Nome da Atividade
METODOLOGIA PROJETUAL EM DESIGN
CÓDIGO
05001899
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Evolução histórica de metodologias projetuais em design. Fundamentos, classificações, estruturas e abordagens. Definições e conceitos: metodologia, método, técnica, ferramenta e instrumento. Estudo de metodologias, métodos, técnicas, ferramentas e instrumentos para identificação de necessidades e problemas; coleta e análise de dados; definição de escopo, restrições e requisitos; criação e exploração de alternativas criativas; prototipação; verificação e validação. Gerenciamento de projeto. Organização, documentação e apresentação de entregáveis.

Objetivos

Objetivo Geral:

Capacitar os estudantes a desenvolverem de modo sistemático projetos em design a partir da aplicação de diversas estruturas metodológicas, métodos, técnicas, ferramentas e instrumentos, de modo a compreender o design como um processo composto de diferentes etapas cíclicas e interativas, centradas no usuário, que favoreçam a organização, o pensamento crítico-reflexivo, a colaboração e a comunicação entre os agentes envolvidos.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Design thinking. Porto Alegre: Bookman, 2015. Acervo online UFPEL. (Design básico).
  • FUENTES, Rodolfo. A prática do design gráfico: uma metodologia criativa. São Paulo: Rosari, 2009. 143 p. (Coleção fundamentos do design).
  • KALBACH, James. Design de navegação web otimizando a experiência do usuário. Porto Alegre: Bookman 2009. Acervo online UFPEL.

Bibliografia Complementar:

  • GARRET, Jesse James. The elements of user experience: user-centered design for the Web and beyond. 2nd ed. Berkeley: New Riders, 2011. xviii, 172 p. (Voices that matter).
  • MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1981.
  • PEÓN, Maria Luísa. Sistemas de identidade visual. 4. ed. Rio de Janeiro: 2AB, 2009. 76 p. (baseDesign).
  • ROGERS, Yvonne; SHARP, Helen; PREECE, Jennifer. Design de interação: além da interação homem-computador. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. xvi, 585 p.
  • WHEELER, Alina. Design de identidade da marca: guia essencial para toda a equipe de gestão de marcas. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2019. Acervo online UFPEL.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2025 / 1 32 21 Design (Bacharelado)
Design Digital (Bacharelado)
Design Gráfico (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
Cilene Estol Cardoso
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
METODOLOGIA PROJETUAL EM DESIGN Design (Bacharelado)
METODOLOGIA PROJETUAL EM DESIGN Design (Bacharelado)
METODOLOGIA PROJETUAL EM DESIGN Design Digital (Bacharelado)
METODOLOGIA PROJETUAL EM DESIGN Design Gráfico (Bacharelado)

Página gerada em 08/05/2025 19:05:25 (consulta levou 0.144650s)