Nome da Atividade
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL
CÓDIGO
05001365
Carga Horária
105 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
7
CRÉDITOS
7
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Planejamento das atividades para o exercício autônomo da prática docente. Regência de classe supervisionada voltada para a educação infantil, em período adequado ao semestre letivo da universidade.
Debate e promoção do Ensino de Arte na sua relação com a criação e o com o lúdico e seu papel na formação do sujeito na primeira infância. Elaboração, aplicação e avaliação de atividades de extensão vinculadas ao Programa Artes Visuais e Docência na Atualidade (Cód. 314).

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo geral:
Preparar o acadêmico para o exercício autônomo de atividade docente na Educação Infantil.

Objetivos específicos:
✔ Potencializar reflexões propositivas, objetivando auxiliar a práxis pedagógica em Artes Visuais na Educação Infantil;
✔ Promover leituras e debates visando estabelecer relações entre a prática de ensino do estagiário e as concepções teóricas da educação em Arte.
✔ Analisar as possibilidades e metodologias em Artes Visuais na Educação potencializando a relação com o lúdico e os estudos sobre a criança. Refletir sobre temas transversais referentes ao cotidiano social e sua relação com a Educação em Arte.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • FUSARI, Maria Felisminda de Resende; FERRAZ, Maria Heloísa C. de T. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 1993.
  • FERRAZ, Maria Heloisa C. de T. Metodologia para o Ensino da Arte. São Paulo: Cortez, 1999.
  • DUARTE JÚNIOR., José Francisco. A montanha e o Videogame: escritos sobre educação. SP: Papirus, 2010.

Bibliografia Complementar:

  • DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
  • HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: USP/Perspectiva, 1971.
  • IAVELBERG, Rosa. Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores. Porto Alegre: Artmed, 2003.
  • MARTINS, Mirian Celeste Ferreira Dias. Didática no ensino da arte: a língua do mundo, poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FDT, 1998.
  • PIORSKI, Gandhy. Brinquedos do chão: A natureza, o imaginário e o brincar. São Paulo: Peirópolis, 2016.

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