Nome da Atividade
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I
CÓDIGO
05001452
Carga Horária
135 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
5
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
9
CRÉDITOS
9
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame
Ementa
A história do ensino de teatro no Brasil, seus fundamentos e legislações vigentes. As principais metodologias de ensino de Teatro. Planejamento da aula de teatro. Inserção na instituição de educação básica para diagnóstico e observação das políticas, rotinas, infraestrutura e funcionamento da escola. Possibilidades práticas de ensino do teatro na escola. Desenvolvimento de atividades de teatro em instituições de educação básica, como atividade extracurricular na escola, por meio de ação extensionista. As atividades de extensão a serem desenvolvidas estão vinculadas ao programa Teatro em extensão registrado sob o n° 308 no Cobalto.
Objetivos
Objetivo Geral:
- Observar, diagnosticar, vivenciar e refletir sobre políticas, rotinas, infraestrutura e funcionamento da escola;- Conhecer a história do ensino de teatro no Brasil;
- Analisar as diretrizes e legislações vigentes para o ensino de teatro no Brasil;
- Estudar e discutir as principais metodologias de ensino de teatro;
- Elaborar plano de ensino e planos de aula com base nas observações realizadas nas escolas-campo;
- Desenvolver atividades de teatro em instituições de educação básica, como atividade extracurricular na escola, por meio de ação extensionista vinculada ao Programa Teatro em extensão registrado sob o n° 308 no Cobalto.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação no Brasil: das origens ao modernismo. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1986.
- DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. 3. ed. São Paulo: HUCITEC, 2011.
- SPOLIN, Viola. O jogo teatral no livro do diretor. São Paulo: Perspectiva, 2008.
Bibliografia Complementar:
- BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional: Lei n.º 9.394. Brasília, 1996; Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 02 jul. 2022.
- BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica – Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica2013-pdf/file Acesso em: 30 set. 2021.
- BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 30 jun. 2022.
- SILVEIRA, Fabiane Tejada da; FERREIRA, Taís; LEITE, Vanessa Caldeira (Org.). Conversações sobre teatro e educação. Porto Alegre: Observatório Gráfico, 2013.
- SOARES, Carmela. Pedagogia do jogo teatral: uma poética do efêmero o ensino do teatro na Escola Pública. São Paulo: HUCITEC, 2010.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
MONTAGEM TEATRAL II | Teatro (Licenciatura) |