais para o ensino básico e a inserção da
música na organização curricular e nos planejamentos da música no contexto escolar.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BIBLIOGRAFIA BÁSICA OLIVEIRA, Alda de Jesus. Abordagem PONTES para a Educação Musical: aprendendo a articular. Jundiaí, Paco Editorial, 2015. MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (Orgs). Pedagogias em brasileiras em educação Musical. Série Educação Musical. Curitiba: InterSaberes, 2016. MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (Orgs). Pedagogias em educação Musical. Série Educação Musical. Curitiba: InterSaberes, 2012.

Bibliografia Complementar:

  • BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BEYER, Esther; KEBACH, Patrícia. Pedagogia da música: experiências de apreciação musical. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2012. 157 p. (Coleção educação e arte; 11). BRITO, Teca Alencar de. Música na Educação infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003, 204 p. HENTSCHKE, Liane; DEL BEN, Luciana (orgs). Ensino de Música: propostas para pensar e agir em sala de aula. São Paulo: Moderna, 2003. ILARI, Beatriz. Música na infância e na adolescência: um livro para pais, professores e 83 aficionados. Curitiba: InterSaberes, 2013. 198 p. (Educação musical). MATEIRO, Teresa; SOUZA, Jusamara (Org.). Práticas de ensinar música: legislação, planejamento, observação, registro, orientação, espaços e formação. 3.ed. ampl. e rev. Porto Alegre: Sulina, 2014. 200p. PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. Porto Alegre: Sulina, 2008.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
METODOLOGIA DO ENSINO DA MÚSICA I Música (Licenciatura)

Página gerada em 18/11/2024 09:44:27 (consulta levou 0.131241s)