Nome da Atividade
DEMOCRACIA NO BRASIL: VELHOS E NOVOS ATORES
CÓDIGO
06560246
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
Ementa
A disciplina objetiva problematizar a democracia brasileira, através da discussão da complexa relação entre sociedade civil e poder público. Para isso está dividida em dois momentos: I. Apresentação e discussão de categorias fundamentais para o debate democrático contemporâneo: sociedade civil, espaço público, esfera pública, representação, accountability; II. Velhos e novos atores nas relações entre sociedade civil e o poder público no Brasil: movimentos sociais, associativismo, Organizações Não-Governamentais.
Objetivos
Objetivo Geral:
4.1. GeraisProblematizar a democracia brasileira através da apresentação de categorias teóricas centrais para pensar a relação entre sociedade civil e o poder público.
4.2. Específicos
• Apresentar os principais modelos teóricos de análise da relação sociedade civil e poder público;
• Ponderar sobre os papeis dos atores políticos e sociais nas democracias contemporâneas;
• Refletir sobre o impacto das teorias e categorias na realidade política brasileira.
Conteúdo Programático
I. Paradigmas teóricos
Teoria dos Novos Movimentos Sociais;
Teoria do Confronto Político;
II. Conceitos Fundamentais
Ação coletiva;
Identidade;
Ator político;
Engajamento militante;
III. Formas de ação coletiva
IV. Ações coletivas e manifestações de rua no Brasil
Teoria dos Novos Movimentos Sociais;
Teoria do Confronto Político;
II. Conceitos Fundamentais
Ação coletiva;
Identidade;
Ator político;
Engajamento militante;
III. Formas de ação coletiva
IV. Ações coletivas e manifestações de rua no Brasil
Bibliografia
Bibliografia Básica:
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
DEMOCRACIA NO BRASIL: VELHOS E NOVOS ATORES | Ciência Política (Mestrado acadêmico) |
DEMOCRACIA NO BRASIL: VELHOS E NOVOS ATORES | Ciência Política (Doutorado) |