Nome da Atividade
ARTE E CULTURA AFROBRASILEIRA
CÓDIGO
05001336
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

O ensino formal e a cultura popular urbana; Educação formal e Identidade; Arte x Religião; A arte, a cultura e a mídia; Arte e Ciência; Mestres populares e trabalhos sociais dentro da escola e em comunidades; O Rap e o Funk na socialização da juventude; O Hip-Hop e suas conexões; O Grafite: história e prática para uma reflexão política e social; O Carnaval: a evolução e suas conexões com as tecnologias. Elaboração, aplicação e avaliação de atividades de extensão vinculadas ao Programa Artes Visuais e Docência na Atualidade (Cód. 314).

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo geral:
Conhecer e discutir aspectos relativos à formação de identidades culturais ancoradas na afrodescendência do povo brasileiro partindo do campo das Artes, considerando aspectos culturais, sociais e históricos de tais elementos inseridos no contexto educativo de instituições de ensino básico e superior.

Objetivos específicos:
✔ Discutir assuntos como racismo, apropriação cultural e construção da história negra no país, assim como suas influências;
✔ Trabalhar por intermédio da pesquisa em artes as questões que permeiam as leis 10.639/03 e 11.645/08, para a melhor formação curricular, crítica e social de alunos e professores da rede pública.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • MUNANGA, Kabengele. Negritude usos e sentidos. São Paulo Autêntica 2019 1 recurso online (Cultura negra e identidades).
  • GOMES, Nilma Lino. Sem perder a raiz corpo e cabelo como símbolos da identidade negra. 2. São Paulo Autêntica 2007 1 recurso online (Cultura negra e identidades).
  • CAGNETI, Sueli de Souza. Literatura infantil juvenil diálogos Brasil-África. São Paulo Autêntica 2013 1 recurso online

Bibliografia Complementar:

  • ALBUQUERQUE, Wlamyra Ribeiro de; FRAGA FILHO, Walter. Uma história do negro no Brasil. Salvador: Centro de Estudos Afro-Orientais; Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2006.
  • INSTITUTO AMMA PSIQUE E NEGRITUDE. Identificação e abordagem do racismo institucional. [s.l.]: CRI, [20--].
  • MOURA, Clóvis. Sociologia do negro brasileiro. São Paulo: Ática, 1988. (Fundamentos ; 34).
  • SILVA, Gilberto Ferreira da; SANTOS, José Antônio dos; CARNEIRO, Luiz Carlos Cunha (Org.). RS Negro: cartografias sobre a produção do conhecimento. 2.ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.
  • SOUZA, Andréia Lisboa de et al. De olho na cultura!: pontos de vista afro-brasileiros. Salvador: Fundação Cultural Palmares, 2005

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ARTE E CULTURA AFRO-BRASILEIRA Teatro (Licenciatura - Noturno)
ARTE E CULTURA AFRO-BRASILEIRA Teatro (Licenciatura)

Página gerada em 29/03/2024 10:02:16 (consulta levou 0.166187s)