Nome da Atividade
DESIGN DA INFORMAÇÃO
CÓDIGO
05001904
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Aspectos contextuais e históricos do design da informação. Princípios cognitivos, comunicacionais e estético-formais aplicados à otimização da informação. Hierarquia informacional. Metodologias projetuais centradas no usuário da informação.

Objetivos

Objetivo Geral:

Fornecer subsídios conceituais e práticos para o diagnóstico da eficácia e otimização de sistemas de informação tanto em meios analógicos quanto digitais, através de metodologias analíticas e projetuais que sensibilizem os/as estudantes quanto à adequação da mensagem em relação a seu público-alvo.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • MARCUS, Aaron; ROSENZWEIG, Elizabeth; SOARES, Marcelo M. Design, User Experience, and Usability. Copenhagen: Springer Cham, 2023. E-book. Disponível em: https://link.springer.com/book/10.1007/978-3-031-35699-5.
  • MENEZES, Douglas Afonso Tenório de. Visualização de dados como suporte ao design instrucional. 2017. 167 f. Tese Doutorado em Ciência da Computação – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/571.
  • YAMAMOTO, Sakae; MORI, Hirohiko. Human Interface and the Management of Information: Visual and Information Design. Springer Cham, 2022. E-book. Disponível em: https://link.springer.com/book/10.1007/978-3-031-06424-1.

Bibliografia Complementar:

  • GIBSON, David. The wayfinding handbook: information design for public places. Nova Iguacu: Princeton Architectural Press, 2009. 152 p. (Design briefs).
  • LEMES SOARES, kamyla, & BOTELHO MAGER, G. (2020). Pictogramas, categorias e iconotipos: Uma análise em aplicativos de comunicação aumentativa e alternativa (CAA) | Pictograms, categories and icons: An analysis in augmentative and alternative communication applications (AAC). InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação, 17(1), 56–72. https://doi.org/10.51358/id.v17i1.701. Disponível em: https://www.infodesign.org.br/infodesign/article/view/701/460.
  • LUCAS, Ricardo Jorge de Lucena; GOMES, Isaltina Maria de Azevedo Mello. Show, don´t tell: a infografia como forma gráfico-visual específica: da produção do conceito à produção do sentido. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3196/1/arquivo2995_1.pdf.
  • RIBEIRO, Daniel Melo. Visualização de dados na internet. 2009. 123 f. Dissertação de Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18226.
  • VISOCKY O'GRADY, Jennifer; VISOCKY O'GRADY, Kenneth. The information design handbook. Ohio: How Books, c2008. 223 p.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2025 / 1 25 24 Design (Bacharelado)
Design Digital (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
CAROLINA BRAVO PILLON
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
DESIGN DA INFORMAÇÃO Design (Bacharelado)
DESIGN DA INFORMAÇÃO Design (Bacharelado)
DESIGN DA INFORMAÇÃO Design Digital (Bacharelado)
DESIGN DA INFORMAÇÃO Design Gráfico (Bacharelado)

Página gerada em 08/05/2025 19:57:22 (consulta levou 0.146451s)