Nome da Atividade
PAISAGENS COTIDIANAS E DISPOSITIVOS DE COMPARTILHAMENTOS
CÓDIGO
05002165
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Estudo prático e teórico de produções que são motivadas ou apresentam a paisagem cotidiana e as concepções contemporâneas deste gênero na arte. Análise de produções que utilizam dispositivos móveis e espaços de apresentação não convencionais [impressos em suportes em formatos distintos], bem como, que possibilitam multiplicar e inserir a obra em outros contextos – ruas, escolas, praças, etc.. Realização de trabalhos impressos sobre a paisagem a partir da observação do entorno por meio de deslocamentos na cidade.

Objetivos

Objetivo Geral:

.

Conteúdo Programático

Unidade 1 - Pesquisa em poéticas visuais
1.1. Processo de criação e Metodologia da Pesquisa em Poéticas Visuais na Universidade por Jean Lancri, Sandra Rey, Icléia Catanni;

Unidade 2. A paisagem e suas apresentações.
2.1. As concepções de paisagem segundo Anne Cauquelin, Valeria Salgueiro, Michel de Certeau.
2.2. A paisagem em espaços de apresentação da arte contemporânea: The Monument a Passaic de Robert Smithson; a produção de Gabriel Orozco, de Ana Mendieta, Eduard Ruscha, de Hélio Fervenza, Coletivo Poro, Lotes Vagos – Louise Ganz, Vitor Ramil, entre outros.

Unidade 3. A percepção da paisagem. (prática e teórica)
3.1. O andar como prática estética segundo Francesco Careri;
3.2. Método da Cartografia segundo Gilles Deleuze, Felix Guatarri, Suely Rolnik e Virginia Kastrup;
3.3. Cartografias artísticas [Richard Smithson, Jorge Macchi, Joaquim Torres Garcia, artistas Situacionistas, entre outros];
3.4. Observar a paisagem.

Unidade 4. Dispositivos de compartilhamentos na arte. (prática e teórica)
4.1. A Partilha do sensível segundo Jacques Ranciere; The An Artist segundo Allan Kaprow.
4.2. Textos e outras narratividades em impressos múltiplos [George Brecht, Paulo Bruscky, Hélio Fervenza, Maria Ivone dos Santos – Projeto Perididos no Espaço, Maria Helena Bernardes, Raquel Stolf entre outros];
4.3. Realização de um impresso múltiplo a partir de observação da paisagem e de questões da pesquisa.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
PAISAGENS COTIDIANAS E DISPOSITIVOS DE COMPARTILHAMENTOS Artes (Mestrado acadêmico)

Página gerada em 05/08/2025 08:15:11 (consulta levou 0.150349s)