Nome da Atividade
ORIENTAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICO-MUSICAL III
CÓDIGO
05001303
Carga Horária
90 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
6
CRÉDITOS
6
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Desenvolvimento dos conhecimentos profissionais para a docência por meio de uma
metodologia que estimule a reflexão sobre os diferentes aspectos que envolve a
educação e a educação musical no contexto da pré-adolescência e da segunda
infância. Tal metodologia compreende experiências e propostas teórico-práticas em
espaços educativos, preferencialmente, no âmbito da Extensão Universitária
realizada pelo curso de música Licenciatura e sob coordenação e/ou mediação do(a)
professor(a) titular da turma. O projeto de extensão vinculado à disciplina é
Entreoitavas - flauta doce (4143).

Objetivos

Objetivo Geral:

OBJETIVO GERAL
Oportunizar aos estudantes a construção de conhecimentos e saberes profissionais
relacionados ao período da pré-adolescência e segunda infância através de uma ação
pedagógica embasada teoricamente, sob tutela do professor(a) responsável e,
posteriormente, discutida pelo grupo.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BEYER, Esther; KEBACH, Patrícia. Pedagogia da música: experiências de apreciação musical. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2012. 157 p. (Coleção educação e arte ;11). PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. Porto Alegre: Sulina, 2008. HENTSCHKE, Liane; SOUZA, Jusamara. Avaliação em música: reflexões e práticas. São Paulo: Moderna, 2003.

Bibliografia Complementar:

  • KRIEGER, Elisabeth. Descobrindo a música: ideias para a sala de aula. Porto Alegre: Sulina, 2012. 64 p. (Coleção Músicas). PRIETO, Heloisa e PUCCI, Magda. De todos os cantos do mundo. Companhia das Letrinhas, 2008. PUCCI, Magda e ALMEIDA, Berenice. Cantos da floresta: uma expedição sonora por terras indígenas do Brasil. Peirópolis, 2017. SANTIAGO, Patrícia Furst; PARIZZI, Betânia; FERNANDINHO, Jussara (Org.). Corporeidade e educação musical: coletânea Seminários de Educação Musical: Escola de Música da UFMG. Belo Horizonte: UFMG, 2017. 263p. ISBN 97885604888230. SODRÉ, Lilian Abreu. Música Africana na Sala de Aula – cantando, tocando e dançando nossas raízes Negras. Duna Dueto, 2010. SOUZA, Maria Alice Lopes de (Coord.). Música na escola: caminhos e possibilidades para a educação básica. Rio de Janeiro: SESC, 2015. 382 p. (Educação em rede ; 4).

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ORIENTAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICO MUSICAL III Música (Licenciatura)

Página gerada em 18/11/2024 09:36:42 (consulta levou 0.130844s)