Nome da Atividade
METODOLOGIA PROJETUAL EM DESIGN
CÓDIGO
05001899
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Evolução histórica de metodologias projetuais em design. Fundamentos, classificações, estruturas e abordagens. Definições e conceitos: metodologia, método, técnica, ferramenta e instrumento. Estudo de metodologias, métodos, técnicas, ferramentas e instrumentos para identificação de necessidades e problemas; coleta e análise de dados; definição de escopo, restrições e requisitos; criação e exploração de alternativas criativas; prototipação; verificação e validação. Gerenciamento de projeto. Organização, documentação e apresentação de entregáveis.
Objetivos
Objetivo Geral:
Capacitar os estudantes a desenvolverem de modo sistemático projetos em design a partir da aplicação de diversas estruturas metodológicas, métodos, técnicas, ferramentas e instrumentos, de modo a compreender o design como um processo composto de diferentes etapas cíclicas e interativas, centradas no usuário, que favoreçam a organização, o pensamento crítico-reflexivo, a colaboração e a comunicação entre os agentes envolvidos.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Design thinking. Porto Alegre: Bookman, 2015. Acervo online UFPEL. (Design básico).
- FUENTES, Rodolfo. A prática do design gráfico: uma metodologia criativa. São Paulo: Rosari, 2009. 143 p. (Coleção fundamentos do design).
- KALBACH, James. Design de navegação web otimizando a experiência do usuário. Porto Alegre: Bookman 2009. Acervo online UFPEL.
Bibliografia Complementar:
- GARRET, Jesse James. The elements of user experience: user-centered design for the Web and beyond. 2nd ed. Berkeley: New Riders, 2011. xviii, 172 p. (Voices that matter).
- MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1981.
- PEÓN, Maria Luísa. Sistemas de identidade visual. 4. ed. Rio de Janeiro: 2AB, 2009. 76 p. (baseDesign).
- ROGERS, Yvonne; SHARP, Helen; PREECE, Jennifer. Design de interação: além da interação homem-computador. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. xvi, 585 p.
- WHEELER, Alina. Design de identidade da marca: guia essencial para toda a equipe de gestão de marcas. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2019. Acervo online UFPEL.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2025 / 1 | 32 | 21 |
Design (Bacharelado) Design Digital (Bacharelado) Design Gráfico (Bacharelado) Horários
|
Cilene Estol Cardoso Professor responsável pela turma |