Nome da Atividade
METODOLOGIA DE PESQUISA EM DESIGN
CÓDIGO
05001909
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A problemática metodológica da ciência e seu surgimento. A metodologia de pesquisa científica, suas técnicas e aplicações no campo do Design. Gêneros e elementos básicos da pesquisa científica. Normas ABNT.
Objetivos
Objetivo Geral:
Compreender a importância da metodologia científica como suporte às investigações acadêmicas na área do Design com o intuito de aplicá-la nos mais variados trabalhos científicos.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2022. Acervo online UFPEL.
- MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2010.
- MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 2012.
Bibliografia Complementar:
- ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998.
- CARVALHO, Maria Cecilia Maringoni (org.). Construindo o saber: metodologia científica: fundamentos e técnicas. Campinas: Papirus, 1994.
- LAVILLE, Christian. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: ARTMED, 1999.
- MINAYO, Maria Cecília (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2015.
- SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2017. Acervo online UFPEL.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T1 | 2025 / 1 | 28 | 23 |
Design (Bacharelado) Horários
|
HELENA DE ARAUJO NEVES Professor responsável pela turma |