Nome da Atividade
LABORATÓRIO CORAL I
CÓDIGO
05001294
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

O componente curricular caracteriza-se como um espaço interdisciplinar para
produção e estudo de composições e arranjos vocais de músicas de diferentes gêneros
e estilos musicais de nível fácil, voltado à implementação de grupos vocais/corais
iniciantes. A disciplina aborda a temática Relações étnico-raciais e cultura afrobrasileira
e africana, em consonância com o Parecer CNE/CP 08/2004 e a Resolução
01/2004, através de repertório coral proveniente da herança musical e cultural afrobrasileira
e da diáspora e integra o Núcleo denominado Dimensão Pedagógia, através
da abordagem de conteúdos pedagógico-musicais como metodologia do ensino do
canto coral no ambiemte escolar e em espaços não fomais de educação musical, com
carga horária de 15h.

Objetivos

Objetivo Geral:

OBJETIVO GERAL
Propiciar ao aluno um crescente aprendizado teórico, contextualizando-o e
praticando-o através de exercícios musicais, como solfejos e ditados rítmicos e
melódico.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BIBLIOGRAFIA BÁSICA MICHELS, Ulrich. Atlas de Música. Volume 1 e 2. Madrid: Alianza Editorial, 1996. CHESTER. Books of Madrigals. Londres: Edited by Anthony G. Petti. MONKEMEYER, Helmut (ed.) Antiqua Chorbuch. Londres: Schot Music. GUMM, Alan J. Making More Sense Of How To Sing; Meredith Music Publications, Galesville,2009.

Bibliografia Complementar:

  • BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ANDERSON, Bob. Alongue-se. São Paulo: SUMMUS, 24 ed; 2013., 2009. MATHIAS, Nelson. Coral, Um Canto Apaixonente. Brasília: Musimed, 1986. SILVA, Carlos Alberto Oliveira da. Donde Musica Hubiera, Cosa Mala No Existiere: uma collage do concerto Vox Chorum do coral UFPel. Dissertação (Mestrado em educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação., Upel. 2019. VILLA-LOBOS, Heitor. Guia Prático para a Educação artística e Música: estudo folclórico musical. Vol1, caderno 2. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2009. VILLA-LOBOS, Heitor. Guia Prático para a Educação artística e Música: estudo folclórico musical. Vol1, caderno 3. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2009.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
LABORATÓRIO CORAL I Música (Licenciatura)

Página gerada em 30/01/2023 02:36:50 (consulta levou 0.108719s)