Nome da Atividade
LIVRO INFANTIL DIGITAL
CÓDIGO
05001942
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CRÉDITOS
4

Ementa

Fundamentos do livro infantil. Diferenças entre o livro infantil impresso e digital. Livro infantil digital. Design editorial para o livro infantil digital. Projeto gráfico para o livro infantil digital.

Objetivos

Objetivo Geral:

Compreender o processo de desenvolvimento de um livro infantil digital com o uso de recursos multimídia e interativos.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CARARO, Aryane Beatryz. Livros digitais infantis: narrativa e leitura na era do tablet. 2014. 185 f. Dissertação (Mestrado em Interunidades Estética e História da Arte) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.93.2014.tde-21122014-204710.
  • FENSTERSEIFER, Thais Arnold. E-books infantis : projeto visual, interatividade e recursos gráfico-digitais. 2016. 249 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/142743.
  • TEIXEIRA, Deglaucy Jorge. Narrativa digital interativa infantil: concepção de um modelo de design para book app. 2019. 266 f. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215026.

Bibliografia Complementar:

  • CALDAS, Ana Carolina Medeiros. A reconfiguração do livro ilustrado infantil: construção de leitores e leituras interativas nos e-picturebooks. 2019. 146 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16734.
  • LINS, Guto. Livro infantil?: projeto gráfico, metodologia, subjetividade. 2. ed. São Paulo: Rosari, 2004. 93 p. (Coleção textos design).
  • MENEGAZZI, Douglas Luiz. Design de hotspots: diretrizes para o design de interação de livros infantis para dispositivos de interação móvel. 2020. 297 f. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2020. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/67590.
  • RAMOS, Graça. A imagem nos livros infantis: caminhos para ler o texto visual. São Paulo: Autêntica, 2011.
  • SANTOS, Daniella Carvalho Pereira dos. Mídias dinâmicas em book apps infantis: a experiência do usuário infantil durante a prática de leitura. 2017. 174 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2017. Disponível em: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1665.

Página gerada em 08/05/2025 19:53:34 (consulta levou 0.067518s)