Nome da Atividade
TÉCNICAS DE PESQUISA APLICADA A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO (UX)
CÓDIGO
05001950
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Design de artefatos interativos. Contexto da pesquisa em experiência do usuário (UX). Métodos de pesquisa qualitativa e quantitativa. Coleta de dados para etapas projetuais. Técnicas de pesquisa com usuários. Facilitação de Workshops. Síntese, análise de dados e comunicação de resultados de pesquisa em UX. Questões éticas associadas a pesquisa com usuários.

Objetivos

Objetivo Geral:

Proporcionar subsídios para que os alunos desenvolvam pesquisas no campo da experiência do usuário (UX) a partir do aporte teórico e técnico necessário para o desenvolvimento de projetos centrados no usuário. Por meio da apresentação de métodos, técnicas e abordagens da pesquisa em UX, os alunos serão habilitados a facilitar workshops de pesquisa visando identificar necessidades, requisitos e alternativas de projeto em diferentes etapas do processo de design.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • KUANG, Cliff. Fácil de usar: como os segredos do design user friendly estão mudando o modo como vivemos, trabalhamos e nos divertimos. Rio de Janeiro: Alta Books, 2022. Acervo online UFPEL.
  • GIL, Antonio Carlos. Como fazer pesquisa qualitativa. São Paulo: Atlas, 2021. Acervo online UFPEL.
  • STICKDORN, Marc et al. Isto é design de serviço na prática: como aplicar o design de serviço no mundo real: manual do praticante. Porto Alegre: Bookman, 2019. Acervo online UFPEL.

Bibliografia Complementar:

  • BARROS, Suellen Timm; VIDOTTI, Silvana Aparecida Borsetti Gregoro; RODAS, Cecílio Merlotti; SANT’ANA, Ricardo César Gonçalves. O ciclo de vida dos dados no contexto da pesquisa em User eXperience. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 28, p. 1–24, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/83434/54145.
  • DRESCH, Aline; LACERDA, Daniel Pacheco; ANTUNES JUNIOR, José Antônio Valle. Design science research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. Porto Alegre: Bookman, 2020. Acervo online UFPEL. (Métodos de pesquisa).
  • GARRET, Jesse James. The elements of user experience: user-centered design for the Web and beyond. 2nd ed. Berkeley: New Riders, 2011. xviii, 172 p. (Voices that matter).
  • LEWRICK, Michael; LINK, Patrick; LEIFER, Larry. A jornada do design thinking: transformação digital prática de equipes, produtos, serviços, negócios e ecossistemas. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019. Acervo online UFPEL.
  • SOARES, Marcelo M. Metodologia de ergodesign para o design de produtos: uma abordagem centrada no humano. São Paulo: Blucher, 2022. Acervo online UFPEL.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2025 / 1 29 22 Design (Bacharelado)
Design (Bacharelado)
Design Digital (Bacharelado)
Design Gráfico (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
TOBIAS TESSMANN MULLING
Professor responsável pela turma

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