Nome da Atividade
LABORATÓRIO DE BRINCADEIRAS E JOGOS CÊNICOS
CÓDIGO
05001449
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
1

Ementa

Desenvolvimento prático de vivências lúdicas com brincadeiras e brinquedos tradicionais e com jogos dramáticos e teatrais de diferentes correntes teórico-metodológicas. Transposição didática para o espaço escolar, por meio de uma ou mais ação de extensão em escolas de educação infantil e/ou com turmas dos anos iniciais do ensino fundamental. As atividades de extensão a serem desenvolvidas estão vinculadas ao programa Teatro em Extensão registrado sob o n° 308 no Cobalto.
___________
A disciplina cumpre com as exigências legais de inserção dos conteúdos de cultura afro-brasileira e indígena nos cursos de licenciatura, conforme dispositivos que regem as leis n.º 10.639 e 11.645.

Objetivos

Objetivo Geral:

- Conhecer, socializar e vivenciar práticas lúdicas com brinquedos e brincadeiras tradicionais e com jogos dramáticos e teatrais de diferentes correntes teórico-metodológicas e origens culturais, com vistas a proposição destas práticas no espaço escolar e em comunidades.
- Criar, construir e experimentar brinquedos;
- Refletir sobre a função da ludicidade no ensino de teatro em diferentes espaços educativos;
- Elaborar planejamentos de aulas de teatro que contemplem brincadeiras e jogos tradicionais, dramáticos e teatrais;
- Conhecer e socializar as práticas de jogos, brincadeiras, brinquedos e danças dramáticas de origem nas diversas culturas indígenas e afro-brasileiras;
- Desenvolver uma ou mais ações de extensão em escolas de educação infantil e/ou com os anos iniciais do ensino fundamental, com base nas brincadeiras e jogos cênicos desenvolvidos na disciplina.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2014.
  • BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e cultura. São Paulo: Cortez, 2010.
  • KISHIMOTO, Tizuko Morchida (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2017 (recurso online).

Bibliografia Complementar:

  • BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília outubro de 2004. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/diversas/temas_interdisciplinares/diretrizes_curriculares_nacionais_para_a_educacao_das_relacoes_etnico_raciais_e_para_o_ensino_de_historia_e_cultura_afro_brasileira_e_africana.pdf Acesso em: 02 jul. 2022.
  • COURTNEY, Richard. Jogo, teatro & pensamento: as bases intelectuais do teatro na educação. São Paulo: Perspectiva, 2006.
  • SLADE, Peter. O jogo dramático infantil. São Paulo: Summus, 1978.
  • SPOLIN, Viola. Jogos teatrais: o fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2006.
  • RODARI, Gianni. Gramática da fantasia. São Paulo: Summus, 1982.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
LABORATÓRIO DE BRINCADEIRAS E JOGOS CÊNICOS Teatro (Licenciatura)

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